Mais Gasolina vs GasMappers

GasmappersNormalmente não perco o meu tempo com estas coisas, cópias exactas de outros sites que produzi sempre apareceram, desde o site da Titanium Solutions até ao mais copiado, o Sprint Total.

Hoje ao navegar no fórum do Autohoje vejo que alguém escreveu uma mensagem a indicar um site de nome Gasmappers, como concorrência ao Mais Gasolina. Fantástico, pensei eu, e lá cliquei no link para ver se encontrava assim algumas funcionalidades porreiras de que não me tivesse lembrado, mas não. Um simples mapa e a indicação dos preços mais baixos e mais altos sem indicar quais os postos que os praticam.

Mesmo assim, como o site é recente, lá deixei passar e decidi procurar pelos postos com GPL na minha área e fiquei espantado, todos os postos apareceram com GPL como o da BP da imagem acima, menos o único da minha área que realmente tem GPL! O mesmo para o Gasóleo + e Gasolina 98.

Lá decidi pesquisar no Google e encontrei uma entrada no Absinto sobre o site. Outras pesquisas mostraram que um dos mentores do Gasmappers foi premiado pela Microsoft com o prémio great minds, great efforts, irónico não?

E onde é que quero chegar com isto? Um site sobre seja lá o que for precisa de alguém que conheça bem o terreno que está a pisar, o que não acontece aqui. Os postos da Galp não têm todos o mesmo preço, existem vários tipos de combustível que não são vendidos em todos os postos e até existem postos que vendem produtos diferentes de várias marcas, caso da A.S. de Caia que vende GPL pela marca Galp e restantes combustíveis pela marca Repsol.

Para fazer um site destes não basta escrever algumas linhas de código, até perco a conta às vezes que pego no carro para percorrer as nossas estradas à procura de novos postos, a confirmar a localização e preços dos postos actuais e um sem fim de informações.

É pena, porque como até estou de volta do site a re-estruturar toda a base de dados dava jeito encontrar umas novas funcionalidades para adicionar ao Mais Gasolina para além das já sugeridas pelos utilizadores.

Gasóleo mais caroPosto BPInsonorização num automóvel com Dynamat

Comentários a “Mais Gasolina vs GasMappers”

Miguel comentou:
21/06/2008 00:55

Já tens concorrência e tudo mas tá fraquinho, xhor sprintas então que novidades vêm do +gasolina que ele está em “obras”?

Eduardo Maio comentou:
21/06/2008 00:58

É melhor não dizer senão ainda copiam, lol. Uma das coisas que já está online são os preços no mapa e outra que já está visivel são os dados dos postos como o horário e os serviços.

O resto passou a ser segredo, nem a namorada sabe (também ainda não lhe disse).

Gilberto Dumas comentou:
21/06/2008 08:35

epa nao achei fraco .. os preços que lá estão acho que sao de referencia, dizem no balaozinho em baixo..

ainda tem poucos preços mas está a começar pelo menos nunca tinha ouvido falar. vamos ver como fica daqui a umas semaninhas! pareceme estar bem feito

Eduardo Maio comentou:
21/06/2008 09:41

Gilberto, o problema é que aquele posto (e todos os outros) não têm GPL apesar de ser indicado que sim, e de todos aqueles postos apenas o da BP é explorado pela BP Gest 24 que pratica os chamados preços de referência.

Dá-lhe mais gasolina, ou não! comentou:
21/06/2008 10:01

inda bem que os nossos enginheiros sao inteligentes e pensam por eles proprios.

Carlos P. comentou:
21/06/2008 15:01

Eduardo, este link deve ser interessante.

http://www.google.com/trends?q=mais+gasolina%2C+gasmappers&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

É importante referir que o Mais Gasolina foi o primeiro e tem muitos utilizadores e vários postos com informação útil, isto é o mais importante e é o que faz do site uma ferramenta de trabalho.

José Santana comentou:
22/06/2008 12:57

Um dia registei-me no Mais Gasolina, e desde então, tenho usado o Mais Gasolina.

Todos os dias verifico o Mais Gasolina, e actualizo postos no Mais Gasolina.

Espero curioso pelas novidades do Mais Gasolina, indo ao site do Mais Gasolina.

Acho que o Eduardo, criador do Mais Gasolina, sabe do que fala. Fico a aprender com as suas opiniões acerca de (Mais) Gasolina.

O Eduardo não vai parar de trabalhar no Mais Gasolina! hehe

Um abraço amigo

Carlos P. comentou:
22/06/2008 16:40

Eduardo, neste link dizem ter a mesma ideia.

http://www.borfast.com/blog/mais-gasolina

A data coincide com o registo do domínio do outro site.

Eduardo Maio comentou:
22/06/2008 17:53

António isto está atrasado, mas algumas novidades já são visíveis, algumas em http://www.maisgasolina.com/posto/1/ mas a maioria vai ser na edição de dados pelos utilizadores e na moderação destes em back-office. O resto é informação classificada, eheh.

E agradeço a tua colaboração no Mais Gasolina.

José a concorrência é boa porque me faz trabalhar mais depressa e ter ideias novas. Como observo também o mercado dos combustíveis de perto vou tendo capacidade para adaptar o serviço rápidamente às novidades do sector.

Tal como ao António, agradeço a tua preciosa colaboração no Mais Gasolina.

Carlos, algo curioso é que depois do site ter começado a ser divulgado apareceram vários emails e posts noutros blogs onde muita gente dizia que tinha tido a mesma ideia, um até escreveu que era “igualzinho” ao que tinha em mente.

O mais cómico foi um que disse que teve a mesma ideia à 10 anos atrás, ou seja, bem antes de o preço dos combustíveis ter sido liberalizado o que é ridículo.

Eu depois de ver um carro feito também posso dizer que tive a mesma ideia, “igualzinho”, ou que se quisesse até fazia melhor.

Na realidade o mais parecido que vi em Portugal foi no fórum do Autogás (ficheiro para Google Earth com os preços do GPL que já não está disponível) e um site pessoal apenas com uma lista de alguns postos e respectivos preços.

Não lhes podemos dar muita importância.

Continua é a colaborar que a malta agradece.

Istari comentou:
23/06/2008 10:40

sabes que mais edu? eu, quando vi a reportagem na tv, fiquei ultrajada, porque eu, há 20 anos atrás, com uns meros 3 aninhos, tive um sonho em que iria fazer um site de internet, igualzinho ao maisgasolina. e como 3 anos depois andei contigo à escola, acedeste telepaticamente à minha memoria, viste esse sonho, e, PLAGIASTE-ME!!!! nunca te irei perdoar. Quando vi o teu site, verifiquei ser igual, mas so com a reportagem… digo… reportagENS, é q fiquei ultrajada!

Istari comentou:
23/06/2008 13:05

isto é mais ou menos o que se passa. Desde que têm visto a publicidade ao site, e, o passa a palavra que existe em torno do site, aparecem dezenas de pessoas a dizerem q ate tinham pensado em fazer algo… até podem ter pensado, mas quem fez, foste tu! lata de certos individuos. so falatava dizerem q ate podiam ter ganho o euromilhoes, pq tinham pensado naqueles numeros… piuff….

Mario comentou:
02/08/2008 19:21

Uma utilidade que devia ser acrescentada era a de mostrar numa pagina, por ordem descendente do preço do combustivel selecionado, a lista de postos favoritos. Assim, dentro dos favoritos, que supostamente são os mais usados, podemos com 1 consulta a pagina verificar qual o mais barato. Se tiverem promoçoes deverá ter 1 aviso

António Rodrigues comentou:
21/03/2010 01:55

Volto a este tópico para dizer que o Gasmappers está morto, não tem actualizações à mais de 3 meses! No Mais Gasolina a última actualização foi à 20 minutos!

Que pena o governo não ter apostado neste projecto, que o site oficial é muito difícil de usar!

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.