Agora qualquer carro é um coupé…

Seat Ibiza, um pequeno utilitárioQuando eu era pequeno já devorava as revistas automóveis, principalmente o Guia do Automóvel que para mim tinha textos bastante interessantes.

Algo que achava piada era uma página com a tipologia possível de cada carro. Existiam assim os utilitários, os sedan, os hatchback, os monovolumes, as carrinhas e os comerciais. Com o passar do tempo apareceram também os citadinos, utilitários de menores dimensões e normalmente com apenas 2 ou 3 portas.

No entanto os departamentos de marketing das várias marcas andam empenhados em misturar tudo, principalmente dos lados da Seat. Começaram com a sigla Cupra que era usada apenas numa versão especial do Ibiza como comemoração das suas vitórias no rallye acabando por a usar também em carros a gasóleo. A sigla foi de tal forma banalizada que até a passaram a usar em comerciais e carros de baixa cilindrada com um kit estético. Depois de acabarem com ela passaram a usar a sigla FR.

A última, que está a ser adoptada por várias marcas, é chamar coupé a utilitários ou comerciais de duas portas. Hoje em dia um Astra GTC é um coupé e um Ibiza é chamado de sportcoupé. Peço desculpa mas são ambos carros utilitários, caso contrário o meu 106 XSI também é um coupé e não um utilitário.

Portanto passou-se de sport para coupé, tentando agradar ao público mais jovem, e o mundo automóvel vai ficando mais pobre com estas “invenções de marketing”.

Comentários a “Agora qualquer carro é um coupé…”

25/09/2008 17:10

Oh Eduardo… O Guia do Automóvel…? Por amor de Deus… Isso até parece mal! ;-)

O meu primeiro “amor” foi a revista AutoMundo (ainda alguém se lembra?); depois foi o jornal AutoSport. Desde há (muitos) anos que só compro uma revista por ano: a edição especial “Toutes les voitures du monde” da L’Automobile.

Eduardo Maio comentou:
27/09/2008 18:47

É verdade, achava imensa piada à revista, era o meu suplemento ao fantástico programa Máquinas na RTP.

Depois comecei a receber a Automotor de graça e comecei a ler essa. Depois veio a Super Motores que infelizmente acabou e depois nunca mais li revistas nacionais.

Fernando C comentou:
28/09/2008 00:41

Deve haver uma pandemia no grupo VW, já que também no Sirocco nenhuma das versões foi um alguma “coupé desportivo”. Foram todas hatchback.

O pessoal do marketing tem que justificar o que ganha….

Além do mais, é pouco mais do um Golf 3 portas com algumas alterações e menos prático. Tem também a mesma plataforma que o A3/Golf/Jetta/Golf+/Golf++(ou será Touran?)/Tiguan/Q3/ad infinitum…já para não falar dos primos checos e espanhóis.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.