Como descontaminar a pintura com Iron X

Descontaminar a pintura deve ser o processo mais chato de se fazer num detalhe. Horas a passar a claybar para remover os contaminantes para de seguida polir para remover as marcas que ficam para trás.

Nestes últimos anos começaram a aparecer removedores férreos que vieram ajudar nesta tarefa ingrata. O mais antigo e por enquanto ainda o melhor é o Iron X da CarPro. Não substitui a claybar mas reduz bastante o seu uso.

Se não fazem ideia do que estou aqui a falar, a pintura de um carro é contaminada com contaminantes férreos vindos de industrias, resinas de árvores, alcatrão, entre outros contaminantes. O verniz vai perdendo brilho e a pintura fica áspera. Com este processo estes contaminantes são removidos e a tinta volta ao seu estado original.

Se sabem do que estou a falar e ainda não experimentaram o Iron X ou semelhante, fica aqui o guia sobre como usar.

Lavagem inicial

Antes de se começar a descontaminação devemos lavar o carro. A lavagem do carro remove alguns contaminantes e como é óbvio retira a sujidade. Não serve de nada estar a gastar produto a remover contaminação que iria sair com uma lavagem.

Pré-lavagem de espuma antes do Iron X

Eu faço sempre uma pré-lavagem de espuma em todo o carro (pintura, vidros, jantes, frisos, etc), passo o carro por água e de seguida lavo-o normalmente. De seguida seco o carro na totalidade para não existir água a diluir o Iron X.

Equipamento essencial

Os produtos de detalhe têm, regra geral, cheiros bastante agradáveis. A embalagem do Iron X também diz que cheira a cereja, mas é mentira. Este é o produto mais mal cheiroso que já usei em detalhe, e nem é um cheiro que seja tolerável, é um cheiro nauseabundo que fica no ar durante dias.

Equipamento necessário para aplicar o Iron X

É por isso que aconselho o uso de máscara e luvas, não só para nos proteger porque estamos a manusear um produto químico, mas porque o cheiro fica entranhado na pele.

Devem também estar num local bem arejado. Mesmo com circulação de ar o cheiro ficou na garagem durante 1 dia de forma intensa.

Aplicação do Iron X

Com o carro bem seco e devidamente equipados vamos pulverizar o Iron X em todo o carro. Pintura, vidros, jantes. O produto vai começar a actuar e vai ficar com uma cor roxa, indicando que está a dissolver os contaminantes férreos.

Jantes descontaminadas com Iron X

Esta foto não mostra o verdadeiro efeito do Iron X, primeiro porque o carro é azul escuro, segundo porque já tinha sido descontaminado recentemente pelo Miguel da Extreme Detail, que tem feito um trabalho fantástico no carro. As lavagens recorrentes e o evitar estacionar em baixo de árvores e afins também ajuda a evitar a contaminação da pintura.

O efeito é mais visível nas jantes por ser um local com mais contaminação e pela cor cinzenta da maioria. Por causa disto existe a ideia que o Iron X funciona melhor em carros de cor clara, o que não é verdade, apenas se vê mais o efeito nestas cores.

Iron X a actuar na pintura

Como podem ver no chão o produto está a escorrer roxo, removendo contaminantes da pintura, mas sem se notar este efeito na pintura.

Deixamos o produto actuar durante uns 5 a 10 minutos e nas zonas com mais contaminação podemos agitar o produto com um pincel que seja suave para a pintura ou uma luva microfibras para o efeito para auxiliar na remoção dos contaminantes.

Após este período vamos passar todo o carro por água, mas água com abundância. Devemos garantir que não fica produto na pintura, frisos, vidros, etc.

Descontaminação com claybar

É verdade, o Iron X não substitui a claybar. Podemos passar a mão pela pintura e esta irá estar mais lisa, nalguns locais mesmo sem contaminação. Então se é preciso usar claybar, para quê usar um produto como o Iron X?

O Iron X remove alguns contaminantes sem existir contacto com a pintura, o que evita defeitos a corrigir no polimento. Depois basta usar a claybar em menos quantidade apenas nos locais que ainda apresentam contaminação. Isto vai reduzir as marcas na pintura e o trabalho de polimento.

Claybar a ser usada depois do Iron X

No meu caso algumas partes do carro ainda apresentavam contaminação após usar o Iron X, mas nada que se compare ao estado da pintura antes deste processo.

Pintura descontaminada

Com o uso do Iron X a descontaminação é feita de forma mais rápida, com menos marcas na pintura que precisam de polimento e são removidos contaminantes férreos que por vezes as claybar deixavam passar ou obrigavam a um uso intensivo para os remover.

A pintura fica assim sem contaminantes e pronta para trabalhos de polimento, aplicação de selantes ou ceras.

Auto Finesse Spirit aplicada depois da descontaminação

Pontos positivos
– Remove contaminantes férreos e outros sem contacto com a pintura
– Relativamente fácil de aplicar
– Acção rápida

Pontos negativos
– Cheiro nauseabundo
– Não remove todos os tipos de contaminantes

Lego TuningColocar o cinto de segurançaHonda S2000

Comentários a “Como descontaminar a pintura com Iron X”

Martim comentou:
15/06/2016 10:00

Pode dizer qual o champoo que usa para fazer essa espuma? Uso o Turtle Wax ICE mas não faz essa espuma penso que não lava bem.

Eduardo comentou:
30/06/2016 23:22

Martim trata-se de um shampoo especifico para a pré-lavagem de espuma. Leia esse artigo para ficar com uma ideia do que é.

A lavagem normal do carro não deve fazer esta quantidade de espuma.

Alex comentou:
07/07/2016 10:12

Um dos pontos que considero negativos é o facto deste tipo de produtos serem extremamente nocivos para o meio ambiente.

Eduardo comentou:
11/07/2016 23:36

Alex no caso do Iron-X o fabricante indica que 90% do produto é biodegradável.

Alex comentou:
15/07/2016 13:05

Desconhecia esse facto. Bem, mas mesmo assim… Melhor é não ter necessidade de utilizar.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.