Diferenças entre pintura metalizada e não-metalizada

É comum, muito por culpa dos vendedores de automóveis, se dizer ainda hoje que a pintura metalizada é a pintura que tem brilho e reflexo, pois como o nome indica deve brilhar como o metal. E também que a pintura metalizada dura mais e resiste mais aos riscos. Não vão nessa cantiga.

As pinturas metalizadas têm de diferente das outras os chamados flakes. São pigmentos brilhantes (as pintinhas douradas que aparecem na foto em baixo) que são misturados na tinta que fazem, resumidamente, o efeito metalizado.

Pintura Metalizada

De resto são em tudo iguais às restantes pinturas, levam uma base de primário, uma camada de tinta e uma camada de verniz, este último sim grande responsável pelo brilho, reflexo e durabilidade da pintura.

As diferenças de preços entre as cores metalizadas ou sólidas já passam mais pelo marketing e pelas opções do importador de cada marca, e regra geral não correspondem a uma qualidade superior mas sim a um tipo de pintura diferente.

Portanto quando forem comprar carro não pensem que se não comprarem uma pintura metalizada vão ter um carro sem brilho, só se for um carro branco simples sem verniz.

Citroën C4 Carzone SpecialsFifth GearCartão de desconto ACP BP

Comentários a “Diferenças entre pintura metalizada e não-metalizada”

João Manuel comentou:
14/09/2009 22:37

Boa noite.
Eu disso pouco entendo, no entanto quer-me parecer que o pigmento brilhante só produz efeito se misturado com o verniz. E aí sim, esse tem que ser um pouco mais espeço (ou levar mais que uma camada) que nas pinturas opacas…
Estou certo?
Por vezes vejo carros com pintura metalizada com o verniz a “escamar”, ficando uma tinta sem brilho por baixo, enquanto que os não metalizados têm tendencia a perder o brilho por zonas da chapa.
Há alguém que me elucide?

Eduardo Maio comentou:
15/09/2009 16:38

O flake é misturado na tinta e aplicado assim, depois então leva a camada de verniz.

Nas pinturas mais antigas é que realmente se misturava o verniz com a tinta e depois esta acabava por queimar mais rapidamente.

Mas sim, sem verniz as tintas expostas aos elementos perdem muito brilho. Podemos pintar um painel de preto fosco e esse painel não tem reflexos, se lhe aplicarmos apenas uma camada de verniz já começa a reflectir e ganha algum brilho.

João Manuel comentou:
17/09/2009 22:19

ok. Obrigado pela explicação.

galileu comentou:
21/11/2011 00:25

pra começar não e pintura metalizada e sim metalica, cron flakes e apenas um tipo de pigmento de aluminio, que da um tipo de efeito existem outros como silver dolar e o VMP que trasem outras caracteristicas a pintura ou efeitos e podem tambem ser utilizados junto a pigmentos de perola por exemplo o piguimento metalico agrega caracteristicas a pintura como maior resistencia mecanica a intemperes como chuva e sol tambem serve como protetor uv entre outas ja quanto aos riscos e caracteristica da cor a ser utilizada e o verniz aplicado

Eduardo comentou:
21/11/2011 01:08

Pintura metálica é o nome dado no Brasil. Em Portugal o nome utilizado é pintura metalizada (em Espanha também).

gilson leal comentou:
28/02/2015 17:34

gostaria de saber que materias tintas se usam em carro de f1. e auto brilhante diferenciada, se a gente tem como comprar esta tinta.

Eduardo comentou:
08/03/2015 16:57

Gilson a tinta usada é normal, mas aplicada em camadas finas por causa do peso.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.