António Costa, não percebes nada disto pá!

Lisboa de noiteHoje vi uma notícia na Sic que também está no Expresso onde o presidente da Câmara de Lisboa (António Costa) quer criar uma sobretaxa sobre os combustíveis nas bombas de Lisboa. Isto para obter receitas para financiar os transportes públicos e reduzir a utilização do carro nas cidades.

Os nossos políticos nunca foram muito inteligentes no que toca a transportes, especialmente rodovias. Passadeiras em cruzamentos ou em entradas de auto-estrada (sim, sim!), passadeiras em lomba, radares de 70km/h em vias com três e quatro faixas e sem tráfego pedonal… Aquilo a que os automobilistas já estão habituados.

Agora uma sobretaxa nos combustíveis nas bombas de Lisboa? E se eu abastecer fora de Lisboa e for para lá todos os dias? E se eu morar em Lisboa e meto gasolina ao fim-de-semana para sair da cidade? É uma ideia parva e só vai fazer com que as bombas em Lisboa encerrem, mas como existe muito emprego não faz mal, o pessoal sai de uma bomba e vai logo trabalhar para outra.

O problema dos transportes públicos é outro. Porque razão levam as pessoas o carro para o trabalho? Pode ficar mais barato ou ao mesmo preço do passe, não existem horários incompatíveis, é mais cómodo, seguro e pode até ser mais rápido. E o melhor de tudo, o carro não faz greve porque vamos passar a por gasolina mais barata para combater a crise.

Os transportes dão prejuízo, mas eu vejo os autocarros durante a hora de ponta sempre cheios. Se calhar deviam pensar era como tornar a rede de transportes mais eficiente e não prejudicar quem não os utiliza.

É um pouco como termos uma escolha entre morangos e limões para sobremesa. Todos querem morangos. Vamos tornar os limões mais doces e apetitosos? Não, não, vamos aumentar o preço dos morangos e obrigar toda a gente a comer limões para sobremesa…

Carro à venda para compraGNR BTInsonorização num automóvel com Dynamat

Comentários a “António Costa, não percebes nada disto pá!”

Pneus RJ comentou:
21/11/2011 15:50

Percebo que Brasil ps problemas de transporte são similares, meu pai é Portugues, ele disse que o trânsito em Lisboa há pouco mais de 30 anos era muito melhor e que hoje muitos locais é caotico. Aqui no Rio, eu aguardo melhores para a copa 2014 e p as Olimpíadas 2016, mas o trânsito ruim, pistas esburacadas, e o pior, sobretaxas abusivas são as marcas do presente.

Jardel comentou:
05/12/2011 17:04

A partir do momento que se aumentam os preços dos bilhetes pois os transportes públicos dão prejuízo, percebe-se a inteligência dos nossos políticos. No meu primeiro ano da universidade, em microeconomia, explicaram-me a lei da oferta e da procura e isto que estão a fazer está errado. Mas se calhar o que explicam na universidade é errado. Tanto num caso como no outro há um problema.

Eu não ando de transportes desde que sai da escola a muitos anos atrás, porque não me compensam nada. No entanto, recentemente um colega de trabalho passou a usar o comboio do Porto a Braga e poupa muito dinheiro em portagens e gasóleo (por sorte ou azar o carro avariou e teve que experimentar o comboio). São exemplos como estes que deviam ser publicados como exemplos e passariam a haver mais pessoas a andar de transportes.

Sigterm comentou:
23/05/2012 12:53

E agora a nova rotunda do marquês e aquelas trocas e baldrocas na avenida da liberdade vai ser outro imbróglio para os motoristas. Metem um preto a tomar conta das nossas estradas e vamos ficar com o caos de luanda em lisboa.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.