Aprender a poupar no combustível é imperativo!

Publicado a por Eduardo

Abastecimento de combustívelMais uma semana de aumentos e desta vez o preço médio de todos os combustíveis bateu um máximo histórico. Gasolina, Gasóleo e GPL Auto estão nos valores mais altos de sempre!

Basta uma visita rápida às estatísticas do Mais Gasolina para vermos o aumento considerável em todos estes combustíveis.

O preço médio por litro da Gasolina SC95 já aumentou este ano 14,4 cêntimos, enquanto que o Gasóleo aumentou 7,6 cêntimos e o GPL Auto 3,7 cêntimos.

Tendo em conta estes novos aumentos, e porque vamos relaxando a nossa maneira de conduzir, é bom relembrar algumas noções de ecodriving que nos ajudam a poupar no combustível.

Relembro então alguns pontos que já foram discutidos anteriormente aqui no blog.

Desligar o carro quando se espera para abastecer

Se estão numa fila para abastecer o vosso carro então desliguem-no. Um carro ao ralenti pode consumir entre 0.5l/h a 1.5l/h. Existe uma razão pela qual os carros modernos trazem tecnologias como o start-stop. Se vão ficar imobilizados mais de 15 a 30 segundos então compensa sempre desligar o carro.

Manter o carro "afinado"

Se o vosso carro tem uma manutenção descuidada então podem estar a gastar combustível desnecessariamente. Pneus com pressão em baixo, um filtro de ar sujo ou umas velas queimadas (no caso de motores a gasolina) podem aumentar o consumo de um carro em 1l/100km.

Ao preço actual da SC95 um aumento destes em 1000km equivale a uma perda de €17!

Praticar uma condução ecológica

Já dei aqui várias dicas sobre como conduzir de forma a poupar combustível. Não travem nas descidas, se tiverem uma subida devem até acelerar para ganhar balanço, caso contrário deixem o carro engatado sem acelerar para o consumo ser 0. E não desengatem o carro nas descidas, além de ser perigoso gastam combustível de forma desnecessária.

Conduzam sempre com atenção ao que se passa à vossa frente para evitarem travagens exageradas e perdas de velocidade. Se mantiverem uma velocidade constante irão poupar combustível e na manutenção do carro.

Evitar percursos curtos

Um motor frio consome mais combustível. Deve-se por isso evitar pequenos percursos, principalmente se apenas vão ao café na rua de cima, não levem o carro. Se a vossa viagem tiver várias paragens devem tentar ir primeiro ao ponto mais longe para o motor ter tempo de aquecer e permitir assim uma queima de combustível mais eficiente.

Abastecer onde é mais barato

Esta é óbvia. Consultem o Mais Gasolina para saberem onde ficam os postos mais baratos e aproveitem os descontos de fim-de-semana ou os descontos ao 3º Domingo de cada mês que têm sido feitos na Galp e Repsol.

Artigos relacionados

Poupar nos combustíveis com cartões de desconto
Poupar nos combustíveis com cartões de desconto
Qual o cartão de desconto dos combustíveis ideal para si? As contas estão feitas, agora é só escolher. Do cartão ACP BP, Inatel até ao cartão Poupa Mais.
Como mudar o óleo do motor em casa
Como mudar o óleo do motor em casa
Aprenda como mudar o óleo do motor do seu carro em casa, de forma fácil. Poupe dinheiro e faça você mesmo a manutenção do seu automóvel com este guia.
O estudo da Deco é igual ao litro
O estudo da Deco é igual ao litro
A Deco fez um estudo sobre os combustíveis indicando que são todos iguais, mas o estudo tem falhas e a campanha de marketing que fizeram deita a sua credibilidade por terra.

Comentários

Daniel Santos
Daniel Santos
16/03/2015 13:21
Bom dia e parabéns pelo excelente blog! Seria bom existir uma massificação em Portugal deste tipo de cultura automóvel, talvez deixássemos assim de ser um país de terceiro mundo. Eu enquanto jovem tento fazer a minha parte por essa mudança!
Tenho uma dúvida em relação à instalação do kit GPL. Tenho um Corolla 4zz-fe VVTI (válvulas macias) e gostaria de saber se mesmo com a inclusão de um kit de lubrificação, seria perigoso puxar pelo motor em modo GPL.

Agradecido pela atenção.
Eduardo
21/03/2015 14:28
Daniel alguns dizem que sim, outros dizem que não. Eu testei com um aditivo da Liqui Moly e reparei que em rotações mais altas a temperatura do motor não era tão elevada como sem o aditivo, mas o meu carro não tinha válvulas macias.

Alguns instaladores preferem não correr riscos e colocam o sistema a passar para gasolina em rotações mais altas. Sinceramente não sei que conclusão tirar, acho que o melhor é seguir a experiência do instalador e colocar essa questão.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar