Homologar pneumáticos/jantes de maiores dimensões

Jante do 106 XSIPartilhei no fórum do Autogás (que por ter lá um banner irritante da Galp com música não merece link) as peripécias de pedir algo tão simples como mudar uma medida de pneumáticos no livrete. Como, ao reler o que escrevi percebi o que realmente sofri decidi partilhar com quem lê este blog (se é que alguém o lê) a dificuldade que é neste país ter um carro legal.

O meu Peugeot 106 XSI vinha com as jantes do Saxo Cup, primeira fase, como podem ver na foto, detalhadas e brilhantes. Estas jantes traziam pneus 185/55 R14 ao contrário dos 175/60 R14 de origem, uma diferença de 1,15%. Estas medidas estão homologadas no modelo 106 R2 que tem o mesmo chassis que o meu. Enviei um email à Peugeot a pedir a homologação da medida, pediram-me mais uns dados e passado um mês recebo em casa uma carta da Peugeot com a homologação assinada pelo director da DSV. Nessa carta dizia que era necessário preencher o impresso nº 1402 com os dados a figurar na actualização do livrete, tal como na folha de legalização, e juntar uma cópia do BI e do registo de propriedade.

Todo contente com os documentos na mão chego bem cedo à DGV, tiro senha e preencho o tal impresso. Após 2 horas de espera sou atendido e a senhora que me atendeu (tipica galinha funcionária pública, desculpem-me o esteriótipo) começa logo a olhar para a carta e o documento da homologação contra a luz e diz-me com um sorriso de quem já estragou o dia a mais um “mas isto não está carimbado” ao que respondi prontamente que não era necessário porque a folha estava assinada pelo director da DSV e que o documento tinha sido enviado pela Peugeot. Ela responde prontamente que qualquer pessoa poderia tirar fotocópia daquele documento, e consultou as suas colegas se aquele documento poderia seguir sem carimbo branco, ao que elas responderam prontamente que não, mesmo sem ver de que se tratava. Eu tentei explicar que o documento da homologação era de conhecimento da DGV e que a marca tinha dado autorização àqueles veículos para poderem usar aquela medida de pneumáticos. A senhora disse que não, que tinha de ir à Peugeot pedir um carimbo branco e que já tinha mandado lá outro senhor fazer o mesmo. Entretanto deu uma vista de olhos pelo impresso e disse que estava tudo bem preenchido.

Depois de uma manhã perdida pus-me a caminho de Alfragide para a Peugeot Portugal onde prontamente me informaram que não era necessário carimbo branco, e que eles não poderiam fazer mais nada, a culpa era da DGV. Claro, não os vou contrariar, até lhes dou toda a razão, mas tão farto com o assunto e depois de ter perdido um dia de trabalho desisti e não voltei à DGV.

Andei durante sensivelmente 6 meses ilegal desde essa peripécia (já andava, mas agora tinha documentos para a legalização comigo) até que à coisa de 2 meses me enchi de coragem e voltei à DGV. Desta vez “apenas” 3 horas de espera.

Sou atendido por uma senhora tipica da função pública e não se põe a olhar para a luz para ver se tinha carimbo, “boa” pensei eu, provavelmente algumas marcas devem ter notificado a DGV da incompetência que aquele serviço é e lá as informaram que aquilo serve. Tudo corria bem, até que ela vê o registo de propriedade que não está em meu nome e me diz que o impresso tem que ser preenchido e assinado em nome do proprietário. Ora, prontamente respondo que no impresso diz “Nome do requerente” e sou eu que estou a requerir a alteração, não o proprietário do veículo. Nem no português eles são correctos!

Volto a casa com um novo impresso para que o proprietário assine e volto para a DGV. Desta vez como já estava perto da sua hora de encerramento (eles fecham cedo) só desesperei durante 1 hora e meia, dando mais que tempo para preencher o impresso e ficar à espera.

Sou atendido novamente e a senhora vê que se encontra tudo correcto, até que me pergunta se pus as medidas dos pneus por ordem de preferência. Ora, claro que não, coloquei como vinha na ficha de homologação, se soubesse que era por ordem de preferência tinha colocado uma sandes de courato e uma cerveja preta, sempre dava para passar o tempo! É com cada um! A senhora explica-me que podem não ter espaço no sitio das anotações e podem cortar a última medida. Ora, no sitio das anotações especiais existe espaço para cerca de 10 linhas de texto, os livretes normalmente só dão uso a duas dessas linhas, porque razão iam cortar uma medida de pneumáticos, logo a última que era a que me interessava. Dei ordem à senhora para avançar com o processo, depois logo se via, se não desse ficava para uma próxima vez.

Paguei os €25 correspondentes à alteração (ou seja, um papel verde, tinta e 75% do ordenado de um funcionário naquele dia).

Passado 15 dias chega-me a casa o livrete com a ultima medida desta forma:
185/55 R1
4

Com tanto espaço no livrete ainda me cortam a medida da jante para duas linhas!

Conclusão, para quem teve paciencia para ler tudo isto, conseguir a homologação da marca conta apenas com 25% do trabalho, o resto é mesmo sorte e conseguir passar por cima da incompetência desta maquina que é o Estado, que faz reembolsos de IRS a pessoas que, segundo eles já estão mortas, mas podem requerir documentos e informações nas finanças!

Realmente se não desse chumbo na inspecção, e nesta recente caça ao tuning a apreensão dos documentos do veículo, para as vezes que me mandam parar, acho que preferia ser multado a ter que passar por aquelas peripécias e dois dias perdidos na minha vida.http://xsi.eduardomaio.net

Comentários a “Homologar pneumáticos/jantes de maiores dimensões”

Sérgio Costa comentou:
22/01/2006 22:44

Realmente o que tiveste que passar por causa disso por isso é que este pais nao chega a lado nenhum, eu tb tou na mesma situação so que no modelo 106 XR e tou com jantes 185/60 r14 e no outro dia levei gente atras e aquilo rossa será que tenho de por perfil 50 ou 55 ou mudar qualquer coisa na suspensao, abraço

Eduardo Maio comentou:
23/01/2006 10:56

E depois de tanta coisa acabo por vender o carro com tudo legalizado, eheh. Pelo que sei, e isto aplica-se nos XSI e nos Rallye que tenho experiência, com 60 está sempre a roçar, com 55 raramente roça, só se fores com o carro muito carregado. Eu consegui homologação para 185/55 R14 através da Peugeot, só enviei um email para a Peugeot Portugal a pedir o documento. Tenta, pode ser que também tenhas sorte.

Hugo Machado comentou:
17/01/2007 14:19

Realmente Portugal é a m… de sempre. Esta com ideias de legalizar as minhas jantes, mas ja nao sei se vale o trabalho. Obrigado por ter partilhado a sua “aventura”. Abraço

Eduardo Maio comentou:
17/01/2007 14:24

Realmente é desmoralizador. Já tenho aqui novamente os papéis preenchidos para ir à DGV, desta vez para alterar a medida ao meu 406 mas ainda me estou a mentalizar dos tempos de espera enormes e de que provavelmente não fico despachado à primeira. A ver vamos…

Eduardo Maio comentou:
02/02/2007 17:32

Bom, desta vez foi mais fácil e a homologação para o 406 não teve tantos problemas na DGV.

sergio augusto pereira monteiro comentou:
23/02/2007 21:35

Eu ainda nao passei por isso mas gostaria de perguntar,o que e nessecario realmente para me fazerem uma homolgação de pneus e de jantes,tenho um seat ibiza,que tem umas jantes 16 e uns pneus 205/45 e no librete so permite a jante 14 e os pneus 175/55,será que me legalizam isto?e como eide fazer,simceramente nao sei…Agradeço que me mandem uma resposta.

Eduardo Maio comentou:
23/02/2007 22:07

Essa medida não está correcta, ando para escrever um artigo no blog sobre isso mesmo, as medidas de pneus não podem ser escolhidas ao calhas. Ao mudar de jantes o diametro da roda não pode ser alterado, o seu carro está com um erro de 8%!

A marca nunca lhe vai legalizar essa medida porque não está dentro dos parametros de homologação do veículo.

Dominik comentou:
06/04/2007 21:27

Olá Eduardo! Já tinha visto o tal site do teu peugeot 106 xsi, porque na altura queria comprar um, mas agora fiquei-me por um renault clio 1.2 de 91! Não é a máquina como um Xsi, mas tb anda! =) Queria só deixar aqui o meu obrigado pela informação, porque vou tentar chegar com a Renault a homolgação tb, e por último dizer que a hipocrísia do governo é tanta que a ilegalidade passa a legalidade por umas notas de euro! E quem ao final do mês se tem que aguentar com um misero ordenado minimo tá f*! Abraço!

Eduardo Maio comentou:
07/04/2007 13:31

Pois, isso é uma verdade, com algum dinheiro por fora e algum conhecimento na DGV consegue-se legalizar várias medidas de jantes. Sei de um caso de um 206 com jante 18″ no livrete. Claro que se o carro for a IPO B não sei se não verificam de onde veio essa “homologação”.

O melhor é contactar a marca, procurar várias medidas que equiparam o mesmo chassis na época e pedir a homologação na marca.

Rui Roque comentou:
08/11/2008 11:17

Gostaria que me explicassem, se souberem, quais as medidas homologadas para um peugeot 2061.1, para as quais nao e preciso a declaracao da marca. Obrigado.

Eduardo Maio comentou:
08/11/2008 15:17

Se não está no DUA/Livrete então precisa da declaração da marca para fazer a homologação.

elisio-clio comentou:
19/03/2009 10:11

ola, eduardo, queria saber meu carro renault clio ano 1997, tenho pneus e jantes com medida de 185/60/R14 com livrete diz, mas queria mudar para 195/50/R15 como clio williiams, forma é igual meu. pode mudar? como faz? obrigado

Eduardo Maio comentou:
20/03/2009 14:23

A medida é correcta e não existe uma diferença significativa do raio do pneu.

É entrar em contacto com a Renault, provavelmente devem ter um departamento para estes assuntos, e expor o caso com as respectivas medidas e pedir os documentos para proceder à homologação da nova medida.

Miata comentou:
13/07/2009 00:27

Tenho umas jantes 16 no meu mx5, 205/45, devidamente homologadas, mas queria por umas 15, 195/50, também tenho que pedir homologação, ou como é uma medida menor não terei problemas?

Obrigado

Eduardo Maio comentou:
13/07/2009 01:04

Sejam maiores ou menores, se não estiverem indicadas no DUA/Livrete dá direito a multa.

Miata comentou:
13/07/2009 11:51

Muito obrigado

jose fiesta05 comentou:
21/09/2009 20:14

oi tenho um fiesta que me permite ter jantes 15 195 /50 mas as jantes que comprei saiem 1,5 para fora !!! é ilegal??? agradecia um esclarecimento obrigado

carlos ferreira comentou:
12/10/2009 22:54

queria saber que medidas de jantes posso por no meu pegeot 206 1.9d porque tanho umas jantes 15 e queria saber se dão para hamolgar agradecia uma resposta breve obrigado

Eduardo Maio comentou:
13/10/2009 22:52

O melhor é sempre perguntar na marca se permitem a sua homologação.

ilidio comentou:
31/01/2010 19:03

Eu tenho un 106 rallye 1300 quando passei para meu nome eles ate meteram 185/55R14 sem eu pedir nada a medida que eu queria era 195/45R15 que é o que o carro traz e vai e espeçao e passa sem probelemas, como faço para poder hamolgar ja que a marca não passa ?

Jorge comentou:
13/01/2012 17:39

boas, eu comprei um xsi e na dgv diz que a marca nao me deixam homolgar essa medida, 185/55 R14 por ser o modelo 1400, mandaram-me ir a marca mas nao posso, gostava de saber se me podem dar o e-mail da peugeot pra poder pedir essa medida

Eduardo comentou:
23/01/2012 20:38

Jorge ainda procurei aqui no email mas já não encontrei o endereço. O melhor é tentar obter um email no site da Peugeot.

Renato Batalha comentou:
29/05/2012 19:44

Boas caros amigos, gostava de ser esclarecido a cerca da homolgação de jantes, pois a muito pouco tempo comprei uma seat ibiza comercial de 1996 e tem jante 15, e gostava de saber como poderei homolgar esta mesma medida. Obrigado.
Cumprimentos Renato Batalha

Jorge Soares comentou:
10/04/2013 10:56

Bom dia, eu também tentei obter homologação pela Peugeot Portugal. Mas a mim o que me pediram foi um cheque no valor de 61,50€ e o dados da viatura. Eu tenho no livrete 185/55/14 e não raspa carregado (também tenho uma suspensão em condições ) mas queria meter umas 15 com 195/45 (para ficar a patrão ) e sendo assim como estou em França não vou andar a pedir a terceiros para me arranjarem a homologação, uma vez que não quero um cheque a passear por ai! XD Cumps

Eduardo comentou:
10/04/2013 11:29

Jorge Soares provavelmente por estar a requerer uma medida que não foi homologada na viatura estão-lhe a pedir um valor para cobrir os custos de homologação com o IMTT.

No meu caso sempre optei por medidas que eram usadas noutras motorizações, nunca fui atrás dessas medidas “à patrão” :lol:

Rui Jordão comentou:
19/03/2014 22:11

Jorge Soares já que estás em França (eu também estou à pouco tempo) gostava que me tirasses uma duvida se souberes… É que aqui em França anda muita gente com jantes sem serem de origem… Sabes como se processa para homologar as jantes cá? É assim tão complicado como em Portugal? É que comprei um laguna break de 2005 e as jantes são um bocado feias, aliás são com tampas.. Obrigado, fico à espera de uma resposta..

Bruno California comentou:
13/11/2015 09:46

Bom dia tenho um peugeot 206 1.1. de 2000 e tenho jante 195/50/15 mas no livrete so me premite ate 175/60/14.
Como poderei homolgar para esta medida?
Comprei o carro à dois meses e só agora me deparei com esta situação.
Obrigado

Eduardo comentou:
15/11/2015 00:13

Bruno tem que contactar a Peugeot para confirmar se essa medida está homologada para o modelo em questão.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.