António Costa, não percebes nada disto pá!

Publicado a por Eduardo

Lisboa de noiteHoje vi uma notícia na Sic que também está no Expresso onde o presidente da Câmara de Lisboa (António Costa) quer criar uma sobretaxa sobre os combustíveis nas bombas de Lisboa. Isto para obter receitas para financiar os transportes públicos e reduzir a utilização do carro nas cidades.

Os nossos políticos nunca foram muito inteligentes no que toca a transportes, especialmente rodovias. Passadeiras em cruzamentos ou em entradas de auto-estrada (sim, sim!), passadeiras em lomba, radares de 70km/h em vias com três e quatro faixas e sem tráfego pedonal... Aquilo a que os automobilistas já estão habituados.

Agora uma sobretaxa nos combustíveis nas bombas de Lisboa? E se eu abastecer fora de Lisboa e for para lá todos os dias? E se eu morar em Lisboa e meto gasolina ao fim-de-semana para sair da cidade? É uma ideia parva e só vai fazer com que as bombas em Lisboa encerrem, mas como existe muito emprego não faz mal, o pessoal sai de uma bomba e vai logo trabalhar para outra.

O problema dos transportes públicos é outro. Porque razão levam as pessoas o carro para o trabalho? Pode ficar mais barato ou ao mesmo preço do passe, não existem horários incompatíveis, é mais cómodo, seguro e pode até ser mais rápido. E o melhor de tudo, o carro não faz greve porque vamos passar a por gasolina mais barata para combater a crise.

Os transportes dão prejuízo, mas eu vejo os autocarros durante a hora de ponta sempre cheios. Se calhar deviam pensar era como tornar a rede de transportes mais eficiente e não prejudicar quem não os utiliza.

É um pouco como termos uma escolha entre morangos e limões para sobremesa. Todos querem morangos. Vamos tornar os limões mais doces e apetitosos? Não, não, vamos aumentar o preço dos morangos e obrigar toda a gente a comer limões para sobremesa...

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Limitação à circulação em Lisboa não faz sentido
Limitação à circulação em Lisboa não faz sentido
Actualmente em Lisboa quem tenha um carro anterior a 1996 não pode circular na Av. da Liberdade e na Baixa (Zona 1) e se o carro for...
A factura detalhada nos combustíveis vai ser mais um tiro no pé
A factura detalhada nos combustíveis vai ser mais um tiro no pé
A nova lei que obriga a uma factura detalhada dos preços dos combustíveis vai aumentar o preço final para o consumidor. Isto tudo para mostrar que apenas 33% do valor por litro é o preço da gasolina, o restante são impostos.
Os carros a gasolina e gasóleo não vão desaparecer
Os carros a gasolina e gasóleo não vão desaparecer
Ao contrário do que os governantes europeus querem, deixar de ter carros a gasolina e gasóleo nos próximos 20 anos é uma utopia.

Comentários

Pneus RJ
21/11/2011 15:50
Percebo que Brasil ps problemas de transporte são similares, meu pai é Portugues, ele disse que o trânsito em Lisboa há pouco mais de 30 anos era muito melhor e que hoje muitos locais é caotico. Aqui no Rio, eu aguardo melhores para a copa 2014 e p as Olimpíadas 2016, mas o trânsito ruim, pistas esburacadas, e o pior, sobretaxas abusivas são as marcas do presente.
Jardel
Jardel
05/12/2011 17:04
A partir do momento que se aumentam os preços dos bilhetes pois os transportes públicos dão prejuízo, percebe-se a inteligência dos nossos políticos. No meu primeiro ano da universidade, em microeconomia, explicaram-me a lei da oferta e da procura e isto que estão a fazer está errado. Mas se calhar o que explicam na universidade é errado. Tanto num caso como no outro há um problema.

Eu não ando de transportes desde que sai da escola a muitos anos atrás, porque não me compensam nada. No entanto, recentemente um colega de trabalho passou a usar o comboio do Porto a Braga e poupa muito dinheiro em portagens e gasóleo (por sorte ou azar o carro avariou e teve que experimentar o comboio). São exemplos como estes que deviam ser publicados como exemplos e passariam a haver mais pessoas a andar de transportes.
Sigterm
Sigterm
23/05/2012 11:53
E agora a nova rotunda do marquês e aquelas trocas e baldrocas na avenida da liberdade vai ser outro imbróglio para os motoristas. Metem um preto a tomar conta das nossas estradas e vamos ficar com o caos de luanda em lisboa.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar