Car PC: Um sonho ou uma dor de cabeça?

Instalação Car PC num Audi A4Já ando a ler sobre o Car PC à muito tempo e tenho, de certa forma, acompanhando a evolução dos acessórios que são especificos ao Car PC, ou também chamado de Carputer. Acima de tudo, pelo que tenho visto e experimentado os três maiores problemas que encontrei numa instalação deste género são o software (frontends e software de GPS, rádio ou TV), os monitores e o local de instalação dos mesmos.

Os frontends são a parte mais chata, são o software que vamos usar no nosso Car PC para controlar todas as funções de multimédia, muitos são complicados de configurar e mesmo depois de devidamente configurados não funcionam ou dão erros, depois temos a disposição dos botões que se nota bem que foi feita a pensar num “desktop” e não num carro com letras pequenas e demasiadas opções. Aqui a solução é adquirir um frontend pago e ou escolher um dos poucos skins feitos a pensar na estrada ou desenvolver o seu próprio skin.

Os monitores, pelo que tenho lido e pelo que tenho visto são bastante fracos, são muito frágeis, dão bastantes problemas e apesarem de serem VGA a sua qualidade num automóvel não é a melhor por causa dos reflexos do sol. Existem ainda os monitores “in-dash” que são semelhantes a um simples autorádio com TV/DVD/GPS, mas que também têm os seus contras, principalmente o seu design barato tipico de um produto feito na China.

No entanto nem tudo são problemas, em certos automóveis é possível fazer uma instalação que, aos olhos mais desantentos, passa bem por uma instalação “standard”. Infelizmente tenho visto poucas instalações bem feitas no panorama dos Car PC.

Apesar destes problemas estou bastante interessado em investir num sistema destes. Feitas as contas, por cerca de 1200 Euros consegue-se montar um sistema completo com 80GB para guardar dados (seja música, fotografias ou videos), um sistema de GPS, um leitor de CD/DVD e ainda a possibilidade de ligação por bluetooth ao telemóvel para integrar um sistema de controlo do telefone ou mãos livres. Passa-se facilmente este valor adquirindo apenas um rádio “in-dash” com ecrã para DVD e GPS e um simples iPod para armazenamento de dados.

Comentários a “Car PC: Um sonho ou uma dor de cabeça?”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.