Agora qualquer carro é um coupé...

Publicado a por Eduardo

Seat Ibiza, um pequeno utilitárioQuando eu era pequeno já devorava as revistas automóveis, principalmente o Guia do Automóvel que para mim tinha textos bastante interessantes.

Algo que achava piada era uma página com a tipologia possível de cada carro. Existiam assim os utilitários, os sedan, os hatchback, os monovolumes, as carrinhas e os comerciais. Com o passar do tempo apareceram também os citadinos, utilitários de menores dimensões e normalmente com apenas 2 ou 3 portas.

No entanto os departamentos de marketing das várias marcas andam empenhados em misturar tudo, principalmente dos lados da Seat. Começaram com a sigla Cupra que era usada apenas numa versão especial do Ibiza como comemoração das suas vitórias no rallye acabando por a usar também em carros a gasóleo. A sigla foi de tal forma banalizada que até a passaram a usar em comerciais e carros de baixa cilindrada com um kit estético. Depois de acabarem com ela passaram a usar a sigla FR.

A última, que está a ser adoptada por várias marcas, é chamar coupé a utilitários ou comerciais de duas portas. Hoje em dia um Astra GTC é um coupé e um Ibiza é chamado de sportcoupé. Peço desculpa mas são ambos carros utilitários, caso contrário o meu 106 XSI também é um coupé e não um utilitário.

Portanto passou-se de sport para coupé, tentando agradar ao público mais jovem, e o mundo automóvel vai ficando mais pobre com estas "invenções de marketing".

Artigos relacionados

Guia da insonorização automóvel
Guia da insonorização automóvel
Saiba como evitar ruídos parasitas e melhorar a vida a bordo com um habitáculo mais silencioso. Resultados da insonorização num 406 Coupé com material Dynamat
Peugeot 406 Coupé Silhouette
Peugeot 406 Coupé Silhouette
Numa entrada do blog mais antiga falava do 406 Coupé no BTCC a LPG / GPL com o motor 2.0, o mesmo que equipa o meu Coupé, e que o mesmo...
Peugeot 406 Coupé no filme Le Boulet
Peugeot 406 Coupé no filme Le Boulet
Foi usado um 406 Coupé numa perseguição no filme francês Le Boulet.

Comentários

António Marques
25/09/2008 17:10
Oh Eduardo... O Guia do Automóvel...? Por amor de Deus... Isso até parece mal! ;-)

O meu primeiro "amor" foi a revista AutoMundo (ainda alguém se lembra?); depois foi o jornal AutoSport. Desde há (muitos) anos que só compro uma revista por ano: a edição especial "Toutes les voitures du monde" da L'Automobile.
Eduardo
27/09/2008 18:47
É verdade, achava imensa piada à revista, era o meu suplemento ao fantástico programa Máquinas na RTP.

Depois comecei a receber a Automotor de graça e comecei a ler essa. Depois veio a Super Motores que infelizmente acabou e depois nunca mais li revistas nacionais.
Fernando C
Fernando C
28/09/2008 00:41
Deve haver uma pandemia no grupo VW, já que também no Sirocco nenhuma das versões foi um alguma "coupé desportivo". Foram todas hatchback.

O pessoal do marketing tem que justificar o que ganha....

Além do mais, é pouco mais do um Golf 3 portas com algumas alterações e menos prático. Tem também a mesma plataforma que o A3/Golf/Jetta/Golf+/Golf++(ou será Touran?)/Tiguan/Q3/ad infinitum...já para não falar dos primos checos e espanhóis.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar