Guia DIY: Limpar tampas das luzes de matrícula

Após ter feito um detalhe exterior ao C6 a iluminação da matrícula estava a destoar, e em qualquer carro uma iluminação fraca e amarelada da matrícula estraga o aspecto geral do carro.

Já tinha feito esta operação no 406, tendo na altura colocado leds a iluminar a matrícula. No C6 acabei por meter umas BlueVision, mas mesmo com lâmpadas normais o guia que se segue ajuda a fornecer mais luz para a matrícula.

O primeiro passo será remover as tampas reflectoras que iluminam a matrícula. Normalmente basta uma chave de fendas fina e estas saem facilmente se forem de encaixe, caso contrário devem ter dois parafusos a segurar. Como podem ver pela foto que se segue as minhas estavam bastante sujas e cortavam bastante luz.

Limpeza de tampas reflectoras das luzes de matrícula: Antes

Comecei por limpar a tampa com um quick detail da Poorboys e, com uma escova de dentes macia, esfreguei bem por dentro. Por fora é liso, não foi necessário. Com este processo saiu o lixo todo.

Podia ainda limpar mais a fundo e dar mais brilho, como não tinha Grojet apliquei uma cera que limpa a oxidação, a Mothers Cleaner Wax. Deixei actuar e tirei o excesso.

O resultado estava muito bom, por fim foi só selar com o Klasse Sealant Glaze que à semelhança do Grojet funciona bem em acrílico e vidros, apesar de ser mais difícil de aplicar. O selante vai prevenir que a sujidade se agarre ao exterior da tampa facilitando mais tarde a sua limpeza durante as normais lavagens.

Se não tiverem acesso a este tipo de produtos podem usar Cif ou detergente da loiça, mas os resultados não vão ser tão bons.

Podem a seguir ver a diferença.

Limpeza de tampas reflectoras das luzes de matrícula: Comparação 50/50

Depois foi só repetir o mesmo processo na outra tampa.

Limpeza de tampas reflectoras das luzes de matrícula: Resultado final

Infelizmente não tenho fotografias de um antes e depois da iluminação da matrícula mas penso que as fotos falam por si. A diferença ao vivo foi considerável, e com a mudança das lâmpadas ainda mais se nota.

Espero que gostem deste primeiro guia Do It Yourself (Faça Você Mesmo), brevemente irei colocar outros que vos possam ajudar a tratar dos vossos carros sem grande dificuldade.

Touchscreen num carroRodoviária de LisboaApresentadores do Top Gear

Comentários a “Guia DIY: Limpar tampas das luzes de matrícula”

Rafa comentou:
06/02/2013 10:19

Óptima ideia a fazer este Sábado!

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.