TomTom HD Traffic no TomTom Go 750 não é grande coisa

Publicado a por Eduardo

TomTom Go 750Recentemente comprei um TomTom Go 750 para substituir o meu One XL principalmente pelo IQ Routes, pelas instruções de voz e pelas indicações de mudança de faixa de rodagem.

A capacidade da bateria é boa, a indicação de faixa de rodagem é bastante útil e o sistema de mãos livres funciona bem, tirando a lista telefónica que tem uns problemas com o Windows Mobile.

Já as instruções de voz não são grande espingarda, como podem ver neste vídeo, e a voz computorizada não é compreensível em comandos base do TomTom, e o IQ Routes não memoriza os percursos do utilizador que são mais rápidos que os indicados.

Como o comprei para essas funcionalidades fiquei um pouco decepcionado, mas até aprendi a viver com elas. O pior veio nos últimos 3 dias, ao usar os serviços Live, mais concretamente o HD Traffic, a que tenho acesso durante 3 meses gratuitamente. Se quando comprei o GPS achava piada ver em casa o mapa com locais de transito assinalados, as coisas mudaram completamente de figura quando o GPS me indicou um atraso de 3 minutos no percurso que na realidade passou a ser de 25 minutos!

Mas ontem foi demais, em pleno tabuleiro da ponte 25 de Abril o trânsito estava totalmente parado, mas o HD Traffic não indicava qualquer atraso. Um percurso de 15 minutos demorou 1 hora a fazer, mas para o TomTom estava tudo bem, e eu até ia chegar a casa bem cedo.

Felizmente, como o meu pai sempre ouvia a Rádio Capital para informações de trânsito, decidi memorizar a mesma no rádio. Passei o rádio para FM e sintonizei a Rádio Capital, às 10:30 estavam a dar a informação que no final do tabuleiro a faixa da esquerda e do meio estava ocupada e que mais à frente existia um despiste, também com faixa cortada. Mais eficaz o velho rádio que o novo serviço da TomTom. Curiosamente, em pesquisa antes de escrever este post encontrei queixa semelhante num artigo da Deco, e eu nem levo muito em conta o que eles dizem.

Fiquei chateado, mas como não paguei pelo serviço nem me chateei muito. Uma coisa é certa, não vou aderir aos serviços Live da TomTom e se tivesse pago pelos mesmos iria estar muito chateado e provavelmente pedia o cancelamento e devolução do valor do serviço.

Gosto muito dos produtos da TomTom, mas este serviço simplesmente não funciona como devia, e quem passa muitas horas na estrada vai passar muitas mais se confiar nas informações indicadas pelo HD Traffic.

Artigos relacionados

Google Sightseeing com acidentes de viação
Google Sightseeing com acidentes de viação
É raro eu "bloggar" (palavra feia) sobre outros blogs, mas este vale a pena. Tenho acompanhado este blog durante bastante tempo, é o...
Um Volvo FH contra um Koenigsegg One:1
Um Volvo FH contra um Koenigsegg One:1
A Volvo colocou um FH 540 com a caixa I-Shift Dual Clutch nas mãos do Tiff Needell contra o Koenigsegg One:1, o desportivo com um rácio de 1 para 1 na potência e peso.
Simulador de tráfego
Simulador de tráfego
Quantos automobilistas não se perguntam o que sucede em várias vias (por exemplo a 2ª Circular ou a IC19) quando o transito fica intenso...

Comentários

Daniel Marques
23/01/2010 16:44
O quê que a gaja que soletra os SMS da PT faz dentro do teu GPS?

Já agora, também gosto muito da funcionalidade que dá a indicação da faixa de rodagem. É das funcionalidades mais úteis! Comprei o meu modelo precisamente para a ter. E o melhor é que esta, pelo menos, funciona!

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar