TomTom HD Traffic no TomTom Go 750 não é grande coisa

TomTom Go 750Recentemente comprei um TomTom Go 750 para substituir o meu One XL principalmente pelo IQ Routes, pelas instruções de voz e pelas indicações de mudança de faixa de rodagem.

A capacidade da bateria é boa, a indicação de faixa de rodagem é bastante útil e o sistema de mãos livres funciona bem, tirando a lista telefónica que tem uns problemas com o Windows Mobile.

Já as instruções de voz não são grande espingarda, como podem ver neste vídeo, e a voz computorizada não é compreensível em comandos base do TomTom, e o IQ Routes não memoriza os percursos do utilizador que são mais rápidos que os indicados.

Como o comprei para essas funcionalidades fiquei um pouco decepcionado, mas até aprendi a viver com elas. O pior veio nos últimos 3 dias, ao usar os serviços Live, mais concretamente o HD Traffic, a que tenho acesso durante 3 meses gratuitamente. Se quando comprei o GPS achava piada ver em casa o mapa com locais de transito assinalados, as coisas mudaram completamente de figura quando o GPS me indicou um atraso de 3 minutos no percurso que na realidade passou a ser de 25 minutos!

Mas ontem foi demais, em pleno tabuleiro da ponte 25 de Abril o trânsito estava totalmente parado, mas o HD Traffic não indicava qualquer atraso. Um percurso de 15 minutos demorou 1 hora a fazer, mas para o TomTom estava tudo bem, e eu até ia chegar a casa bem cedo.

Felizmente, como o meu pai sempre ouvia a Rádio Capital para informações de trânsito, decidi memorizar a mesma no rádio. Passei o rádio para FM e sintonizei a Rádio Capital, às 10:30 estavam a dar a informação que no final do tabuleiro a faixa da esquerda e do meio estava ocupada e que mais à frente existia um despiste, também com faixa cortada. Mais eficaz o velho rádio que o novo serviço da TomTom. Curiosamente, em pesquisa antes de escrever este post encontrei queixa semelhante num artigo da Deco, e eu nem levo muito em conta o que eles dizem.

Fiquei chateado, mas como não paguei pelo serviço nem me chateei muito. Uma coisa é certa, não vou aderir aos serviços Live da TomTom e se tivesse pago pelos mesmos iria estar muito chateado e provavelmente pedia o cancelamento e devolução do valor do serviço.

Gosto muito dos produtos da TomTom, mas este serviço simplesmente não funciona como devia, e quem passa muitas horas na estrada vai passar muitas mais se confiar nas informações indicadas pelo HD Traffic.

Comentários a “TomTom HD Traffic no TomTom Go 750 não é grande coisa”

Daniel Marques comentou:
23/01/2010 16:44

O quê que a gaja que soletra os SMS da PT faz dentro do teu GPS?

Já agora, também gosto muito da funcionalidade que dá a indicação da faixa de rodagem. É das funcionalidades mais úteis! Comprei o meu modelo precisamente para a ter. E o melhor é que esta, pelo menos, funciona!

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.