Leitura automática de matrículas

Publicado a por Eduardo

Sistema Provida 2000Acabei de ler no Público que um grupo de trabalho do MAI propôs um sistema de leitura automática de matrículas como forma de combater o carjacking. Ora, é claro que isto não combate o carjacking, mudam-se as matrículas e acabou, mas este sistema já devia ter sido implementado à muito para apanhar as viaturas que circulam sem selo, sem inspecção e sem seguro ou até mesmo as viaturas que constam para apreender! Eu à muito que defendo esta medida, seja com leitores fixos (nas portagens ou à entrada das cidades) ou móveis nos típicos radares escondidos atrás de uma moita a fazer "prevenção".

E não venham já gritar a plenos pulmões que isto é caça à multa, a verdade é que se todos pagarmos os nossos impostos acabamos todos por pagar menos, ou acham bem pagar €500 por ano de seguro quando outros circulam na mesma via sem o pagar?

Esta medida peca é por tardia, agora que se crie uma base de dados central devidamente actualizada com as informações das viaturas.

Artigos relacionados

Como importar um Opel Ampera
Como importar um Opel Ampera
Guia com todos os passos para importar um Opel Ampera ou outro veículo plug-in para Portugal. A mesma lógica também se aplica a carros a gasolina e gasóleo.
Radares de ruído em New South Wales
Radares de ruído em New South Wales
Os aussies tiveram uma brilhante ideia e desenvolveram um radar que detecta ruído excessivo. Ao passar um automóvel ou mota com um...
IUC a levar ao abate em massa
IUC a levar ao abate em massa
Basta olhar para os dados estatísticos da Valorcar para perceber que a alteração do IMV para o IUC foi uma óptima medida do nosso...

Comentários

Jota
Jota
01/06/2008 00:15
Boas noites.
Há uns largos meses li um artigo sobre este tipo de camaras em Inglaterra (claro que a Policia Inglesa não deve ter tanto trabalho como a Portuguesa com o mesmo tipo de equipamento...!). São uns aparelhos realmente incriveis e se bem que possa ser apanhado por elas em excesso de velocidade, apoio a sua implementação a 100%.
Só espero que façam "caça à multa" com carros em situações irregulares de Inspecções, Seguros, furtados, ... e que começem com os mais antigos e conduzidos por emigrantes...
É ve-los comprar autenticos "chaços" e circularem neles em ruas estradas e avenidas deste Pais!
Eduardo
01/06/2008 13:49
Em Londres existem vários equipamentos destes principalmente para verificar se a "congestion charge" foi devidamente paga, além de verificar outras situações que possam estar em falta.

Pode ser que se acabe com os carros que por aí circulam sem seguro e sem inspecção, acho que até o FGA e as seguradoras agradecem.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar