Coisas que me chateiam: Semáforos de controlo de velocidade

Publicado a por Eduardo

Avenida MarginalLembro-me de ter lido à uns anos algures na net as palavras de um francês que quando veio a Portugal achou os nossos semáforos de controlo de velocidade uma ideia genial, pois não aplicam multa e obrigam o prevaricador a abrandar, reduzindo a velocidade média no troço que se segue. É a prevenção no seu auge.

E realmente, na teoria, ele tem muita razão. É pena é que grande parte destes semáforos não funcionam correctamente, e isso chateia-me!

Que sentido faz um semáforo com um limite de 50km/h e este dispara aos 45km/h ou menos? E quando estes estão afinados, mas alguém passa a 70km/h com o semáforo verde e os desgraçados que vêm a cumprir o código ficam lá retidos com o vermelho?

A avenida marginal que segue para Cascais então é o perfeito exemplo dos problemas destes semáforos e da ignorância dos condutores que teimam em não reduzir a sua velocidade, provocando um aumento do tempo de viagem, criando situações de trânsito mais compacto e aumentando os consumos.

Se calhar a forma ideal de colocar estes semáforos a funcionar seria a passar multas aos condutores que passassem o vermelho a uma velocidade superior ao permitido. Assim, se eu fosse a 70km/h e o semáforo fechasse eu parava com o sinal vermelho, assim tinhamos a componente preventiva. Se continuasse à mesma velocidade, uma vez já tinha sido advertido para tal, era multado. Ou isso ou obrigavam-nos a ver a novela mexicana entre o Marinho Pinto e a Manuela Moura Guedes durante duas horas.

É que já estou mesmo farto de ficar parado em semáforos vermelhos quando circulo a uma velocidade inferior à indicada, ou de levar com lombas (como na Av. Alfredo Bensaúde, que curiosamente já foram removidas) porque é mais fácil prejudicar todos do que punir os prevaricadores.

Também gosta mais de carros do que de chocolates?

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Deixar muito espaço para o carro da frente quando o trânsito está parado só complica. É o equivalente a estar mais um carro no trânsito mesmo sem estar lá.
Coisas que me chateiam: Conduzir e mexer no telemóvel
Coisas que me chateiam: Conduzir e mexer no telemóvel
Os condutores que estão a mexer no telemóvel são perigosos e causam embaraço ao trânsito. Não têm noção do que se passa à volta e potenciam o acidente.
Não, os carros não vão ficar com velocidade máxima limitada
Não, os carros não vão ficar com velocidade máxima limitada
Os carros não vão ficar limitados a uma velocidade máxima, apenas passam a trazer de série um limitador de velocidade que através da leitura dos sinais de trânsito ou do mapa de GPS avisam quando se passa do limite.

Comentários

Daniel Marques
26/05/2009 18:57
Semáforos Alvarinhos Pobral. Se fores em excesso de velocidade passas sem problemas. Se fores a cumprir o código, levas com o vermelho que um palhaço desses desencadeou. E enerva, e muito! Tenho uma raiva a eles e cada vez que os vejo, vem-me à cabeça que talvez não fosse má ideia espetar um calhau nas luzes do dito.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar