Os carros da TV dos anos 80

Publicado a por Eduardo

Miami Vice FerrarisDurante os anos 80 existiram várias séries de televisão onde os automóveis tinham um papel de destaque, quando não eram a vedeta da série. Quem não se lembra da carrinha do Esquadrão Classe A (A-Team) ou do Kitt em Justiceiro (Knight Rider)? Eram carros nunca antes vistos, numa altura em que a personalização automóvel era ainda uma miragem para muitos. Deixo aqui os carros que acho serem os 3 mais marcantes das séries de TV da altura.

Knight Rider
Talvez o carro mais conhecido da história da televisão, com uma fama superior ao Herbie, o KITT (Knight Industries Two Thousand) foi a vedeta da série Knight Ride. Quem não se lembra da sua luz vermelha com o barulho caracteristico, do modo Turbo Boost e Pursuit que faziam o KITT andar a velocidades incriveis e saltar por cima de obstáculos. Existe uma lista extensiva de todas as funções entre outras curiosidades do KITT no Wikipedia.

Quem não delirava quando via o KITT a conduzir-se a ele próprio, ou até mesmo quando o Michael o chamava pelo seu relógio Casio "Kitt amigão, me vem buscar" e o KITT aparecia abrindo a porta, tudo isto sozinho, sem condutor.

Existe uma enorme comunidade de entusiastas do Knight Rider que constroem várias réplicas do KITT e do KARR.

KITTKITTKITT

Miami Vice
Quem não se lembra da dupla Crockett e Tubbs? A série Miami Vice baseava-se num grupo de detectives, mais precisamente Crockett e Tubbs que conduziam normalmente um Ferrari Daytona Spider, mas que afinal não era nenhum Ferrari! Era uma réplica baseada num Corvette com o exterior e todo o hardware da Ferrari.

No entanto a Ferrari viu que a série estava a ter sucesso e o seu carro e respectiva marca estavam a ter uma procura elevada por causa da série e nada melhor do que fornecer dois Ferrari verdadeiros, o melhor que tinham na altura, dois Testarossa em preto. Os carros foram pintados posteriormente para branco por causa do melhor contraste à noite, apesar de um dos Testarossa ter aparecido com a cor preta no episódio "When Irish Eyes Are Crying". Assim o Daytona de Sonny explode e ele recebe um novo Testarossa pintado de branco.

A série Miami Vice proporcionou um "boom" nas vendas da Ferrari tão grande que a marca decidiu oferecer um Testarossa cinzento a Don Johnson (Sonny Crockett)

Miami Vice Daytona SpiderMiami Vice Daytona SpiderMiami Vice Daytona Spider

Dukes of Hazzard
Embora esta série tenha começado em 1979 a mesma continuou pelo anos 80 dentro colocando na história do Dodge Charger de nome General Lee que a partir de 1983 passou a ser a vedeta da série, ficando conhecido pelos saltos enormes que dava e as suas fugas à policia de Hazzard. Na altura da série apareceram vários carros com a pintura do General Lee, desde Toyota Corolla a Morris Marina, tentando assim replicar o carro da série.

The General LeeThe General LeeThe General Lee

Qual será a próxima série de culto com um carro a assumir o papel principal ou um papel importante como nos antigos anos 80?

Artigos relacionados

Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Apesar do custo de utilização ser mais baixo, o preço alto de aquisição de um eléctrico pode fazer com que não compense, tal como acontece com os carros a gasóleo actualmente.
Os mitos e as ideias erradas sobre os eléctricos e plug-ins
Os mitos e as ideias erradas sobre os eléctricos e plug-ins
Sempre que algo novo aparece, aparecem novos mitos. Desta vez são os carros eléctricos e plug-ins. Não explodem como os a GPL mas trocam baterias a cada 6 meses e poluem mais que o monte de pneus a arder na terra dos Simpsons
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
A manutenção de um automóvel é muito mais do que mudar o óleo do motor e meter combustível. Conheça algumas das operações criticas da manutenção do seu automóvel.

Comentários

DANYELLA
DANYELLA
01/09/2008 18:57
Os carros dos anos 80 são um pouco esquisitos, mas gostei dos estilos deles.
Rui
Rui
25/02/2012 13:23
O Daytona do Miami Vice 5*

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar