O mercado a funcionar: Galp com descontos aos fins de semana

Posto GalpA Galp anunciou que alguns dos seus postos vão oferecer um desconto de 6 cêntimos por litro aos fins de semana e que esta campanha é acumulável com as promoções Vice-Versa e cartão Fast, portanto até 16 cêntimos de desconto por litro!

Curioso ver que estes descontos aparecem simplesmente porque a concorrência é forte. Na minha área de residência existem vários postos da Galp, todos de revendedores. Os preços praticados eram sempre superiores em 1 cênt/litro em relação aos valores praticados pelos postos da Galpgeste.

Mais tarde passaram a praticar os mesmos valores que a Galpgeste, mas sem aceitar os talões de desconto da promoção Vice-Versa. Uma bomba na área, que já tinha os preços mais baixos que a Galp, começou a fazer um desconto de 6 cêntimos por litro em todos os combustíveis, todos os dias. Os postos da Galp da zona começaram a aceitar os talões do Continente/Modelo com publicidade a tal facto.

De momento estas mesmas bombas aceitam os talões da campanha Vice-Versa, os pontos do cartão Fast e ainda aderiram à campanha de desconto de 6 cent/litro aos fins de semana, mas mesmo assim o movimento continua bastante inferior ao posto mais barato da zona, que mesmo com estes descontos continua a praticar um preço inferior à Galp.

Tal como se verifica em Aveiro, o mercado com concorrência funciona, não é necessária uma regulação dos preços mas sim uma redução na burocracia e uma agilização dos processos para permitir a abertura de novos postos.

E acima de tudo, o preço dos combustíveis está tão acima do seu valor real que o podem vender com 16 cêntimos de desconto sem ter prejuízo. Curioso é que, mesmo com a descida de preço e todas estas promoções, o consumo de combustível continua a descer. Deixou de ser moda dizer que se faz Lisboa > Porto sempre a 200km/h e passou a ser cool dizer que se gastou apenas 6l/100km nesse percurso.

Radar 50km/hAmbulância do INEMLand Rover Discovery 3

Comentários a “O mercado a funcionar: Galp com descontos aos fins de semana”

José Santana comentou:
10/11/2008 15:51

Amigo Eduardo, foi com tristeza que reparei que a minha zona não está incluída nesses descontos, ou então fui eu que não li correctamente.

Estou esperançado é em testar a nova parceria da BP com o VFC de que sou sócio, onde fizeram um cartão azul que garante desconto aos sócios. A ver vamos… ;)

Grande abraço

Constantino comentou:
10/11/2008 23:05

Curioso, foi precisamente hoje que reparei nisso e achei estranho a Galp fazer promoções.
Ainda ontem no telejornal foi dito que a desculpa para os preços não acompanharem a descida dos preços do petróleo era ser complicado fazer as contas. Parece que é mais fácil somar do que subtrair.

Eduardo Maio comentou:
11/11/2008 00:39

José mas a tua zona agora parece Aveiro. Já viste os preços de algumas BP, a vender o combustível ao mesmo preço que no Jumbo? Está ao rubro!

Constantino realmente este tipo de promoções começou com as outras gasolineiras, finalmente a Galp aderiu. Mas o consumo contínua a baixar, qualquer dia têm que o beber porque não o vendem.

Eduardo Maio comentou:
11/11/2008 19:47

E hoje pude constatar que iremos voltar ao mesmo cenário com o gasóleo mais caro que a gasolina como aconteceu em Maio.

E ainda não chegamos a 2009, quando entrará em vigor a norma europeia que obriga que os combustíveis tenham no máximo um teor de enxofre de 10ppm.

O que safa o preço do gasóleo é que o ISP é muito inferior do que na gasolina. Erradamente, mas é.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.