Como mudar o óleo do motor em casa

Algumas operações de manutenção podem ser feitas em casa ajudando a poupar muito dinheiro. Se calhar a operação mais importante de qualquer motor e onde podemos poupar bastante dinheiro é na mudança do óleo e do filtro do óleo.

Existe um investimento inicial em material para permitir mudar o óleo que, dependendo do preço pago pelas mudas de óleo, pode ser recuperado logo na primeira muda de óleo.

Temos ainda o beneficio de saber que o óleo colocado no motor é mesmo o que pagamos e é o recomendado para o nosso motor, ao contrário do que acontece em certas oficinas onde usam óleos com especificações erradas ou cobram por um 5w30 e colocam um 5w40.

Ferramenta necessária

Material necessário para mudar o óleoÉ imperativo ter um recipiente próprio para recolher o óleo, sempre com mais capacidade do que o óleo que o motor leva. Podem ainda ser necessárias chaves para remover o bujão do carter ou o filtro do óleo, dependendo também da forma como se muda o óleo.

Caso pretenda mudar o óleo por aspiração não precisa de chaves para remover o bujão, mas será necessário ter um extractor de óleo como o Mityvac MV7201 ou o Pela 6000.

É também aconselhável ter roupa própria para o efeito e luvas, por mais cuidado que se tenha a roupa vai ficar suja com óleo. Uma chave dinamométrica para apertar o bujão e o filtro do óleo com a força indicada pelo fabricante também é ideal. Normalmente a força de aperto vem indicada no manual do carro ou está marcado no próprio filtro e carter. Em caso de dúvida uma rápida pesquisa na net ou numa aplicação como o Autodata é o ideal para ter os valores certos de aperto.

Mudar o óleo por gravidade

Mudar o óleo por gravidadePara mudar o óleo por gravidade é necessário remover o bujão do carter para que o óleo possa escorrer, por isso é necessário levantar o carro com rampas de serviço ou preguiças, nunca se deve fazer a mudança de óleo recorrendo apenas ao macaco.

Antes de iniciar a mudança do óleo, este deve estar quente para que este escorra de forma mais rápida e leve consigo as partículas metálicas e carvão acumulado no fundo do carter. Depois do motor quente deve-se remover a vareta do óleo e abrir a tampa do óleo. O ar irá circular no interior do motor ajudando a que o óleo escorra mais facilmente para o carter.

Com o carro no ar deve-se colocar um recipiente para recolher o óleo usado e desapertar o bujão, deixando sair livremente o óleo. É preciso ser rápido e ter cuidado uma vez que o óleo vai sair quente e de imediato. O óleo irá escorrer durante vários minutos.

Quando o óleo parar de escorrer devemos substituir a anilha do bujão e apertar a mesma à mão para evitar moer a rosca. Depois deve ser dado o aperto final com a chave dinamométrica e limpar o carter com um pano para retirar qualquer vestígio de óleo.

Mudar o óleo por aspiração

Mudar o óleo por aspiraçãoPara mudar o óleo por aspiração não é necessário levantar o carro, tornando-se mais fácil esta operação.

Tal como na mudança por gravidade é necessário ter o motor quente e remover a tampa do óleo e a vareta. Será inserido um tubo pelo local da vareta do óleo até este não avançar mais, depois será necessário bombear o óleo ou caso ligar o extractor caso este seja eléctrico ou pneumático.

A extracção de óleo deve ser feita até não subir mais nenhum óleo pela vareta, verificando no extractor se a quantidade de óleo removido corresponde à quantidade de óleo que se encontrava no motor. Pode-se ainda mover o tubo do extractor para tentar tirar alguma quantidade adicional de óleo.

No fim basta remover o tubo do extractor, limpando-o enquanto se remove para evitar pingar óleo usado para o motor.

Mudar o filtro de óleo

Chave para remover o filtro do óleoSem óleo no motor devemos agora remover o filtro de óleo. O filtro poderá ser um elemento completo ou em alguns motores mais recentes ser um filtro de cartucho protegido por uma tampa de plástico.

Deve-se colocar um recipiente por baixo do filtro do óleo, se possível, e remover o mesmo com recurso a uma chave de filtros uma vez que é difícil a sua remoção à mão. Ao remover o filtro irá escorrer algum óleo. A borracha vedante do filtro deve ser removida, por vezes esta separa-se do filtro e acaba por ficar agarrada ao motor. Um novo vedante vem sempre com o filtro.

A borracha do novo filtro deve levar um pouco de óleo, basta passar com o dedo para evitar que esta fique agarrada ao motor na próxima muda de óleo.

O filtro deve ser apertado à mão, e apenas apertado com uma chave quando assim indicado no filtro ou no manual do carro, respeitando sempre a força de aperto. No caso dos carros com o filtro de cartucho este deve ser encaixado à mão e a tampa do mesmo fechada com chave respeitando a força de aperto.

Pode ainda ser colocada uma pequena quantidade de óleo no novo filtro para evitar que este rode sem óleo durante alguns segundos ao ligar o motor.

Adicionar o novo óleo

Adicionar óleo ao motorCom um funil próprio deve-se colocar o novo óleo, tendo em atenção a quantidade de óleo que se coloca. Óleo a menos não é problema, pode-se sempre acrescentar. Óleo a mais necessita de ser removido podendo causar danos graves no motor caso este seja usado com óleo em excesso.

Deve ser usado um óleo aprovado pelo fabricante com a graduação correcta. Se um carro leva um óleo 5w20 com uma especificação, não podemos usar um 5w40 não aprovado pelo fabricante.

Deve-se aguardar alguns minutos para que o óleo escorra e confirmar o nível com a vareta ou com o indicador do nível de óleo do carro.

Com o óleo ao nível ou entre o mínimo e o máximo deve-se ligar o motor, já com a vareta e a tampa do óleo no devido local. É preciso ter atenção para não existirem chaves ou panos que possam interferir com o funcionamento do motor.

Deixa-se o carro a trabalhar durante um minuto e verifica-se se existem fugas pelo filtro de óleo ou pelo bujão, caso existam algo pode estar mal apertado.

Depois de desligar o carro deve-se aguardar alguns minutos e voltar a verificar o nível do óleo e acrescentar caso seja necessário.

No final basta limpar qualquer derrame de óleo que se tenha verificado e reiniciar o indicador da revisão, caso o carro o tenha, de acordo com o indicado no manual.

O que fazer ao óleo usado?

O óleo usado pode ser colocado no recipiente do novo óleo, deve-se ainda escorrer o óleo que se encontra no filtro.

O óleo usado e o filtro podem ser entregues no local onde comprou o óleo e filtro novo ou pode fazer a entrega directamente a um centro de reciclagem de óleos de motor usados. Podem consultar alguns postos de recolha de óleo usado em ecolub.pt.

The Car EnthusiastsSubaru Legacy a GPLPlymouth Belvedere enterrado em Tulsa

Comentários a “Como mudar o óleo do motor em casa”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.