Documentário sobre a Ponte Salazar

Publicado a por Eduardo

Ponte SalazarDeu hoje na RTP um excelente documentário sobre a Ponte Salazar, ponte essa que passou-se a chamar 25 de Abril após a revolução, mas que é vulgarmente conhecida como Ponte sobre o Tejo.

O documentário "A Ponte de Todos" assinala os 40 anos da ponte sobre o Tejo, ponte esta que marcou para sempre a paisagem e a vida da cidade, ligando Lisboa à "outra banda" possibilitando fazer esta travessia de carro bem longe da água. Toda construida em aço e pintada de vermelho "sangue-de-boi" a ponte é já um simbolo da cidade, parece que nasceu naquele local e que sempre ali existiu. A cidade ficava despida sem ela!

A ponte Salazar foi construida contra a vontade deste que disse que o financiamento da ponte poderia e deveria ser usado em projectos que, se executados, teriam uma rentabilidade mais rapida e contribuiriam para o aumento do produto nacional. Apesar disso seguiu o processo con toda a atenção e chegou a perguntar ao ministro das Obras Públicas se as letras no pilar junto à Avenida da Índia estavam soldadas à estrutura ou simplesmente aparafusadas e fáceis de remover. Citando palavras suas que aparecem na sua biografia escrita por Franco Nogueira, Salazar disse “O meu nome ainda há-de ser retirado e por causa do que agora se fez, os senhores vão ter problemas”.

Os trabalhos da construcção da ponte terminaram 6 meses antes do previsto e com um desvio inferior a 1% nos custos, fruto da politica de Salazar. Como teste carregaram o tabuleiro com vários camiões que totalizaram 1500 toneladas numa prova de esforço.

A 5.ª via de circulação na ponte entrava ao serviço a 23 de Julho de 1990. A 6 de Novembro de 1998 era a vez da 6.ª via também entrar em serviço. Apesar de ter sido projectada a pensar num trajecto ferroviário só em Agosto de 1999 é que esta ligação ferroviária é inaugurada, tendo sido efectuados trabalhos de reforço da ponte para suportar o peso extra. Vários trabalhos são efectuados diáriamente para verificar que tudo se encontra em bom estado, tornando esta ponte bastante segura.

O seu som caracteristico dos carros a passar no tabuleiro e a sua imagem vão estar para sempre associados a Lisboa.

Artigos relacionados

Quem matou o carro eléctrico? Foi mesmo suicídio!
Quem matou o carro eléctrico? Foi mesmo suicídio!
O carro eléctrico já existe desde o séc XIX no entanto os problemas dos carros eléctricos continuam actualmente. O carro eléctrico matou-se a si próprio.
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A CML que transformar o principal acesso a Lisboa, a 2ª Circular, numa avenida reduzindo o número de faixas úteis e a velocidade de circulação.
Ecodriving: Passagem alternada
Ecodriving: Passagem alternada
O combustível está novamente em alta, portanto está na altura de relembrar algumas noções de ecodriving. Principalmente no mês de...

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar