Como detectar um mau condutor

Mau condutorInfelizmente quem anda na estrada nem sempre é um bom condutor. Seja por falta de prática, um mau ensino, não ter aptidão para conduzir ou conduzir distraído.

Com o tempo fui aprendendo a detectar maus condutores e a praticar uma condução mais cautelosa perto destes, percebendo por vezes que estes querem mudar de faixa ainda antes dos próprios saberem 😆

Aqui ficam algumas dicas para detectar maus condutores, e se te enquadras num destes pontos então tenho más noticias!

Espelhos tortos ou recolhidos

Infelizmente é comum, principalmente entre as senhoras, circular com o espelho interior torto ou com os espelhos exteriores recolhidos. Um condutor que não liga aos espelhos é um mau condutor, não tem noção do que se passa à sua volta e apenas vê com clareza para a frente.

Se um espelho estiver recolhido como mudam de faixa com segurança? E se o espelho vai torto, será que conseguem perceber o que se passa atrás? Normalmente estes condutores não dão muito uso aos espelhos.

Mãos no sitio errado no volante

A maioria dos volantes nos carros recentes tem um sitio onde devem ficar os polegares. Se imaginarmos o volante como um relógio a posição correcta é perto das 9 e das 3, nunca mais em cima ou no topo só com uma mão.

Se for necessária uma manobra rápida ao ter as mãos no sitio errado não vamos ter uma liberdade de movimentos adequada para virar rapidamente o volante. Quem conduz desta forma tem também o braço à frente do volante e não de lado, o que em caso de embate com o airbag a disparar poderá partir ou amputar os braços.

Má postura ao volante

Esta é mais comum com os jovens condutores, mais o típico boy racer. Seja com o banco totalmente baixo e com as costas todas recolhidas ou a conduzir inclinado para a direita com a cabeça no meio do carro.

Esta última então vai dar ao mesmo efeito que não ter espelhos, com a cabeça no meio do carro não devem ver nada por lá. Em caso de acidente esta má postura ao volante também é critica, o cinto de segurança pode não fazer o seu trabalho e os airbags não abrem a meio do tablier.

Luzes apagadas ou de mínimos

As DRL e os sensores de luz vieram atenuar este problema, mas continuamos a ter condutores com luzes fundidas e ópticas totalmente apagadas e não dão por isso. Com as chuvas destes últimos dias ia tendo uma situação chata em que um condutor num carro preto e já de noite vinha sem luzes, só o vi quando já estava bem perto de mim. Quando fiz sinal para ligar as luzes ficou a olhar para mim como se eu fosse de outro planeta.

Fazer outras coisas que não conduzir

Usar o telemóvel, comer, ler o jornal, maquilhar-se ou fazer a barba. Existem pessoas que atrás de um volante fazem tudo menos conduzir e vão completamente abstraídos do que se passa à sua volta.

Estes são o pior tipo de mau condutor, pode passar um camião em chamas ao seu lado que não devem dar por isso.

 

E tu és um mau condutor ou conheces outros exemplos de maus condutores? Partilha nos comentários!

Detalhe Maserati MC12Touchscreen num carroFifth Gear

Comentários a “Como detectar um mau condutor”

K2O3 comentou:
28/10/2013 15:05

falta os velhos a guiar em cima do volante parecem o sr magoo

SAM comentou:
31/10/2013 22:04

Acho extraordinário aqueles que assim que entram numa estrada de 2 ou 3 vias, passam automaticamente para a faixa mais à esquerda a cerca de 70 km.
Ou então em auto-estradas de 3 faixas, irem a 80km no meio. Sim, porque no meio é que está a segurança.
Isto sem falar nos que ultrapassam, travam logo em seguida à nossa frente para imediatamente saírem da estrada.
Claro que há também os espertinhos, que para eles uma fila de transito à direita para sair não é com eles. É sempre a seguir pela esquerda e nas última “mete-se” o pisca, como fosse um dispositivo mágico e abrisse espaços em filas compactas.

Posso não ser o melhor condutor do mundo mas em qualquer destas situações não vou facilitar a manobra do outro condutor.
Sorry!!!

Pedro comentou:
09/01/2014 15:33

Tal como é referido, “fazer outras coisas que não conduzir” como mencionado alguns exemplos, “comer, maquilhar-se e fazer a barba” enquanto se conduz, para além de perigoso também é proibido, sendo-se sancionado com uma coima mínima de 60 euros.
Ir com o telemóvel ou qualquer outro objecto na mão durante a condução é proibido, mas ninguém quer saber disso.

Carros Antigos comentou:
16/02/2014 16:27

De facto existe muita gente que não está especialmente habilitada para conduzir, apesar de até ter carta de condução. São muitas as coisas erradas que vemos nas estradas, algumas das vezes com consequências graves. É verdade que um erro todos podemos cometer, pode acontecer ao melhor condutor, mas temos de fazer todos os possíveis para o evitar.

Para mim um dos erros mais “arrepiantes” são aquelas ultrapassagens arriscadas, próximas de curvas ou em locais em que a visibilidade não é a melhor.

Como é triste vermos tantas vidas perdidas nas estradas, e tantas outras pessoas que ficam inválidas para o resto da vida! Na estrada todo o cuidado é pouco!!!

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.