Coisas que me chateiam: Semáforos de controlo de velocidade

Publicado a por Eduardo

Avenida MarginalLembro-me de ter lido à uns anos algures na net as palavras de um francês que quando veio a Portugal achou os nossos semáforos de controlo de velocidade uma ideia genial, pois não aplicam multa e obrigam o prevaricador a abrandar, reduzindo a velocidade média no troço que se segue. É a prevenção no seu auge.

E realmente, na teoria, ele tem muita razão. É pena é que grande parte destes semáforos não funcionam correctamente, e isso chateia-me!

Que sentido faz um semáforo com um limite de 50km/h e este dispara aos 45km/h ou menos? E quando estes estão afinados, mas alguém passa a 70km/h com o semáforo verde e os desgraçados que vêm a cumprir o código ficam lá retidos com o vermelho?

A avenida marginal que segue para Cascais então é o perfeito exemplo dos problemas destes semáforos e da ignorância dos condutores que teimam em não reduzir a sua velocidade, provocando um aumento do tempo de viagem, criando situações de trânsito mais compacto e aumentando os consumos.

Se calhar a forma ideal de colocar estes semáforos a funcionar seria a passar multas aos condutores que passassem o vermelho a uma velocidade superior ao permitido. Assim, se eu fosse a 70km/h e o semáforo fechasse eu parava com o sinal vermelho, assim tinhamos a componente preventiva. Se continuasse à mesma velocidade, uma vez já tinha sido advertido para tal, era multado. Ou isso ou obrigavam-nos a ver a novela mexicana entre o Marinho Pinto e a Manuela Moura Guedes durante duas horas.

É que já estou mesmo farto de ficar parado em semáforos vermelhos quando circulo a uma velocidade inferior à indicada, ou de levar com lombas (como na Av. Alfredo Bensaúde, que curiosamente já foram removidas) porque é mais fácil prejudicar todos do que punir os prevaricadores.

Artigos relacionados

Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Deixar muito espaço para o carro da frente quando o trânsito está parado só complica. É o equivalente a estar mais um carro no trânsito mesmo sem estar lá.
Coisas que me chateiam: Conduzir e mexer no telemóvel
Coisas que me chateiam: Conduzir e mexer no telemóvel
Os condutores que estão a mexer no telemóvel são perigosos e causam embaraço ao trânsito. Não têm noção do que se passa à volta e potenciam o acidente.
Coisas que me chateiam: Combustíveis
Coisas que me chateiam: Combustíveis
Porque é que ao abastecer um BMW M5 num posto de abastecimento de supermercado faz de mim inteligente, mas converter a viatura para GPL faz de mim burro?

Comentários

Daniel Marques
26/05/2009 18:57
Semáforos Alvarinhos Pobral. Se fores em excesso de velocidade passas sem problemas. Se fores a cumprir o código, levas com o vermelho que um palhaço desses desencadeou. E enerva, e muito! Tenho uma raiva a eles e cada vez que os vejo, vem-me à cabeça que talvez não fosse má ideia espetar um calhau nas luzes do dito.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar