No período de um ano as emissões em modo EV do meu carro foram 39g/km de CO2

Publicado a por Eduardo

De certeza que já leu um ou outro artigo que indica que os carros eléctricos poluem mais que os carros a gasolina ou gasóleo, que são todos alimentados a carvão ou que os proprietários dos plug-in apenas andam a gasolina.

Já escrevi alguns artigos sobre algumas das ideias erradas sobre este tipo de carros e a sua real poluição. Em Portugal os tarifários associados à mobilidade eléctrica têm energia fornecida de fontes renováveis (no meu caso com a EDP 100% hídrica), no entanto o mix energético é composto por outras fontes de energia. Bom bom era anotar todos os carregamentos feitos e saber exactamente que tipo de energia consumia e comparar com a média anual de emissões desse ano, até porque a barragem mais próxima de minha casa fica a mais de 100 km em linha recta e duvido que na minha tomada só cheguem electrões gerados nas nossas barragens.

Criei então uma ferramenta para esse efeito, o EV Carbon Tracker, onde anotei todos os carregamentos que efectuava, e no total dos carregamentos de 2020 o resultado foi este: consumo médio de 17.4 kWh/100km, emissões de 39 g CO2eq/km e 62% de energia renovável.

Emissões de 2020 do Opel Ampera

O consumo é mais alto que a média do carro, a média do carro é de 15.8 kWh/100km no entanto os carregadores têm sempre perdas de energia e o arrefecimento ou aquecimento das baterias também consome energia. O consumo de energia foi assim medido com um contador e pelos valores devolvidos nos carregadores da rede Mobi.e.

E apenas 4% da energia foi proveniente do carvão. Este valor era mais baixo, cerca de 3% mas subiu nos últimos 3 meses porque a EDP vai encerrar a central termoeléctrica de Sines em Janeiro de 2021 e está a queimar todo o carvão armazenado para produzir electricidade. Já a minha percentagem de energia solar é bastante baixa porque carregado quase sempre à noite por ser mais barato e a energia nesse período acaba por ser mais limpa por existir menos consumo.

O resultado são emissões de 39 g CO2eq/km. Se comparar com um carro equivalente a gasolina com um consumo de 5.5l/100km este poluí 3 vezes mais. Por curiosidade, o meu carro anterior poluía 7 vezes mais que o Ampera.

Mas as minhas emissões são na realidade inferiores

Na minha factura de electricidade da EDP vem todos os meses indicado O meu consumo gerou: 0.0 kg CO2 porque a minha energia é 100% renovável de fonte hídrica. Pela lógica as minhas emissões foram então zero, o título do artigo está errado e podemos terminar por aqui.

A realidade é que até a energia hídrica tem emissões, neste artigo explico isso mesmo. Então se a energia de fonte hídrica tem emissões de 24 g CO2/kWh as minhas emissões deviam ser 4,2 g CO2eq/km.

Se 39 g CO2/km só de emissões vindas no escape já é uma tarefa quase impossível para qualquer veículo de passageiros, emissões de 4,2 g é uma utopia.

Uma ferramenta para saber quanto poluí um eléctrico

Ainda existe muita desinformação sobre a produção de electricidade e as emissões dos carros eléctricos. É comum ver pela net comentários de pessoas que pensam que em Portugal quase toda a energia vem do carvão e temos poucas renováveis quando em 2020 62% da energia produzida foi de fonte renovável e 4% foi a partir do carvão.

A minha ideia inicial era ter uma ferramenta online onde os utilizadores de carros eléctricos pudessem colocar os seus carregamentos e perceber quais as suas emissões reais, no entanto com os dados que obtive após um ano de carregamentos verifiquei que este método indica que as emissões são menores em 5% relativamente à média anual de emissões de cada país.

Assim criei um site com as emissões actuais de vários países e o total mensal e anual. No Nowtricity fica assim disponível uma ferramenta que com apenas alguns dados se torna possível saber quais as emissões reais de um carro eléctrico, seja ele BEV, EREV ou PHEV.

Criar este site só foi possível porque na União Europeia existe uma entidade, a ENTSO-E, que traduz para Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Electricidade.

Aqui todos os produtores de electricidade enviam os dados de produção a partir de cada tipo de energia, central eléctrica, preços praticados e até uma previsão de produção de energia solar e eólica.

Com estes dados é possível saber em cada instante o tipo de energia que está a ser produzida e calcular as emissões por kWh de cada país, como em Portugal.

E com a previsão de energia e uma visão mais alargada de como está a energia a ser produzida posso escolher carregar o carro numa altura mais favorável em termos de emissões ou até conduzir de uma maneira mais despreocupada quando as emissões estão baixas.

Artigos relacionados

Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Um carro eléctrico não polui mais que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou gasóleo. Para o comprovar uso dados e faço contas a vários cenários, até com dados em países que usam maioritariamente carvão.
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
O meu veredicto sobre como é viver com um Opel Ampera após 10.000km. O Ampera é a versão europeia do Chevrolet Volt, um E-REV que permite circular em modo 100% eléctrico e tem um gerador a gasolina quando acaba a autonomia eléctrica.
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Híbrido, plug-in, eléctrico? O mercado automóvel está a mudar e existem novos tipos de carros com diferentes modos de funcionamento. Descubra as diferenças entre eles.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar