Incrementador de octanas retira potência

Publicado a por Eduardo

Fifth Gear - Octane BoostersEu sempre vi com bons olhos a gasolina com um índice de octanas de 98 para os carros com uma compressão de 10.0:1 ou superior para evitar que o knock-sensor entre em acção e diminua o desempenho do motor para evitar a pré-detonação, e nestas realmente em certos carros consegue-se medir um aumento de potência.

Já os incrementadores de octanas nunca me disseram muito mas sempre pensei que fosse simples placebo nos motores com taxas de compressão mais baixas, afinal no Fifth Gear testaram alguns destes aditivos e a performance diminuiu em 2%! O motor provavelmente não era o mais adequado mas fazia mais sentido não existir qualquer diferença entre a gasolina normal ou com o aditivo misturado.

Parece-me a mim que com os combustíveis disponíveis não faz sentido usar estes produtos, afinal de contas mais octanas não são sinónimo de mais potência mas sim de mais resistência à pré-detonação.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...
Como carregar um carro eléctrico em casa
Como carregar um carro eléctrico em casa
A minha experiência com dois carros eléctricos, os carregadores que uso, potência contratada e tempo que demora a carregar cada um dos carros.
O estudo da Deco é igual ao litro
O estudo da Deco é igual ao litro
A Deco fez um estudo sobre os combustíveis indicando que são todos iguais, mas o estudo tem falhas e a campanha de marketing que fizeram deita a sua credibilidade por terra.

Comentários

Emanuel
Emanuel
20/11/2012 04:24
Ouvi aqui na minha zona falar se na mistura caseira de combustiveis de aviao com a gasolina! mas parece mais um mito urbano, até porque no aeroporto de beja há poucos avioes, quanto mais combustivel a sobrar! : )
Eduardo
21/11/2012 15:01
Isso é mito porque o Jet A1 tem um ponto de ignição muito superior à gasolina, é um produto semelhante ao gasóleo ou à parafina. Faz tanto sentido como misturar gasóleo com gasolina e esperar que o carro ande.
Luis
Luis
07/02/2015 16:41
Fiz a experiencia no meu motor BMW 1600 de 120CV aditivar a gasolina 95 com o incrementador de octanas STP e um exito , o carro anda mais com menos acelerador e gasta muito menos , sentindo-se o motor mesmo sem esforço , estou muito satisfeito
Eduardo
18/02/2015 22:06
Luis fará mais sentido abastecer directamente com SC98, o preço deverá ser inferior.
Luis
Luis
01/03/2015 17:09
Eduardo , fiz a experiência das duas maneiras , com gasolina SC98 e com incrementador de octanas STP o carro anda mais com o STP . Vi as velas de uma e da outra maneira , ficam melhores com o STP . Atenção tenho velas de 4 polos da Bosh e fiz o ajuste da centralina a maquina , Não posso deixar de usar outro tipo de velas . Tambem não se pode colocar umas velas quaisquer ! Há motores que trabalham com maior e outros com menor temperatura , atenção aos Renault tem que ser velas mesmo indicadas pelo construtor , se não derretem e furam os pistões .
Luis Simões
Luis Simões
11/04/2015 16:56
E verdade que activar a gasolina SC 95 com o incrementador de octanas da STP ou o Octana Plus da LIQUI MOLY o carro anda mais sem esforço , consome menos gasolina , porque para a mesma velocidade se acelera menos , o motor e muito mais suave , o arranque do carro e melhor e quando pela manha se liga , o motor nao grila . Atencao ao filtro de ar que tem que estar bom , ou seja , novo .Tenho um Chrysler com motor da BMW 1600 de 120CV , atençao , tenho velas BOSCH de 4 polos FR78 , o carro anda que e uma maravilha .
Simplício
Simplício
12/04/2015 15:49
Apenas podem notar mais força num motor afinado para 98 não vai ser num 1.6 certamente. Isso xeira-me a placebo.
Luis Simões
Luis Simões
24/05/2015 20:50
Nao me parece que tenha que ser assim conforme esta escrito na 1 opiniao . tenho um chrysler Neon 1600 ha 13 anos e tenho posto sempre que atesto o carro e com gasolina 95 da GALP . O carro alem de me andar muito mais com menos aceleracão , consome menos e o oleo sintetico do motor mantem'se por muito mais tempo de cor clara sem a cor de queimado . Quando peça manha e frias ligo o carro ele corresponde logo sem aquele grilar para um carro de 200.000Km , sempre muito certinho no funcionamento do relanti , por mim recomendo este aditivo na gasolina
Eduardo
26/05/2015 21:32
Luis Simões está a falar de um aditivo para melhorar as propriedades do combustível certamente e não de um incrementador de octanas. São produtos diferentes.
Luis Simões
Luis Simões
12/03/2016 00:11
Eduardo o que na realidade ponho na gasolina 95 da Galp é mesmo o incremetador de octanas , dá-me mais rendimento e menor consumo de gasolina e as velas quando são tiradas estão branquinhas de uma boa queima . Atenção o meu carro é um Chrysler Neon 1600 da BMW de origem com velas de 4 polos da bosh FR78 cabos das velas NGK de silicone e bobine tambem da BMW que não é de origem e me dá mais 20CV aos 120 de livrete e a centralina ajustada a tudo isto .
Eduardo
19/03/2016 23:54
Luis Simões, deve ter um avanço na ignição para tirar partido de mais octanas na gasolina e a centralina não compensa com um atraso quando usa SC95.

São situações bem diferentes, não é por meter um incrementador de octanas que um carro sem alterações vai notar diferenças. A não ser que tenha um Impreza ou S2000 e lhe meta 95 quando o carro está afinado para 98. Isto falando apenas de octanas, porque entre combustível simples 95 e Ultimate ou Efitec não mudam apenas as octanas, também os aditivos.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar