Combustíveis Gforce estão a desaparecer de alguns postos Galp

Combustível Galp GforceAlguns postos da Galp estão a deixar de vender combustíveis Gforce, neste caso a gasolina 98 e o gasóleo aditivado.

Já tinha reparado nesta situação nalguns postos da Galp em que as mangueiras são colocadas fora de serviço e os preços deixam de estar afixados.

Ora, em Abril todos os postos vão ser obrigados a comercializar gasolina sem aditivos. A lei que indicava que seriam apenas os postos de abastecimento com mais de 4 ilhas de abastecimento obriga agora a que todos os postos comercializem estes combustíveis.

Tendo a maioria dos postos apenas 4 tanques para a gasolina 95, 98, gasóleo e gasóleo “especial” e com a obrigação de vender gasolina e gasóleo sem aditivos grande maioria dos postos da Galp está a optar por deixar de vender a Gforce 98 e Gforce Diesel.

Ora isto vai contra um pressuposto da lei que indica “Sem prejuízo da livre comercialização de gasolina e gasóleo rodoviários submetidos a processos de aditivação suplementar para além do mínimo necessário ao cumprimento das respetivas especificações, os postos de abastecimento devem também comercializar combustível simples”.

Os fantásticos legisladores que tiveram esta ideia do combustível sem aditivos em todo o lado esqueceram-se que são precisos tanques adicionais para guardar o combustível e ninguém vai fazer obras para vender combustível low-cost porque não compensa. Esta é mais uma lei que apenas vem prejudicar o consumidor, tal como foi a ideia dos placards com os preços nas auto-estradas onde todos os postos das auto-estradas nivelaram para cima os seus preços e praticam exactamente o mesmo preço em todas as áreas de serviço, sejam elas Galp, BP, Repsol ou Cepsa.

Aposto que alguns dos leitores do blog não sabem, mas existem veículos que devem circular apenas com gasolina de 98 octanas. O Honda S2000 é o primeiro exemplo que me vem à cabeça, mas também alguns motores TSI do grupo VW, entre eles o 1.4. Os clássicos e carros antigos que viram a gasolina com chumbo acabar usavam também a gasolina 98.

E alguns motores diesel modernos funcionam melhor com gasóleo das linhas Gforce, Ultimate e afins. Esperemos que a BP, Repsol e Cepsa não vão pelo mesmo caminho e mantenham estes combustíveis à venda ou vamos ter um mais um retrocesso no mercado dos combustíveis.

Hyundai LPG Hybrid AvanteTop GearRadar 50km/h

Comentários a “Combustíveis Gforce estão a desaparecer de alguns postos Galp”

Miguel comentou:
22/03/2015 14:12

Podem comprar aqueles aditivos no supermercado nao é problema

Eduardo comentou:
25/03/2015 00:46

Miguel mas esses aditivos apenas incrementam o número de octanas do combustível, não trazem os aditivos associados a estas gamas de combustível e normalmente nos carros que consomem este tipo de combustíveis nota-se a diferença.

Não me vou alongar muito sobre o tema das diferenças dos combustíveis, mas pode ler mais sobre isso no artigo do estudo da Deco.

volvo4life comentou:
30/03/2015 14:34

algumas ainda vendem gasolina 98 que eu vi

Eduardo comentou:
31/03/2015 00:38

volvo4life se forem Galp alguns dos postos começaram a vender SC98 mas não é Gforce, é Hi-Energy, portanto a gasolina “normal” da Galp.

Parece que nos postos que tinham Gforce 95, que já tinham 5 tanques, a SC98 passou a ser vendida mas sem ser Gforce.

Deixo o link para o Google+ do Mais Gasolina com essa informação.

Guilherme comentou:
21/04/2015 10:19

tenho um Audi A4 de 170 Cv. Após esta lei antidemocrática, prejudica a livre escolha e comercialização, fiquei com probelemas de poluição no meu carro e fiz menos 100 Km com o mesmo tanque de combustível. Já tive que mudar a valvula dos gases do motor. Preciso do Gforce.

Eduardo comentou:
27/04/2015 21:34

Guilherme continuam a ser comercializados os combustíveis aditivados na BP, Repsol e Cepsa.

Estas três petrolíferas ao contrário da Galp decidiram terminar com o gasóleo normal e a gasolina 95 trocando estes por combustíveis simples sem aditivos.

As gasolinas 98 e gasóleos das gamas Ultimate, e10+ e Optima continuam a ser comercializados.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.