Gosto mais de Carros do que Chocolates
 

Já me converti ao GPL, agora é dar gás!

Categoria: Automóveis Ecológicos

Peugeot 406 Coupé com autocolante GPLAinda não tinha escrito nada no blog porque queria fazer alguns quilómetros para vos dar uma ideia mais abrangente da minha conversão.

Fiz a instalação a 7 de Setembro, contava já com 131.770km, e o instalador escolhido foi o F. Silva Santos - Autogas.pt, foi instalado um kit Tartarini sequencial sem qualquer tipo de lubrificação adicional e com um depósito tórico (no local do pneu suplente) de 53 litros, capacidade útil a rondar os 44 litros. Podem ver algumas imagens da instalação no fórum Autogas.

Comutador GPL TartariniDepósito tórico AtramaBocais de enchimento para gasolina e autogas

O sistema está programado para passar para gás após 30 segundos de dar à ignição, o vaporizador atingir 35º de temperatura e se as rotações estiveram acima das 1600rpm. Reunidos esses 3 factores o carro fica a circular a gás, não faço mais de 500 metros quando ligo o carro pela primeira vez de manhã e é preciso estar bem frio, se o desligar e voltar a ligar é só mesmo passar os 30 segundos e ele passa para gás.

As primeiras impressões foram muito positivas, a instalação está bastante discreta, só é pena o rail dos injectores não estar também escondido caso contrário seria perfeito. O andamento após a instalação estava exactamente igual quer a gás quer a gasolina em baixas, em altas ele passava para gasolina e notava realmente mais potência a gasolina. Após a primeira revisão do sistema foram mudados os bicos dos injectores, aumentada a pressão do vaporizador e fez-se uma nova afinação na centralina e agora encontra-se igual quer a gás quer a gasolina.

O abastecimento no inicio parecia complicado mas lá me deram umas dicas preciosas e agora já é algo perfeitamente normal e torna-se mais prático e limpo que o abastecimento a gasolina.

Ainda só consegui fazer duas médias decentes porque tenho andado a experimentar o sistema e a circular a velocidades mais elevadas, o combustível é barato e a malta vinga-se. Nestas duas médias consegui consumos de 10.25 e 11.12l/100km com custo de 6,05 EUR/100km e 6,49 EUR/100km respectivamente. A média mais baixa foi em AE a cerca de 130km/h com 4 pessoas e a mala cheia, tendo em conta a situação o custo equivale a um carro a gasóleo bastante poupadinho.

A única coisa que chateia nisto do GPL foi não ter convertido o carro mais cedo.

Colocado em 27/09/2007






Comentários a “Já me converti ao GPL, agora é dar gás!”



Paty escreveu:

Ontem roubei-te o autocolante :P
Ficou muito fixe o carro a gpl :D Agora é passear, passear e passear :P
eheheh
Amo-te@



andre modesto escreveu:

é pena não haverem postos de abastecimento de gpl aqui perto de mim



jose antonio freitas escreveu:

tambem tenho um 406 coupé desde 2004 ao qual nada me arrependo nao tenho tido problemas com el só revisoes e nada mais é um carro muito fiavel,mas estou a enviar este “comentário” para fazer uma pergunta,como é que se activa o computador de bordo?gostava de saber como visto ser de grande utilidade para controlo de conssumos,obrigado.



Eduardo Maio escreveu:

José dê uma vista de olhos no diário de bordo que mantenho no fórum Autohoje, tem lá uma explicação de como activar o computador de bordo e o material necessário.



Adicionar comentário

Nome: *


Email: **


Website:


Comentário: *


Legenda * Preenchimento obrigatório.
** Preenchimento obrigatório. Não será publicado.


« Os carros velhos é que são seguros, os novos desfazem-se todos!     Incrementador de octanas retira potência »