Nova etiqueta de pneus em Novembro de 2012

Publicado a por Eduardo

Nova etiqueta de pneusA partir de 1 de Novembro passar a ser obrigatória a inclusão da nova etiqueta de pneus com informações em relação ao consumo de combustível, aderência em piso molhado e ruído.

Esta etiqueta vai ter um aspecto semelhante ao da eficiência energética que já é comum em electrodomésticos e agora também em casas e automóveis nalguns países.

O que me agrada bastante nesta nova etiqueta é a indicação do ruído de rolamento, algo que me tinha dado bastante jeito quando procurei pneus silenciosos para o 406 Coupé. Interessante seria também a inclusão de uma medida da duração média dos pneus, pois existem pneus macios que fazem 30.000km e outros que fazem 70.000km.

Alguns fabricantes de pneus já se adiantaram e reclassificaram toda a sua gama de pneus de acordo com as regras para a nova etiqueta. Por exemplo no site da Michelin toda a gama já tem a classificação de acordo com a nova etiqueta.

Será uma preciosa ajuda para os consumidores que não têm conhecimentos sobre os diferentes tipos de pneus.

Artigos relacionados

A minha lista de carros: Historial automóvel
A minha lista de carros: Historial automóvel
Começando num 106 XSI, até um 406 Coupé e por fim um C6. A minha lista de carros muito ao estilo do segmento Star in a Reasonably Priced Car do Top Gear.
Guia da insonorização automóvel
Guia da insonorização automóvel
Saiba como evitar ruídos parasitas e melhorar a vida a bordo com um habitáculo mais silencioso. Resultados da insonorização num 406 Coupé com material Dynamat
Mudar jantes ou pneus, como fazer?
Mudar jantes ou pneus, como fazer?
Estou farto de ler em fóruns ou de ouvir em "conversas de café" malta que quer mudar de jantes ou pneus e não faz a mínima ideia do que...

Comentários

Cledónio
Cledónio
13/08/2012 10:17
Finalmente! Sempre procurei a informação do nível de ruído ao comprar pneus, mas nem as lojas tinham tabelas ou catálogos com esses dados..

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar