Finalmente o Euro Conector em GPL

Lava faróis num Saab 99Estávamos em 2009 e já eu ansiava por usarmos o Euro Conector em Portugal. Partilhei nesse artigo um vídeo sobre o seu funcionamento, muito mais simples que o sistema actual.

Finalmente chegamos a 2018 e todas as pistolas em Portugal vão ser alteradas durante o mês de Março do sistema italiano para Euro Connector.

Este sistema é mais fácil de usar, o adaptador é mais compacto e não sai aquela nuvem de gás no fim de um abastecimento. Infelizmente para mim, já não sou consumidor de GPL desde 2012, mas folgo em ver que, apesar de muito lentamente, lá vão evoluindo as coisas no mundo do GPL.

Os adaptadores vão estar disponíveis para empréstimo nos postos de abastecimento durante esta fase de transição e é possível a sua aquisição em instaladores e alguns postos de abastecimento da Repsol a um preço mais acessível, de acordo com alguns relatos na web.

Comentários a “Finalmente o Euro Conector em GPL”

Athos Duarte comentou:
05/03/2018 17:00

Boa tarde.

Felizmente o GPL está começando a entrar na cabeça dos Portugueses, e essa mudança para o Euroconector é uma prova do aumento da procura. Hoje já não sentimos mais aquela desconfiança quando falamos de um carro a Gpl. As pessoas estão muito mais receptivas e querem mais informações acerca da instalação.
Um grande abraço Eduardo Maio

Eduardo comentou:
06/03/2018 11:47

Athos bem verdade. Já caíram os mitos de estragar o motor e perder potência, só meia dúzia de maduros é que ainda têm essa ideia.

E agora sem o dístico azul ainda melhor, já não existe descriminação negativa como antigamente.

Abraço!

Cláudio comentou:
09/03/2018 14:24

Boa tarde.

Sou utilizador de GPL desde 2007 e desde então tenho seguido as novidades que vão acontecendo desde então nesta área.

Peço desculpa, mas tenho de discordar acerca da desconfiança dos kits GPL por parte da maioria das pessoas. O desconhecimento é praticamente total e as perguntas da praxe continuam as mesmas há décadas. “Há postos no país ?”; “O carro não perde potência?”; “E quando acabar o GPL, fico apeado ?”; “É perigoso ?”, entre outras.

Em relação ao tema em concreto, o Euro conector, à primeira vista parece ser uma vantagem em relação ao anterior. No que toca às mudanças no mundo do GPL, uma das que teria mais impacto e que há muito tempo está-se a tentar avançar é na composição. Em Portugal, por interesses financeiros, o GPL é efectivamente uma farsa, isto porque não é uma mistura de butano com propano, mas sim 100% propano, o que faz com que a pressão no sistema seja superior e os problema ocorram. Um deles é por exemplo, os motores TSI do grupo VAG, devido a ser 100% propano, estraga a bomba de alta pressão, o carro vai abaixo, dificuldade em ligar, etc.

Mais info aqui:
http://www.ussegpl.pt/noticias/arquivo/qual-%C3%A9-a-composi%C3%A7%C3%A3o-qu%C3%ADmica-do-gpl-auto/

Eduardo comentou:
09/03/2018 17:56

Cláudio em relação à composição do GPL tenho ideia que apenas na Repsol tal existe. Não sei se ainda assim é que deixei de usar GPL desde 2012, mas com a Repsol fazia sempre mais quilómetros e o motor tinha um funcionamento mais suave.

Na Galp e BP notava o inverso, onde era usado apenas propano. Não sei se ainda se mantém assim.

Eduardo Santos comentou:
23/03/2018 20:08

Acabei de saber numa estação de serviço da existência de novos adaptadores. A questão é que nenhum dos três tipos se adapta ao meu carro Opel Meriva com sistema GPL de origem. Espero que o quarto adaptador sirva, se não estou com um grande problema, de que tenho de responsabilizar quem decidiu mudar todo este sistema, sem ponderar devidamente as suas consequências.
Alguém conhece uma situação idêntica?
Obrigado e cumprimentos.

Eduardo comentou:
07/04/2018 20:58

Eduardo nessa situação terá que verificar com o seu instalador, se for uma instalação recente (inferior a 10 anos por ex), que tipo de rosca foi colocada na sua viatura. Provavelmente até terá um adaptador para o seu caso.

miguel Martins comentou:
09/04/2018 16:24

se o seu adaptador oriignal tiver no centro uma rosca e so encaixar um dos 4 adaptadores que existe.
senao tera d eir a instalador e pedir para mudarem o bocal de enchimento.
espero ter ajudado na cepsa que eu uso tem la 4 adaptadores para emprestarem

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2018 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.