Ligações eléctricas simples com Posi-Tap

Conector Posi-TapEste post vai ser um pouco fora do normal para o que costumo escrever aqui no blog, mas vai ser útil a quem gosta de DIY.

Tenho algum material eléctrico para instalar no carro mas os locais de ligação são de difícil acesso e podem estar sujeitos a algumas vibrações. Além disso estão num local de difícil acesso.

Ora, soldar está fora de questão, não tenho jeito e com o calor sujeito-me a derreter o isolamento dos cabos. Posso sempre cortar os cabos e cravar uns terminais, mas colocar um alicate de cravar ali é complicado e lá teria que dar calor na manga termo-retrátil para ficar algo seguro. Ainda pensei naqueles terminais de plástico para cravar mas não me inspiram confiança.

Comecei a fazer algumas pesquisas na net para ver a melhor técnica para a instalação que queria fazer e cheguei a um site muito interessante, o Motorz TV onde usam uns conectores de nome Posi-Tap. Depois de ver um vídeo onde mostram como funcionam e de consultar alguns fóruns principalmente de motas onde usam estes conectores fiquei rendido. Afinal de contas se aquela ligação aguenta as trepidações de uma mota, num carro é ouro sobre azul.

Aliás, existem acessórios para motas como lâmpadas adicionais para todo-terreno que já trazem os Posi-Tap para fazer a ligação à cablagem original da mota.

Lá mandei vir uns de Inglaterra do site Kojaycat e passados 4 dias estavam a ser entregues à minha porta. Recomendo!

Assim que os recebi fui fazer uns testes. Arranjei um pouco de fio de 2mm e fiz a ligação. Verifiquei com um multímetro e a corrente passa sem dificuldades. Desmontei tudo e o interessante é que no fio que teoricamente estará na viatura apenas fica um ligeiro furo de uma agulha no topo. Voltei a montar e a desmontar várias vezes e fui sempre verificando com o multímetro se existiam diferenças na resistência, mas estava tudo 5 estrelas.

Comecei então, depois de montar e desmontar tanta vez, a puxar pelos fios. Foi preciso puxar com um alicate com força para que o isolamento do fio desse um pouco de si e consegui apenas puxar alguns fios de cobre, uma vez que o fio de 2mm era multi-filar.

A melhor ligação será sempre soldar os fios e isolar com manga termo-retrátil, mas para quem não tem jeito como eu os Posi-Tap são fantásticos e dão quinze a zero aos terminais de cravar. O melhor de tudo é que são simples e rápidos de instalar, são reutilizáveis e ao desmontar deixam poucas ou nenhumas marcas na cablagem de origem da viatura.

Radar 50km/hRadar da PSP na ilha TerceiraConduzir na cidade

Comentários a “Ligações eléctricas simples com Posi-Tap”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.