Como mudar o óleo do motor em casa

Publicado a por Eduardo

Algumas operações de manutenção podem ser feitas em casa ajudando a poupar muito dinheiro. Se calhar a operação mais importante de qualquer motor e onde podemos poupar bastante dinheiro é na mudança do óleo e do filtro do óleo.

Existe um investimento inicial em material para permitir mudar o óleo que, dependendo do preço pago pelas mudas de óleo, pode ser recuperado logo na primeira muda de óleo.

Temos ainda o beneficio de saber que o óleo colocado no motor é mesmo o que pagamos e é o recomendado para o nosso motor, ao contrário do que acontece em certas oficinas onde usam óleos com especificações erradas ou cobram por um 5w30 e colocam um 5w40.

Ferramenta necessária

Material necessário para mudar o óleoÉ imperativo ter um recipiente próprio para recolher o óleo, sempre com mais capacidade do que o óleo que o motor leva. Podem ainda ser necessárias chaves para remover o bujão do carter ou o filtro do óleo, dependendo também da forma como se muda o óleo.

Caso pretenda mudar o óleo por aspiração não precisa de chaves para remover o bujão, mas será necessário ter um extractor de óleo como o Mityvac MV7201 ou o Pela 6000.

É também aconselhável ter roupa própria para o efeito e luvas, por mais cuidado que se tenha a roupa vai ficar suja com óleo. Uma chave dinamométrica para apertar o bujão e o filtro do óleo com a força indicada pelo fabricante também é ideal. Normalmente a força de aperto vem indicada no manual do carro ou está marcado no próprio filtro e carter. Em caso de dúvida uma rápida pesquisa na net ou numa aplicação como o Autodata é o ideal para ter os valores certos de aperto.

Mudar o óleo por gravidade

Mudar o óleo por gravidadePara mudar o óleo por gravidade é necessário remover o bujão do carter para que o óleo possa escorrer, por isso é necessário levantar o carro com rampas de serviço ou preguiças, nunca se deve fazer a mudança de óleo recorrendo apenas ao macaco.

Antes de iniciar a mudança do óleo, este deve estar quente para que este escorra de forma mais rápida e leve consigo as partículas metálicas e carvão acumulado no fundo do carter. Depois do motor quente deve-se remover a vareta do óleo e abrir a tampa do óleo. O ar irá circular no interior do motor ajudando a que o óleo escorra mais facilmente para o carter.

Com o carro no ar deve-se colocar um recipiente para recolher o óleo usado e desapertar o bujão, deixando sair livremente o óleo. É preciso ser rápido e ter cuidado uma vez que o óleo vai sair quente e de imediato. O óleo irá escorrer durante vários minutos.

Quando o óleo parar de escorrer devemos substituir a anilha do bujão e apertar a mesma à mão para evitar moer a rosca. Depois deve ser dado o aperto final com a chave dinamométrica e limpar o carter com um pano para retirar qualquer vestígio de óleo.

Mudar o óleo por aspiração

Mudar o óleo por aspiraçãoPara mudar o óleo por aspiração não é necessário levantar o carro, tornando-se mais fácil esta operação.

Tal como na mudança por gravidade é necessário ter o motor quente e remover a tampa do óleo e a vareta. Será inserido um tubo pelo local da vareta do óleo até este não avançar mais, depois será necessário bombear o óleo ou caso ligar o extractor caso este seja eléctrico ou pneumático.

A extracção de óleo deve ser feita até não subir mais nenhum óleo pela vareta, verificando no extractor se a quantidade de óleo removido corresponde à quantidade de óleo que se encontrava no motor. Pode-se ainda mover o tubo do extractor para tentar tirar alguma quantidade adicional de óleo.

No fim basta remover o tubo do extractor, limpando-o enquanto se remove para evitar pingar óleo usado para o motor.

Mudar o filtro de óleo

Chave para remover o filtro do óleoSem óleo no motor devemos agora remover o filtro de óleo. O filtro poderá ser um elemento completo ou em alguns motores mais recentes ser um filtro de cartucho protegido por uma tampa de plástico.

Deve-se colocar um recipiente por baixo do filtro do óleo, se possível, e remover o mesmo com recurso a uma chave de filtros uma vez que é difícil a sua remoção à mão. Ao remover o filtro irá escorrer algum óleo. A borracha vedante do filtro deve ser removida, por vezes esta separa-se do filtro e acaba por ficar agarrada ao motor. Um novo vedante vem sempre com o filtro.

A borracha do novo filtro deve levar um pouco de óleo, basta passar com o dedo para evitar que esta fique agarrada ao motor na próxima muda de óleo.

O filtro deve ser apertado à mão, e apenas apertado com uma chave quando assim indicado no filtro ou no manual do carro, respeitando sempre a força de aperto. No caso dos carros com o filtro de cartucho este deve ser encaixado à mão e a tampa do mesmo fechada com chave respeitando a força de aperto.

Pode ainda ser colocada uma pequena quantidade de óleo no novo filtro para evitar que este rode sem óleo durante alguns segundos ao ligar o motor.

Adicionar o novo óleo

Adicionar óleo ao motorCom um funil próprio deve-se colocar o novo óleo, tendo em atenção a quantidade de óleo que se coloca. Óleo a menos não é problema, pode-se sempre acrescentar. Óleo a mais necessita de ser removido podendo causar danos graves no motor caso este seja usado com óleo em excesso.

Deve ser usado um óleo aprovado pelo fabricante com a graduação correcta. Se um carro leva um óleo 5w20 com uma especificação, não podemos usar um 5w40 não aprovado pelo fabricante.

Deve-se aguardar alguns minutos para que o óleo escorra e confirmar o nível com a vareta ou com o indicador do nível de óleo do carro.

Com o óleo ao nível ou entre o mínimo e o máximo deve-se ligar o motor, já com a vareta e a tampa do óleo no devido local. É preciso ter atenção para não existirem chaves ou panos que possam interferir com o funcionamento do motor.

Deixa-se o carro a trabalhar durante um minuto e verifica-se se existem fugas pelo filtro de óleo ou pelo bujão, caso existam algo pode estar mal apertado.

Depois de desligar o carro deve-se aguardar alguns minutos e voltar a verificar o nível do óleo e acrescentar caso seja necessário.

No final basta limpar qualquer derrame de óleo que se tenha verificado e reiniciar o indicador da revisão, caso o carro o tenha, de acordo com o indicado no manual.

O que fazer ao óleo usado?

O óleo usado pode ser colocado no recipiente do novo óleo, deve-se ainda escorrer o óleo que se encontra no filtro.

O óleo usado e o filtro podem ser entregues no local onde comprou o óleo e filtro novo ou pode fazer a entrega directamente a um centro de reciclagem de óleos de motor usados. Podem consultar alguns postos de recolha de óleo usado em ecolub.pt.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Aprenda quais as diferenças entre a mudança de óleo por gravidade ou por aspiração com um extractor de óleo e saiba que método pode usar no seu carro.
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
A manutenção de um automóvel é muito mais do que mudar o óleo do motor e meter combustível. Conheça algumas das operações criticas da manutenção do seu automóvel.
Amortecedores: Óleo ou Gás?
Amortecedores: Óleo ou Gás?
Recentemente andei por essa internet fora à procura de informação sobre amortecedores, principalmente as diferenças entre os a óleo e...

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar