Imposto Único de Circulação e a ausência de multas

Publicado a por Eduardo

Operação StopAndam os fóruns de automóveis em reboliço porque alguém se lembrou de fazer uma notícia de encher chouriços. Aparentemente descobriram que tanto a GNR como a PSP não podem multar por ausência de pagamento do Imposto Único de Circulação, ou IUC.

Isto é de tal forma uma descoberta maravilha que até foi notícia na TSF e no i Online.

É claro que a Polícia não vai multar ninguém por não ter pago o Imposto Único de Circulação. Qual será a próxima notícia, que as Finanças estão impedidas de multar os condutores que circulam em excesso de velocidade?

O pagamento (ou não) do IUC passou a ser competência das Finanças, e espantem-se, têm um controlo muito maior sobre quem paga ou não este imposto porque está tudo informatizado. Aliás, a fuga ao pagamento do antigo selo era de tal forma descarada que se optou por processar tudo electronicamente usando a máquina fiscal das Finanças.

Portanto antes de começarem a bater palmas e a deixar de pagar o Imposto Único de Circulação porque a Polícia não fiscaliza esta situação, lembrem-se que o não pagamento do IUC pode levar ao congelamento da devolução do IRS, assim como possíveis sanções ou penhoras fiscais.

Artigos relacionados

Parlamento aprova fim da taxa adicional do ISP
Parlamento aprova fim da taxa adicional do ISP
A proposta que põe fim a esta taxa adicional pode reduzir o valor de imposto cobrado em 6 cêntimos no gasóleo e 4 cêntimos na gasolina.
Combustíveis em alta. Carros eléctricos são solução?
Combustíveis em alta. Carros eléctricos são solução?
Estamos novamente numa daquelas alturas em que a comunicação social se foca no preço dos combustíveis porque voltaram a preços...
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
O meu veredicto sobre como é viver com um Opel Ampera após 10.000km. O Ampera é a versão europeia do Chevrolet Volt, um E-REV que permite circular em modo 100% eléctrico e tem um gerador a gasolina quando acaba a autonomia eléctrica.

Comentários

João Manuel
João Manuel
01/11/2009 22:08
Ora cá está mais uma oferta de não pagamento para os emigrantes com o seu belo chasso com mais de 10 anos...
Seguros são poucos os que pagam, IPO ainda menos e selo então... se a Policia não multa! Ma-ra-vi-lha!!! Neste rico pais à beira mar plantado não compensa ser honesto!
Eduardo
02/11/2009 00:40
A Polícia não multa mas as Finanças aplicam sanções, nomeadamente em termos de IRS (fica por receber).

O controlo é agora mais apertado e têm sido canceladas muitas matrículas que não pagam o IUC e que não fazem inspecção à alguns anos.
João Manuel
João Manuel
02/11/2009 21:32
Sem duvida que numa sociedade civilizada esta situação era a ideal.
contudo num Pais como Portugal onde quem engana os Bancos, as Companhias de Seguros e o Estado tem honras de heroi e alguns até mesmo horário nobre na TV...
...a sério que acredita que o Estado vai "pôr mão" nesta situação!?
Eu não!

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar