Anulou o filtro de partículas? Prepare a carteira

Publicado a por Eduardo

Filtro de partículas em viatura pesadaCom as recentes notícias da falsificação das emissões da Volkswagen está a apertar o cerco às emissões dos carros com motores a gasóleo.

Um dos problemas actuais dos motores a gasóleo são os filtros de partículas, estes capturam as partículas emitidas eliminando-as posteriormente de uma forma que não é tão nefasta para a saúde pública e para o ambiente.

São já conhecidas as casas que fazem a remoção dos filtros a preços por vezes nada inferiores ao preço de um novo filtro. Mas com a promessa de mais potência e de ficar resolvido de vez o problema deste filtro alguns portugueses optam pela sua remoção.

Os filtros mais recentes não fazem apenas a captura de partículas mas permitem também a injecção de AdBlue, um líquido que tem por base a ureia que permite reduzir a temperatura a que as partículas são queimadas e reduzir também as emissões de NOx, que passaram a ser o novo CO2 da poluição com o escândalo da Volkswagen.

Ora o JN apresentou uma notícia que em Espanha oito proprietários de oficinas que retiram o filtro de partículas foram constituídos arguidos numa investigação que se está a arrastar a mais de 80 oficinas que praticam esta actividade.

Em Portugal também aperta o cerco e embora não tenha existido, que seja do conhecimento público, uma investigação do género, fontes do sector indicam que em 2017 ou provavelmente ainda em 2016 (graças ao escândalo da Volskwagen) as emissões de partículas e NOx devem passar a ser controladas.

Ficamos todos a ganhar com menos poluição no ar e menos doenças pulmonares causadas pela inalação destas partículas.

Se está a pensar em anular o filtro de partículas do seu carro pense duas vezes, com estas novas verificações nos centros de inspecção poderá sair mais caro do que substituir o filtro.

Artigos relacionados

Filtro de partículas FAP ou DPF Diesel
Filtro de partículas FAP ou DPF Diesel
Os filtros de partículas reduzem a emissão de poluentes, mas será que temos noção dos custos acrescidos e cuidados a ter? Leia tudo que precisa saber sobre o FAP ou DPF
Como mudar o óleo do motor em casa
Como mudar o óleo do motor em casa
Aprenda como mudar o óleo do motor do seu carro em casa, de forma fácil. Poupe dinheiro e faça você mesmo a manutenção do seu automóvel com este guia.
Preparar o ar condicionado para o Verão
Preparar o ar condicionado para o Verão
Tem o seu ar condicionado em condições para o Verão? Siga estes passos para garantir uma boa qualidade do ar que respira do habitáculo do seu automóvel.

Comentários

Rui Lopes
Rui Lopes
04/06/2019 13:03
Passou na SIC uma reportagem sobre a remoção dos FAP e ainda não é controlado nos centros de inspecção. Alguém sabe quando vai passar a ser?
Eduardo
05/06/2019 07:33
Rui já era para o ter sido, é provável que agora finalmente passe a ser controlado uma vez que apareceu em vários jornais e TV.

Se o seu carro está sem filtro de partículas, está ilegal. O pior é mesmo o crime ambiental que é inalar as partículas que está a emitir.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar