Antes de ir de férias, 10 pontos a verificar

Publicado a por Eduardo

Porsche na PraiaCom as férias à porta para alguns e uma viagem longa pelo caminho é sempre bom verificar a viatura, para garantir que esta se encontra em condições de circulação e vai permitir uma viagem segura e confortável.

Alguns dos pontos que a seguir indico devem ser verificados regularmente, nem todos são essenciais, mas fazer a sua verificação antes de uma viagem grande pode evitar problemas e melhorar a experiência de viagem.

1) Verificar os níveis
Algo que deveria ser feito regularmente, deve verificar os níveis do óleo, liquido de refrigeração e liquido dos esguinchos do limpa pára-brisas. Caso esteja abaixo do nível ateste, no entanto se os níveis estiverem demasiado baixos podem ser o indicador de algum problema mais grave, excepto claro a água do limpa pára-brisas.

2) Verificar a pressão dos pneus
Pneus na sua pressão correcta evitam um sobre-aquecimento do pneu que levam a um desgaste prematuro, um aumento no consumo de combustível e a um possível rebentamento. Não se limite a dar um pontapé no pneu (até porque isso não faz lhe bem nenhum), verifique a sua pressão e encha-os para a pressão correcta. Verifique no manual da viatura ou na ombreira da porta qual a pressão correcta para o dia a dia e caso vá de viagem ou com a viatura carregada.
Aproveite para verificar também o estado do piso dos pneus e veja se não existem falhas.

3) Verificar luzes e o seu funcionamento
Todas as luzes devem estar a funcionar, e não é má ideia levar uma ou outra lâmpada de substituição. Verifique as luzes de travão, piscas, mínimos, médios, máximos e as luzes de nevoeiro.

4) Verificar ar condicionado
Se só liga o ar condicionado no verão então é melhor verificar se este faz realmente frio num dia de calor. Teste-o você e caso não esteja satisfeito recorra a uma oficina para um diagnóstico e uma recarga do a/c.

5) Verificar a bateria
Se a bateria tiver manutenção verifique os seus níveis, caso algum elemento esteja descoberto coloque água destilada. Verifique também se os bornos estão em condições, caso tenham muita sujidade ou verdete desligue a bateria e limpe-os com um pouco de água destilada e um pincel ou uma escova de aço. Pode depois aplicar vaselina e voltar a ligar a bateria.

6) Verificar macaco, pneu suplente ou kit anti-furo
Verifique se o seu pneu suplente está com pressão suficiente (normalmente deve ser guardado com mais pressão) e se está em bom estado. Verifique também se o macaco funciona correctamente e se está completo. Se tiver um kit anti-furo veja se este está dentro da validade.

7) Verificar escovas
As escovas devem estar em condições e a limpar correctamente, nunca se sabe quando podemos apanhar chuva ou quando estas podem ser necessárias para remover alguns insectos que ficam no pára-brisas. Não será má ideia adicionar detergente próprio ao reservatório da água que permita a lubrificação das escovas para uma melhor remoção de insectos.

8) Verificar sistema de escape
Um sistema de escape defeituoso vai aumentar o ruído, a temperatura e o consumo de combustível. Acima de tudo com o ruído excessivo vamos ter uma viagem cansativa.

9) Limpe a viatura
Se o carro está sujo é sempre boa ideia efectuar uma lavagem, principalmente nos vidros e faróis para evitar uma redução na visibilidade. Limpar os vidros por dentro para remover gorduras é também uma boa ideia para evitar o seu embaciamento mais rápido.

10) Ateste no local mais barato
E nada melhor, antes de fazer viagem, que consultar o Mais Gasolina e usar o seu comparador para planear a sua viagem atestando no local que lhe fica mais barato.

E claro, durante a viagem pratique uma condução segura e calma, mantenha uma velocidade constante e descanse regularmente para evitar a fadiga ao volante.

Artigos relacionados

Comprar carro usado, como fazer um bom negócio?
Comprar carro usado, como fazer um bom negócio?
Se vai comprar um carro usado siga estes conselhos para fazer um bom negócio. Verifique os quilómetros, as revisões e sobretudo a documentação do carro!
Guia da insonorização automóvel
Guia da insonorização automóvel
Saiba como evitar ruídos parasitas e melhorar a vida a bordo com um habitáculo mais silencioso. Resultados da insonorização num 406 Coupé com material Dynamat
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar