Preparar o ar condicionado para o Verão

Estamos a chegar ao Verão e com ele vem a época de férias e as viagens de carro sobre o calor intenso. Se usa apenas o ar condicionado esporadicamente é possível que este não esteja em perfeitas condições. Pode não arrefecer correctamente ou ter algum cheiro desagradável.

Aqui ficam algumas dicas para ir de férias descansado com o seu ar condicionado a funcionar correctamente.

Limpar entrada e saídas de ar

Limpeza das condutas do ar condicionadoUma das causas para a criação de maus cheiros ou o bloqueio de ar fresco a entrar no habitáculo são as condutas sujas ou com folhas, insectos ou outros.

Verifique onde fica a entrada de ar do seu ar condicionado (normalmente na grelha de entrada de ar ao pé do pára-brisas) e confirme se não existem folhas, insectos ou outro tipo de lixo que possa estar preso.

No interior com um pincel limpe os ventiladores para remover pó que possa estar agarrado.

Desinfectar as condutas

Einszett Klima CleanerAs condutas do ar condicionado são óptimas para a criação de fungos e bactérias que podem causar alergias e dificuldades respiratórias. Einszett, Wurth e Valeo produzem sprays para limpar as condutas do ar condicionado, desinfectando e eliminando quaisquer fungos ou bactérias para voltar a ter ar com qualidade.

A aplicação é simples, coloca-se um tubo nas condutas e vai-se despejando o spray. Para um melhor resultado o spray deve ser aplicado em todas as condutas e na zona do filtro do habitáculo, removendo o filtro.

A Einszett possui ainda um spray para aplicar no interior da viatura para remover maus cheiros provocados por bactérias que aparecem com a humidade dentro do carro.

Mudar o filtro do habitáculo

Filtro de habitáculo sujo e outro limpoO filtro do habitáculo deveria ser mudado com muita frequência. Anualmente ou de dois em dois anos dependendo da quilometragem que se faça. Se possível deve optar por um filtro de carvão activo que bloqueia os maus cheiros vindos do exterior.

Depois de limpar as condutas devem substituir o filtro do habitáculo e se possível de 6 em 6 meses (ou menos) retirar o mesmo para o limpar removendo folhas e insectos que ficam presos no filtro.

Recarregar o ar condicionado

Carregamento de ar condicionadoSe o seu ar condicionado já não faz frio como devia poderá ter que recarregar o ar condicionado. Em carros onde o ar condicionado é usado esporadicamente poderá perder alguma pressão de gás e perder eficiência.

Ao ficar sem gás e sem óleo no ar condicionado poderá danificar o condensador ou o compressor, sendo necessária a sua substituição. Estes componentes são normalmente caros, sendo mais barato fazer uma recarga a cada 2 anos e confirmar se existem fugas.

Posto RepsolNova etiqueta de pneusJeremy Clarkson

Comentários a “Preparar o ar condicionado para o Verão”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.