Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente

Publicado a por Eduardo

Em grandes cidades o trânsito é um dado adquirido, mas cada vez mais me convenço que os condutores são os culpados maioritários em causar trânsito.

As mudanças de faixa repentinas que fazem com que o condutor de trás trave e se inicie o efeito de onda, os condutores que ficam a olhar para o telemóvel e não arrancam quando um semáforo abre, tudo isto causa embaraço ao trânsito.

Algo em que tenho reparado recorrentemente é que alguns condutores deixam espaço equivalente a um ou dois carros para o da frente quando o trânsito está parado. Nunca vos aconteceu o semáforo estar vermelho e de repente começarem a andar? Bom, é um desses condutores que decidiu andar.

Trânsito compacto

Não estou a defender que devemos andar todos colados uns aos outros, e até percebo que em subidas se deixe uma distância maior pois nunca se sabe se o da frente consegue arrancar ou se deixa descair o carro. O que me chateia é quando fazem isto em plano, em semáforos e fazem que outros condutores fiquem a tapar cruzamentos porque o trânsito está a fluir e existe espaço à frente e, de repente, um dos condutores da frente decide parar a 2 carros de distância do próximo carro.

Cada semáforo acaba por escoar menos carros do que deveria porque começam a ficar outros condutores retidos noutros semáforos, alguns ficam a tapar cruzamentos porque um ou dois carros à frente decidiram não andar mais porque o trânsito já está parado e o resultado final é mais trânsito.

Mais engraçado é quando fazem isto com carros pequenos, cujos donos dizem ser a solução para o trânsito porque ocupam menos espaço, mas acabam por ocupar tanto espaço como um autocarro articulado.

Sinceramente não sei se é apenas distracção, se gostam de andar no trânsito ou pura azelhice. Mas que chateiam, chateiam!

Artigos relacionados

Condutores lentos criam trânsito e aumentam custos com combustíveis
Condutores lentos criam trânsito e aumentam custos com combustíveis
Condutores indecisos em mudar de faixa ou que circulam a uma velocidade muito inferior ao restante trânsito causam engarrafamentos e efeito onda, aumentando os custos com combustíveis.
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A CML que transformar o principal acesso a Lisboa, a 2ª Circular, numa avenida reduzindo o número de faixas úteis e a velocidade de circulação.
Evitar o efeito de onda (ou efeito zero) no trânsito
Evitar o efeito de onda (ou efeito zero) no trânsito
Aprenda a evitar o efeito de onda e conheça as causas deste efeito que geralmente é a culpa para muitas das filas de trânsito em Portugal.

Comentários

Pedro
Pedro
05/12/2018 15:42
Bem verdade. e aqueles que deixam esse dito espaço, e depois andam meio metro e param, e passados uns segundos andam mais meio metro e param... e por ai adiante.
esses ainda irritam mais.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar