Coisas que me chateiam: Medo da autoridade

Skoda Octavia da GNREste fim-de-semana ao regressar do Red Bull Air Race (smoke on, Besenyei!) deparei com uma situação que infelizmente ocorre várias vezes em AE (e noutras vias) que além de me chatearem são perigosas.

Esse medo generalizado da autoridade faz com que alguns condutores travem a fundo como se a sua vida dependesse disso assim que vêm alguma autoridade por perto, mesmo que não estejam a transgredir nenhuma regra do código. Em conversa com condutores que têm esse instinto percebi que o seu medo é receber uma multa, mesmo que circulem a 50km/h numa zona onde o limite é 90km/h, o seu reflexo é abrandar passar bem devagar ao pé da autoridade.

Situação semelhante ocorreu na A1. Passou por mim a GNR a 170km/h ou mais, abrandando mais tarde, tendo eu voltado a aproximar-me desta viatura quando deveria circular a 140km/h. Como vinham carros mais depressa do que eu, encostei à direita para os deixar passar e seguir viagem… Foi um grande erro!

Os condutores mais apressados rapidamente meteram pé ao travão e lá ficaram ao lado da GNR sem os passar, e assim foram durante alguns quilómetros e eu, preso naquele aglomerado, apercebo-me da situação perigosa que se está a criar com os outros condutores colados uns aos outros e a reduzir e acelerar constantemente.

O carro da GNR lá acelerou e aí foram os apressados todos atrás da autoridade, pareciam carneiros. Eu apanhei a faixa da direita livre e acelerei mais um pouco uma vez que tinha espaço à frente e poderia sair daquela confusão, novamente erro meu que um dos apressados acelerou repentinamente assim que viu que estava a ser ultrapassado, reduzindo a distancia a que circulava da viatura da frente que dava para quatro carros na altura que tentei a manobra.

Lá me consegui meter para a esquerda e finalmente ultrapassar a GNR e continuar viagem sem um amontoado de carros à volta numa condução errática. Pelo retrovisor pude ver que, para alguns condutores, o que fiz foi melhor que lhes sair o Euromilhões e lá ultrapassaram também eles destemidos aquela figura da autoridade.

Curiosamente, alguns quilómetros depois a viatura da GNR voltou a ultrapassar-me e atrás dela seguia ainda uma quantidade considerável de carneiros que continuaram sem o ultrapassar, mas seguiam na faixa do meio com a da direita livre, copiando assim a condução dos agentes.

Foram criadas várias situações perigosas para os condutores naquela área sendo bloqueado o acesso a quem quer “fugir” dali numa mentalidade do “eu não passo, tu também não”.

Portanto, o que vai na cabeça desta gente que desrespeita o código nas barbas de um carro da GNR mas não o ultrapassa com medo de serem multados por excesso de velocidade? Será esta a explicação para todos os erros graves que vejo na estrada ou isto é culpa da constante mediatização do excesso de velocidade como bode espiatório para todos os males de viação em Portugal?

Se não fosse o carro da policia a filmar será que a causa deste acidente era o autocarro em excesso de velocidade?

Comentários a “Coisas que me chateiam: Medo da autoridade”

dYn@ comentou:
22/09/2008 23:37

O vídeo não tem qualquer comentário possível e o que ainda me chateia mais é que ninguém parou para ver o que aconteceu…
Quanto ao que acontece na presença da autoridade,já vi isso frequentemente acontecer e já fui dessas pessoas com receio,mas agora penso que se não estou a infringir nenhuma lei, não há mal nenhum ultrapssá-los… Mas acho que eles próprios (polícia) também gostam de ver o que os condutores fazem…

Mário comentou:
02/09/2010 10:43

Ora.. isso é um caso gritante.. já vi inumeras vezes.. também fui assim no inicio de ter a carta mas já me curei há uns anos ehe.. os condutores não estando a desrespeitar o codigo não deveriam ter medo mas de facto isso acontece e muito.. vão ali a entupir tudo que até mete nojo… lembro-me de um dia fazer a marginal, desde o alto da boa viagem até sto amaro a 30 por causa de um monte de gente que não passava a brigada… enfim…

Cumprimentos

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.