Os maiores 10 mitos do mundo automóvel em Portugal

Mitos do mundo automóvel em PortugalNum país cheio de esteriotipos e preconceitos como o nosso não poderiam deixar de existir mitos que vão crescendo entre os entusiastas do mundo automóvel. Alguns são tão disparatados que nem percebo como chegaram a espalhar-se pelas bocas nacionais e chegar a mito. Sem mais demoras, aqui ficam os maiores mitos do mundo automóvel em Portugal.

1 – A Toyota não avaria
Claro que não avaria, apenas têm situações e recalls da marca por problemas vários. Mas isso não conta como avaria, é Toyota!

2 – Os TDI a 200 (duzentos) só gastam 5 (cinco) l/100km
Sim, é verdade, e se estiverem parados fazem criação de gasóleo no depósito. Não acreditam? Eu já vi isso acontecer no carro de um amigo, e até já tinha ouvido que o amigo do cunhado de um primo da minha tia que isso acontecia!

3 – Qualquer usado (nacional ou importado) já foi “martelado”
É possível, principalmente por culpa de quem os compra que quer um carro com 150cv de 1995 com 20.000km, e de preferência que seja de uma freira ou de uma professora que só usava o carro para ir às compras. Já um carro de 2000 com 120.000km é uma má compra e um carro em fim de vida. É o que dá ser honesto!

4 – O GPL explode, tira potência e estraga os motores
Exacto, tal e qual como nos filmes! Os carros a GPL têm depósitos feitos de cartão, tiram cerca de 50% da potência ao carro e os motores não duram mais do que 1000 km. Sem falar do depósito do GPL que ocupa toda a bagageira e os bancos de trás e só tem uma autonomia de 50km!

5 – Uma boa compra para poupar é um carro a diesel
Mesmo que a diferença para um carro a gasolina seja grande, até se forem 5000 Euros compensa sempre! Aliás, o gasóleo está tão barato que o LIDL já nem consegue vender óleo alimentar para o pessoal que anda com os carros a gasóleo e mistura óleo vegetal. Isto para não falar que os carros a gasóleo consomem todos 3 l/100km e os a gasolina 8 l/100km no mínimo!

6 – Ninguém dá mais de 50.000 Euros por um carro sem ser de uma marca “Premium”
É normal, é o típico preconceito nacional de que alemão é que é bom! 40.000 Euros por um Volkswagen Golf é uma boa compra, já o mesmo valor por um Renault Laguna é de doidos!

7 – Os Mercedes antigos são os melhores taxis e fazem muitos quilómetros
Especialmente se gostam de andar numa lata velha sem conforto nenhum. Os quilómetros são subjectivos porque eles nem abrem os motores para serem reconstruídos nem nada. Se o taxista diz, é porque é verdade, eles são como os pescadores, nunca mentem!

8 – O carro desengatado a descer gasta menos do que numa mudança alta
E até é mais seguro ir com o carro desengatado! Aliás, a marcha por inércia é algo que foi inventado pelas gasolineiras para gastarmos mais gasolina, quem é que acredita que os carros de injecção podem parar de injectar combustível e ter os componentes a moverem-se na mesma? Daqui nada dizem que o homem já foi à lua!

9 – Quanto mais baixas as rotações mais baixo é o consumo
Claro, faz todo o sentido, especialmente se formos a subir com o carro a morrer sem passar das 1500rpm, faz consumos maravilha. Se andarmos com o carro sempre às 1500rpm ele faz consumos de 0,5l aos 100! Não acreditam? Foi um amigo do primo da irmã de um conhecido que me disse que experimentou e resulta!

10 – Os motores a gasóleo poluem menos que os motores a gasolina
Todas as pessoas minimamente inteligentes sabem que todas as particulas que os motores diesel deitam não são poluentes, aliás até ajudam a purificar o ar e evitar doenças cancerigenas. Na poluição apenas conta o CO2!

Aqui ficam o que acho serem os 10 maiores mitos nacionais do mundo automóvel. Se tiverem mais ideias para mitos basta comentarem.

Comentários a “Os maiores 10 mitos do mundo automóvel em Portugal”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.