Ligações eléctricas simples com Posi-Tap

Publicado a por Eduardo

Conector Posi-TapEste post vai ser um pouco fora do normal para o que costumo escrever aqui no blog, mas vai ser útil a quem gosta de DIY.

Tenho algum material eléctrico para instalar no carro mas os locais de ligação são de difícil acesso e podem estar sujeitos a algumas vibrações. Além disso estão num local de difícil acesso.

Ora, soldar está fora de questão, não tenho jeito e com o calor sujeito-me a derreter o isolamento dos cabos. Posso sempre cortar os cabos e cravar uns terminais, mas colocar um alicate de cravar ali é complicado e lá teria que dar calor na manga termo-retrátil para ficar algo seguro. Ainda pensei naqueles terminais de plástico para cravar mas não me inspiram confiança.

Comecei a fazer algumas pesquisas na net para ver a melhor técnica para a instalação que queria fazer e cheguei a um site muito interessante, o Motorz TV onde usam uns conectores de nome Posi-Tap. Depois de ver um vídeo onde mostram como funcionam e de consultar alguns fóruns principalmente de motas onde usam estes conectores fiquei rendido. Afinal de contas se aquela ligação aguenta as trepidações de uma mota, num carro é ouro sobre azul.

Aliás, existem acessórios para motas como lâmpadas adicionais para todo-terreno que já trazem os Posi-Tap para fazer a ligação à cablagem original da mota.

Lá mandei vir uns de Inglaterra do site Kojaycat e passados 4 dias estavam a ser entregues à minha porta. Recomendo!

Assim que os recebi fui fazer uns testes. Arranjei um pouco de fio de 2mm e fiz a ligação. Verifiquei com um multímetro e a corrente passa sem dificuldades. Desmontei tudo e o interessante é que no fio que teoricamente estará na viatura apenas fica um ligeiro furo de uma agulha no topo. Voltei a montar e a desmontar várias vezes e fui sempre verificando com o multímetro se existiam diferenças na resistência, mas estava tudo 5 estrelas.

Comecei então, depois de montar e desmontar tanta vez, a puxar pelos fios. Foi preciso puxar com um alicate com força para que o isolamento do fio desse um pouco de si e consegui apenas puxar alguns fios de cobre, uma vez que o fio de 2mm era multi-filar.

A melhor ligação será sempre soldar os fios e isolar com manga termo-retrátil, mas para quem não tem jeito como eu os Posi-Tap são fantásticos e dão quinze a zero aos terminais de cravar. O melhor de tudo é que são simples e rápidos de instalar, são reutilizáveis e ao desmontar deixam poucas ou nenhumas marcas na cablagem de origem da viatura.

Artigos relacionados

Alguém em Espanha abriu os olhos!
Alguém em Espanha abriu os olhos!
Parece que em Espanha alguém acordou, infelizmente já acordaram tarde mas ao menos andam com medidas mais sérias para reduzir as...
Carros eléctricos em Portugal
Carros eléctricos em Portugal
Carros eléctricos em Portugal estão na moda, mas será que trazem um benefício real aos portugueses? Estão as nossas cidades preparadas para o carro eléctrico?
Combustíveis simples só vieram complicar
Combustíveis simples só vieram complicar
A nova lei dos combustíveis simples não trouxe nenhum beneficio ao consumidor, pelo contrário, reduziu a qualidade do combustível e o preço manteve-se o mesmo.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar