Não, a gasolina e o gasóleo não vão acabar

Publicado a por Eduardo

Os jornais e outras publicações online estão carregadas de artigos mal traduzidos por pessoas que não fazem ideia sobre o que estão a escrever. Isto é um facto.

O problema é quando essas mesmas publicações escrevem algo por dedução, sem confirmar factos, e o pior ainda é que outras publicações vão atrás. No Motor24 criaram o artigo com o título Despeça-se da gasolina 95, 98 ou Diesel: É assim que vai identificar o combustível do carro para falar da norma NP EN 16942:2017.

O artigo em nada explica para que serve a directiva, apenas indica que os carros vão passar a ter um autocolante com o combustível que podem ter e o mesmo nas bombas. Claro, lançou a confusão com pessoas que sempre meteram gasóleo ou gasolina 95 sem saber afinal que combustível iam colocar.

Bastava à pessoa que escreveu o artigo pesquisar um pouco para perceber que nada muda. A gasolina 95 vai continuar a chamar-se gasolina 95, a mesma coisa para a 98 e para o gasóleo. É que, espantem-se, em Portugal já há bastantes anos que andamos a abastecer os carros com combustível misturado com biocombustíveis. A gasolina 95 tem 5% de etanol e o gasóleo passou a ter 7% de biodiesel.

Nalguns postos essa informação está presente dentro das lojas de conveniência, outros têm nos sites das marcas a constituição do combustível com essa percentagem indicada. Nada de novo.

Bombas com gasolina E10

Portanto, não muda nada, só passamos a ter mais uns autocolantes nas bombas a indicar o tipo de combustível até Outubro deste ano.

Esta directiva europeia faz sentido porque noutros países europeus que não Portugal vende-se E85 e E100, ou seja, gasolina com 85% de etanol ou etanol apenas. O problema é que algumas mentes brilhantes do marketing decidem criar o combustível SuperEtaXpto e ficamos sem saber se é E5, E10, E85 ou E100. Outras petrolíferas com pessoas mais capacitadas colocam essa designação juntamente com o produto, por exemplo SuperPowerForce E85 Cenas.

Assim o consumidor passa a saber o que está a colocar no depósito e não mete E10 a pensar que está a meter E85.

Mas o manual do meu carro diz para não por biocombustíveis!

Os carros que dizem isso não podem circular com E85, E100 e B100. Esse aviso refere-se apenas a uma incorporação de biocombustíveis elevada.

E não, o carro não vai avariar por causa do biodiesel ou do etanol. O único problema comprovado que o etanol causa é ressequir borrachas de tubos do combustível que não estão preparados para tal, em carros antigos (mais de 20 anos). Mas isto acontece apenas com E10 ou superior, e provavelmente dependendo de onde abastecem, se usam gasolina 98 já estão a colocar E10 há vários anos.

Preciso de ter um autocolante destes no meu carro?

Não, não é necessário. Apenas os carros novos passam a vir com estes autocolantes na tampa do depósito para indicar os combustíveis para que estão preparados.

Também gosta mais de carros do que de chocolates?

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Qual é afinal o futuro do gasóleo?
Qual é afinal o futuro do gasóleo?
Afinal qual é o futuro do gasóleo? Ainda vamos ter muitos anos de carros com este combustível ou vai ser delegado apenas a camiões e máquinas agrícolas?
Os prós e contras do GPL após 17.000km
Os prós e contras do GPL após 17.000km
Percorridos 17.000km desde a instalação venho falar dos prós e contras do GPL, pelo menos no meu ponto de vista. Apenas para...
Guia da insonorização automóvel
Guia da insonorização automóvel
Saiba como evitar ruídos parasitas e melhorar a vida a bordo com um habitáculo mais silencioso. Resultados da insonorização num 406 Coupé com material Dynamat

Comentários

João Gaspar
João Gaspar
06/02/2019 12:24
Vou comprar um alfa romeo mito turbo distintivo tem um motor muito rotativo qual a melhor gasolina?
Eduardo
06/02/2019 21:51
João se nada indicar em contrário no manual, qualquer SC95 pode ser utilizada.
Luis Amaro
Luis Amaro
10/02/2019 21:14
Boas, alguém me sabe dizer se em Portugal e em Espanha se vende gasolina E85 como na França em Bombas normais?
Cumprimentos
Eduardo
11/02/2019 22:29
Luis Amaro em Portugal não encontra E85. Em Badajoz e Madrid existiam bombas E85, mas foram as únicas que encontrei.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar