Os carros velhos é que são seguros, os novos desfazem-se todos!

Publicado a por Eduardo

Fifth Gear - Modus vs 940 EstatePois é o Fifth Gear voltou, acabei por não fazer um resumo dos antigos episódios da 11ª temporada porque acho que era mais encher chouriços do que debater informação realmente interessante. A partir de agora, tanto no Fifth Gear como no Top Gear apenas irei escrever quando algo de interessante se passar.

E voltando ao Fifth Gear, no seu segundo episódio testaram o que era mais seguro, se um carro velho e grande ou se um pequeno utilitário recente. Antes de ver o resultado lembrei-me logo do velhote no seu 190D em contramão que foi contra um 206, a condutora do 206 estava ilesa e no local do acidente, o velhote faleceu com o impacto. Aquela ideia antiga que os carros rijos é que são bons está muito ultrapassada! Atenção, isto não é uma critica à Volvo que é uma marca da qual até sou fã pelas suas inovações a nível de segurança e ambiente, apenas critico aquela mentalidade que os carros velhos é que eram seguros porque num acidente ficavam inteiros.

Crashtest entre Modus e 940 Estate

Como podem ver nas frames acima o impacto foi violento, na segunda frame podem ver a deformação massiva que o Volvo sofreu enquanto que o Modus manteve-se intacto dissipando a energia pelo resto da carroçaria em vez de a centrar num ponto apenas. Na última frame é possível ver a intrusão dentro do habitáculo do Volvo que prendeu as pernas do condutor.

Temos que mudar esta mentalidade de velhos do restelo que os carros quando mais direitos ficarem melhor são, é precisamente o contrário! É preferivel que um carro se deforme e dissipe a energia pelo chassis e que exista pouca intrusão dentro do habitáculo, caso contrário a energia será canalizada para os passageiros e as forças G acabam por nos desfazer por dentro. Tenham isto em atenção quando forem comprar um carro usado, pensem na vossa segurança de forma activa.

Artigos relacionados

Preços de carros novos - Dacia Sandero a GPL
Preços de carros novos - Dacia Sandero a GPL
O preço dos carros novos em Portugal é pouco competitivo. Um Dacia Sandero a GPL tem o preço de 6000 Euro em França com um incentivo de abate no preço do carro
Carros Clássicos
Carros Clássicos
Ninguém fica indiferente aos carros clássicos. Mas afinal o que é um clássico? Existe uma linha ténue e elitista que separa carros clássicos dos carros antigos.
Um carro a GPL que ardeu e não explodiu, milagre?
Um carro a GPL que ardeu e não explodiu, milagre?
Um automóvel a GPL que ardeu e não explodiu como o mito faz crer.

Comentários

Seguro automóvel
18/03/2010 23:10
Ainda hoje tenho um Datsun 1200 que está bom para as curvas.
Carros como esse já não se fazem ;)

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar