Tudo o que precisa de saber sobre os kits HID (xénon) aftermarket

Publicado a por Eduardo

Kit HID da XenonDepotAinda me lembro da primeira vez que vi um carro com xénon, ao ligar a luz foi lentamente aumentando de intensidade, a capacidade de iluminação era superior às lâmpadas de halogéneo e a sua tonalidade era muito mais branca e não amarelada. Entretanto este sistema começou a ganhar popularidade, foram desenvolvidas lâmpadas de halogéneo com uma tonalidade mais clara e com uma maior capacidade de iluminação e foram desenvolvidos os kits de conversão aftermarket para instalar esta "nova" tecnologia em automóveis que não possuíam este tipo de iluminação. Mas nem tudo são rosas e entre os produtos de qualidade foram aparecendo paralelamente produtos de qualidade duvidosa com fraca capacidade de iluminação. Mas vamos por partes...

O que é isso de HID?

As lâmpadas de xénon HID (High Intensity Discharge) não possuem um filamento como as tradicionais lâmpadas de halogénio, em vez disso existe uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos numa cápsula de quartzo com o gás inerte (xénon). Por não possuírem filamento têm uma durabilidade superior não existindo o problema deste partir com as vibrações e buracos da estrada.

Estas lâmpadas produzem uma tonalidade mais próxima da luz natural solar, sendo a sua temperatura (medida em graus Kelvin) de aproximadamente 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia, apenas 35w contra os 55w usados por uma lâmpada de halogéneo.

Quanto mais graus Kelvin melhor? Não!

Xenon Philips 4300ºKEsta ideia pré-concebida e está errada. A luminosidade é medida em lúmen, a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta. Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.

Na escala Kelvin 5250ºK é o valor da luz solar, 3200ºK uma lâmpada de halogéneo convencional e 4300ºK a temperatura das lâmpadas HID.

Um mito que se instalou recentemente nos fóruns automóveis é que a Lexus usa lâmpadas HID de 8000ºK, no entanto a cor das lâmpadas fornecidas aos fabricantes automóveis está entre os 4100ºK e os 5500ºK e as lâmpadas acima de 6000ºK são proibidas para uso em estrada sendo essa afirmação totalmente falsa.

Os kits HID (xénon) aftermarket são ilegais

Muita gente diz que não, a maioria são os vendedores destes kits mas a verdade é que os carros equipados com xénon necessitam por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos, isto sem falar das ópticas que necessitam de ter um projector (vulgo olho de boi) para as lâmpadas D2S, para as outras ópticas é adoptada a lâmpada D2R que possui um reflector.

Os niveladores automáticos são bastante complexos e são compostos por sensores ao nível da suspensão (normalmente na traseira) e sensores ligados à centralina que fazem uma análise de velocidade, posição do acelerador e inclinação do carro. Quer o carro vá carregado ou se acelere ou trave as luzes são ajustadas automaticamente, coisa que não acontece nos kits aftermarket.

O típico sacudir de ombros é ouvido sempre que se dá esta explicação, dando a desculpa que as lâmpadas de halogéneo também encadeiam e não têm nivelador automático. É verdade, também encadeiam mas o risco é menor porque a intensidade da luz é bastante inferior ao contrário do xénon. Pior ainda é que o nivelador manual raramente é usado quando os carros circulam com mais do que uma pessoa ou com carga, logo com xénon este problema torna-se ainda mais relevante.

Mas os kits HID são baratos.

Brilho que provoca encadeamento num kit xénon aftermarketA moda dos kits aftermarket instalou-se quando começaram a aparecer estes kits a preços de €200 e €250 feitos na China e com qualidade duvidosa e infelizmente em todo o lado são poucos os automobilistas que se preocupam com a sua segurança e tentam poupar em elementos como pneus, travões ou lâmpadas. Para termos de comparação, umas lâmpadas xénon da Philips custam €250 o par e um kit completo da XenonDepot com lâmpadas 4300ºK e balastros Philips custa €450. É por isso comum ver-se um brilho elevado em certas conversões que encadeiam os outros condutores, como se pode ver na foto ao lado.

É quase como comparar as lâmpadas que incluem no seu nome palavras como Xenon White Plasma Super Bright em relação a uma lâmpada Philips VisionPlus ou Osram Silverstar.

Vou instalar um kit aftermarket, o que devo procurar?

Antes de mais deverá ver se as ópticas do seu carro são compatíveis com xénon, normalmente estas ópticas têm um projector (vulgo olho de boi) que permite focar melhor a luz. Existem no entanto ópticas sem projector que são usadas com xénon mas são raras.

Caso as suas ópticas tenham projector deverá usar lâmpadas D2S, se não tiver projector as lâmpadas devem ser obrigatoriamente D2R. A tonalidade destas deve estar entre os 4000ºK e os 6000ºK, caso contrário apenas chamará a atenção das autoridades e irá reduzir a capacidade de iluminação da estrada.

No final de tudo estar instalado deverá nivelar os faróis (qualquer casa de pneus faz este serviço) e não se esqueça de nivelar manualmente os faróis com o carro carregado ou com mais do que uma pessoa. Normalmente é boa prática circular com os faróis mais baixos no dia a dia uma vez que o carro não tem os niveladores automáticos e a capacidade de iluminação continua a ser superior ao halogéneo.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Xenon OEM vs Xenon Aftermarket
Xenon OEM vs Xenon Aftermarket
As diferenças entre um kit de xénon de origem contra um kit instalado posteriormente.
Legalizar um kit xénon em Portugal
Legalizar um kit xénon em Portugal
Não é permitido legalizar um kit xénon, apenas num carro que traga este tipo de iluminação de fábrica. Descubra as alternativas para ter mais luz no seu carro.
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

LoRd
14/01/2007 14:22
Apesar dos carros já preparados com xenon de origem, lava faróis, e o tal sistema que supostamente é para evitar os encadeamentos, estes nem sempre funcionam, pois estou farto de ser encadeado tanto por carros com farois a xenon como também os de halogeneo. E não sou mais encadeado pelos carros com xenon porque não existem tantos carros a circular com farois de xenon comparativamente com os que circulam com lampadas de halogeneo.

Gostei mto do blog, o qual vi la na tua sig no autogas. Parabéns ;)
patalhetas
patalhetas
06/02/2008 20:44
concordo com quase tudo o que aqui foi escrito....mas só não posso aceitar a forma como são "condenados" os detentores de xenon, "faça vosse mesmo" pela forma que é descrito.
pois o autor do mesmo esquece que existem por aí milhares para não dizer muitos milhares mesmo com lampadas de halogeneo de 100W ou mais , que nem nas inspeçoes obrigatorias são detectadas .
Eduardo
06/02/2008 23:25
Se são assim tantos "milhares" porque é que nunca me cruzo com eles? Sim, eu bem sei que existe malta com essas lâmpadas de 100w, mas devem ser uma minoria comparando com esta "praga" de kits de xénon dos chineses.
KeruBerBemNoite
KeruBerBemNoite
19/06/2008 12:14
Gostava que me indicassem onde posso comprar e instalar um kit xenon de qualidade area de lx. É que liguei para a mastersensor e deram-me o valor de 225€ para dois kits (medios e maximos) e segundo o autor do texto isso são valores mto baixos para kits de qualidade (n entendo o porque da mastersensor nesta pagina?!?!?) para o caso de pensarem que pode ser do carro ou do kit o carro e um TT quattro e os kits indicados são h1 e h7...
Aceitam-se sugestoes... obrigado!
Eduardo
19/06/2008 13:15
Não conhecia a Mastersensor, tive que ir verificar o site deles e realmente é mais uma empresa a vender kits Made in China com qualidade duvidosa.
Pedro abreu
Pedro abreu
10/10/2008 13:37
Olá sou um adepto do Xénon embora ainda não tenho mas sei tem vantagens e desvantagens.Vejamos,existe um vasto leque de kits de conversaõ xénon no mundo.Uns de qualidade outros assim assim e outros fracos que têm lâmpadas que duram pouco e tambem os restantes assecórios.Agora quanto á lei das inspecções acho hipócrita e sem sentido a meu ver.nomeadamento o uso de láva-farois e nivelador automático,porque as lâmpadas de halogénio também encandeiam.Sou a favor das lâmpadas enquanto meio para se ver melhor ,não para encandear os outros é certo! Dentro do <xénon existe. várias potências de lâmpadas dái talvez um maior encandeamento.Gosto de ver o xénon e gostava de usar.Para aqueles que querem entender o problema do xénon em certos carros que não estam preparados para ter vejam um video inglês no you tube " IIlegal HID conversion kits explained " Cumprimentos
Eduardo
10/10/2008 13:50
Pedro existem diferenças entre as lâmpadas de halogénio e as lâmpadas de xénon. As lâmpadas de xénon têm todas a mesma potência (35w) tal como as de halogénio (55w), no entanto a luz emitida (lumens) é bastante superior no xénon daí ser necessário ter nivelador automático e lava-faróis porque a capacidade de encadeamento é muito superior.

Isto está bem explicito numa nota interna (facilmente encontrada na net) que foi enviada para vários centros de inspecção.

É preferível comprar umas boas lâmpadas de halogénio do que comprar um mau kit de xénon, e as diferenças são bem visíveis, principalmente agora que começam as chuvas e a anoitecer mais cedo.
Ricardo Silva
Ricardo Silva
10/10/2008 17:20
Boas não existe umas lampadas que têm quase o mesmo efeito que os kits xenon??Gostava de saber se existe obrigado
hugo campos
hugo campos
01/12/2008 14:55
Boas. Sou utilizador de xénon e até estou satisfeito mas tenho um pequeno problema que é o seguinte: as lâmpadas acendem normalmente, mas uma delas quando está no ponto em que a sua intensidade estabiliza, acontece precisamente o contrário, ou seja, perde intensidade e depois mantém-se "fraca". Como falaram dos graus kelvin serem superiores e chegar aos ultra violeta, isso alertou-me de poder ser o meu problema. Por isso imagino que haja alguém que me possa ajudar e explicar o que deva fazer. Obrigado.
Vigaro+can+cb=trampa
Vigaro+can+cb=trampa
01/02/2009 17:51
Nos leilões maiu , vende-se lá os Kits Xenon baratos, é pena é só dar 6 meses de garantia, o que só por si já é uma violação da lei.

O vendedor até tem apouca vergonha dizer que é de marca, quando akilo n tem nenhuma marca.

Depois queixem-se, que uma afinal até tem um pequeno defeito. Não se esqueçam 6 meses de garantia não é por acaso.

Ou compra uma coisa com garantia e boa ou então é mesmo preferivel bom halogeneo do que Kits xenon coreanos, loll não é chinês!!!
palma
palma
02/02/2009 10:19
ilegal? explica-me como é q consegues dizer isso qd a renault, nomeadamente o laguna de 2004, trazia aqueles pseudo-xenon a apontar p o ceu e p todos menos p a estrada, e vinha d origem mas segundo a tua teoria entao "está legal"...gosto da tua filosofia dos "farois proprios". é q realmente tenho xenon na minha mota mas é de 35w e cm tenho farol projector tem pouco o efeito desejado, logo tenho q fazer o upgrade p 55w. ora, p quem n sabe aqui vai o meu conselho:

farol reflector - kit xenon 35w 6000k
farol projector - kit xenon 55w 6000k

é verdade q anda aí mt bimbo q encandeia o pessoal mas é pq têm os farois desfocados ou entao puseram 55w num farol reflector. eu proprio tive q baixar o farol da minha mota p poder ter luz na estrada. foi realmente uma invenção mt boa do ser humano e so temos q usá-la.
Eduardo
05/02/2009 13:57
Se o amigo Palma desconhece a lei, isso é outro assunto. Todas as viaturas que emitam mais de 2000 lumens têm que ser equipadas com ópticas especificas, lava-faróis e nivelador automático.

As ópticas que podem receber xénon estão marcadas como tal e de fábrica todos os kits devidamente homologados saem com lâmpadas de 35w e 4300ºK.

As de 55w têm um valor lumen muito superior ao permitido por lei e devem ser usadas apenas para incursões fora de estrada (desportos motorizados).

A diferença entre farol reflector e projector está no tipo de lâmpada, D2R para o primeiro e D2S para o segundo, como escrevi acima.
alberto
alberto
17/05/2009 23:02
ola tenho uma carrinha renault megane break 2007 os farois ja sao de olho de boi o que sugere ?
zeca
zeca
17/06/2009 19:44
tenho uma c22o com xenon de origem contudo uma lampada perdeu potencia e foi substituida por uma da hella que agora dá luz amarelada, quando a philips antiga dá luz branca.
que fazer, onde comprar sem ser na net lampadas?
antonio
antonio
04/08/2009 10:39
o kit xenon devia ser proibido e os carros aprendidos porque a luz azul encadeia e quando chove faz muito reflexo na estrada é muito perigoso
Croft HID
Croft HID
17/08/2009 12:26
Boas, antes de mais parabéns pelo esclarecimento mas esta um pouco errado.
Os kits de xenon sao legais desde que se instale lava faróis e sensores nas torres dos amortecedores traseiros a funcionar correctamente, verdade é que 98% dos utilizadores não tem
Eduardo
17/08/2009 12:56
Mas se os próprios kits não trazem esses sensores, a sua instalação continua a ser ilegal.

Até nem acredito muito que alguém invista a instalar os sensores e a fazer as alterações nos elevadores e opticas e opte por um sistema aftermarket em detrimento do sistema OEM fornecido pela marca.
Renato Fonseca
Renato Fonseca
06/10/2009 17:49
Boas desde ja, sera possivel uma passat variant 2006 com farois bi xenon direcionais que de origem tras lampadas osram xenarc ds1 35w levar duas lampadas osram xenarc d2s 45 w? ja procurei pelas de 45w e nao encontro nada.
Daniel
Daniel
06/11/2009 01:10
1º - O kit xenon "aftermarket nao é ilegal...o que é ilegal é usa-lo sem os devidos equipamentos obrigatórios...pra uns isto pode dar no mesmo mas basta "ler como deve ser" para se entender que são coisas diferentes..uma é o kit ser ilegal e outra é transitar de forma ilegal...
2º os automoveis com xenon de origem trazem um AUTO-NIVELADOR ...o mesmo nao impede encadeamentos..o que ele impede é que se encadeie quando o automovel vai carregado..isto porque o sensor se encontra sobre o eixo trazeiro e ele nao faz milagres , apenas é regulada a altura em circunstancias claras de peso , isto evita que um carro cheio de gente vá a apontar os farois prá lua"
Quando a esta normativa que chamam lei , é uma normativa presente em varios Paises ,como Portugal é um desses Estados que fazem entao tem que se usar o xenon acompanhado de auto-nivelador e mija-farois" , nao é uma questao de fazer sentido ou nao , verdade seja dita no nosso País nao seria necessario ou ,melhor , prescindivel ,visto que temos um clima ameno e a maior parte da sociedade respeita minimamente os demais que tambem transitam nas nossas estradas
Xadrez
Xadrez
06/11/2009 15:20
Os farois azuis são a praga das estradas... Xunning à Ibiza...

Gostava de obter uma melhor iluminação no meu S40 de 96 mas só alterando as lampadas de halogénio.. Alguma sugestão sobre marca?
Parabens pelo site e pelos esclarecimentos..
Pedro Santos
17/11/2009 13:34
Eu comprei um kit na Xenon Portugal e apesar de serem baratissimos, já o tenho há mais de ano e continua a funcionar. Estou a pensar em comprar outro para o meu Bravo e pelos preços que tenho visto noutros lados.... Não penso sequer em mudar de loja....

Acho que os preços têm mais a ver com a ganância do que com a qualidade, pois segundo li no Jornal Económico 90% dos kits HID vêm da China/Japão...

Bom site, mas eu adoro mesmo chocolate ;)
António Rocha
António Rocha
23/03/2010 10:52
Bom dia!

Antes demais queria dar-lhe os parabéns pelo magnifico blogue., só discordo com uma afirmação sua " a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK ", claro que não percebo nada disso mas corrija-me se estiver errado.

Eu tenho um Alfa Romeo 166 com faróis xénon de origem D2S de 4300ºk não sei quantos lumen o que eu sei é que o meu pai possui um BMW 530d com cerca de 8 meses e as lâmpadas de origem são D2S 6000ºk, tenho ouvido dizer que agora são todas assim de origem, o que é um facto é que dão uma luz muito mais branca e de grande intensidade.

Um grande abraço...
hugo
hugo
24/01/2011 17:41
Eduardo
eu tenho de origem lâmpadas de halogenio nos médios tenho H7 que está num olho de boi, eu agora se quiser colocar um kit xenon terá de ser H7 para respeitar o encaixe ou tem de ser D2S por ser projector.
já agora os minimos são w5w que led aconselha o carro é uma volvo v50
kit xenon para skoda otavia de 99 com optica martelada o que aconselha
obrigado
luis matias
luis matias
30/01/2011 23:45
boas, primeiro que tudo, parabéns pelo artigo, diz tudo o que eu explico ás pessoas à algum tempo, agora falando no artigo, eu tenho Xenon de 4300k (como é lógico) num Xantia de 1994 e tenho Xenon de 3000K num BX, em termos de luz dispersa, no Xantia o feixe de luz fica certinho e nao encandeia, no BX.. era uma historia completamente diferente, mandava mais luz para os lados e cima do que para a estrada, resolvi sujar as mãos, pus uma anilha de 1 mm para a Lampada H4 ficar mais para a traz, "fumei" com tinta preta as laterais e parte de baixo da óptica interior do farol, o que resultou estupidamente bem, o foco fica certinho e não dispersa rigorosamente nada, perdi talvez 15% de máximos mas para compensar montei faróis de longo alcance.
em relação aos lava-faróis, não montei em nenhum deles porque acho ridículo, a justificação do artigo lei "serve para manter a óptica limpa" aquilo não limpa nada...
em relação ao nivelamento, ambos os carros tem suspensão hidropneumatica de altura constante ao solo, basicamente, ficam sempre direitos e com a altura certa.

nas inspecções, perguntam pelos lava faróis, eu explico a minha razão, e eles sorriem e passam a frente, na rua, visto a luz ter que ser branca ou amarela, nunca tive problemas...
joaquim
joaquim
19/11/2011 01:33
E bom relembrar que os faróis tem de estar amolgados.
explicando:
se repararem bem nos faróis existe la umas letras:

B : nevoeiro

HC : médios de halogeno
HR : máximos halogeno
HCHR ou HCR : médios e máximos halogeno
HC/HR ou HC/R : médios OU máximos halogeno

DC : medios de xénon
DR : máximos xénon
DCDR ou DCR : medios e máximos xénon
DC/DR ou DC/R : medios OU máximos xénon

HDC médios de xénon ou halogeno
HDR máximos de xénon ou halogeno

e por ai a fora ja ficou a ideia não preciso continuar a escrever o resto

Fonte: IPO

outra questão os angel eyes ("mínimos redondos se não entenderem escrevem angel eyes no google e percebem logo")

la no IPO disseram-me que não havia problema... mas notei que ele não tinha a certeza do que falava.

fiquei a saber isto pk levei uma multa de 60euros.
o policia passou a multa como se fosse sem luz do lado esquerdo do carro pk segundo ele o que eu devia apanhar era 250 e carro aprendido sujeito a inspecção tipo B.

Fui ao IPO para saber como legalizar.....
olho de boi
auto-nivelador
lava faróis
faróis amolgados para uso de xénon.

Desculpem la o testamento mas é para tentar ajudar.
joaquim
joaquim
19/11/2011 01:43
So mais uma informação:

Os faróis podem ter olho de boi mas se não tiverem homologados como descrevi em cima
e tiver xénon ("e um policia menos amigo") da multa.
Carla Sandra
Carla Sandra
23/11/2011 12:25
Desculpem a minha ignorância, sobre o assunto em epígrafe... mas se alguém me pudesse ajudar, ficava mesmo grata.
Tenho um Laguna de 12/2003, com faróis xenon de origem... Até há pouco não tinha minimamente consciência do que acarretava ter esse tipo de iluminação num automóvel. Mas depois duma viagem fora do país, tendo em conta o número de pessoas que viajavam comigo e a bagagem, os faróis ficaram desnivelados. Bem, lá fui eu à Renault... Disseram-me que havia necessidade de mudar o sensor, que estava avariado, o que custava 118 euros mais IVA, fora mão de obra, sendo que o automóvel teria de ficar na oficina pelo menos dois dias. Fiquei chocada!!! Claro que solicitei informação a amigos... aconselharam-me um electricista-auto, que supostamente era muito profissional. Bem, o senhor respondeu de uma forma irónica, que os faróis em questão não tinham sensor nenhum, e nivelou os faróis... Pronto, e lá estava eu a sentir-me ultrajada! Mas continuei a tentar saber informações sobre o assunto... e depois vim a saber que tem sim senhor sensor e este poderá mesmo estar avariado... Moro na zona de Leiria... alguém tem conhecimento de quem entende de verdade deste tipo de iluminação automóvel, tendo em conta a qualidade, as normas, e claro, o preço também, porque isto em tempo de crise... e já agora, que não seja discriminativo relativamente a mulheres... porque há aquelas que se interessam pelo bem estar da sua máquina e até sabem umas coisas! lol! :D Fico desgraçada de todo quando me tentam fazer de parva no âmbito automovel!
P.S. - Eu também gosto de chocolate, mas passo bem sem ele. Sem carro não sei viver!! lol
Paulo Dias
Paulo Dias
27/11/2011 16:29
Boas! Eu comprei um kit xenon h7 e h1 para o meu carro que é uma c4 picasso de 2011, foi burro mesmo em não ter pedido o xenon de origem.... agora quero ter e só desta maneira, o carro já tem lava faoris integrados só lhe falta o nivelador automático, mas estou com um pequeno problema é que os maximos h1 ficam bem montados e perfeitos mas os médios h7 ficam com uma pequena folga e a lamapada fica a abanar, claro que não ficou com nenhum kit montado. Quem tentou mondar os kits foi mesmo na Citroen.... Alguem me sabe dizer se existe algum adaptador para o meu carro ?? por acaso não existe alguem que já tenha montado num carro igual ao meu ??? Se alguem me conseguir ajudar agradecia!!

Drive Safe
Eduardo
01/12/2011 23:07
Carla o sensor existe na viatura. Os faróis podem ser focados / nivelados manualmente como em qualquer outra viatura, mas a compensação conforme o peso na bagageira e as imperfeições da estrada (lombas e afins) é feita de forma automática por esse sensor.

Nos carros sem xénon (como o meu) existe um botão no interior para efectuar essa regulação de forma manual.

Uma boa técnica para comprovar que esse sensor existe (se estiver a funcionar) é colocar o carro com os médios ligados contra uma parede e ter alguém para se sentar na bagageira, irá ver que os faróis vão baixar de forma automática.

Se avançar com a reparação peça um orçamento incluindo a mão de obra, nalguns carros é preciso desmontar muita coisa na suspensão para chegar ao sensor.
Carla Sandra
Carla Sandra
12/12/2011 16:57
Obrigada pela informação!
Terei isso em conta quando me dirigir à oficina, antes de deixar o veículo para reparação. E para evitar uma surpresa desagradavel! ;)
Gostei muito deste seu blog! Para além de informação interessante, tem sentido de humor!
Continuarei a seguir, concerteza!
Boa iniciativa! :)
Álvaro
Álvaro
12/12/2011 18:45
Boas! Meus amigos! Já estou farto de ouvir e ler "É feito na China não presta", mas se repararem bem, a maioria das lâmpadas de marca têm bem marcado "made in China". Já vai sendo tempo de pensarmos que bem podíamos em Portugal copiar os chineses. Cumprimentos a todos
Júlio
Júlio
27/01/2012 16:54
boas, possuo um honda crx 1992, gostava que alguem me pudesse aconselhar dentro dos kits de xenon e dentro das lampadas de halogeneo quais as melhores especificaçoes, ou seja dentro dos dois tipos qual a melhor opçao e melhor preço tb n esquexer lol obrigado
Arlines
Arlines
20/02/2012 00:33
Tenho uma wv passat de 2001, tem aplicado Xenon 35w 6000k ... Mas continuo a achar que dá pouca luz, o que fazer ?!
Hugo
Hugo
26/03/2012 22:39
Boa noite, preciso de uma ajuda vossa, após leitura apurada do artigo ao qual dou desde já os parabens ao autor, e tendo eu uma Vw Passat 2008 com o vulgar projector "olho de boi", deverei comprar um kit com designação d2s ou uma vez que as lampadas de hologeneo são h7, deverei em vez adquiri um kit H7?

Obrigado Hugo
Carlos Silva
Carlos Silva
01/07/2012 17:03
Boas...

Deixo desde já os meus agradecimentos por terem criado este site, pois e muito util para as pessoas tirarem aqui as suas duvidas...
Mas eu tenho aqui um pequeno problema. como ja referiram anteriormente, um homem tinha um citroen xantia e um bx e nao precissava de nivelamento automatico (e eu sei disso), agora eu tenho um citroen xm que tambem tem suspenção hidroactive (mantem sempre o carro nivelado mesmo com muita carga e tambem ao passar pelas lombas quase que nao afeta mesmo nada) e eu estava a pensar emmodificar as opticas originais para umas xenon.

O que eu realmente pretendia era umas opticas com duplo projector bi-xenon e com angel eyes, mas nao existe opticas a vender para este carro como eu quero e por isso eu quero fazelas eu mesmo.
O material eu ja o tenho, tenho:
2 kit´s de projectores lens com angel eyes da osram xenarc (completos).
1kit lava farois.

Agora resta-me fazer tres perguntas ao pessoal.
Eu devo colucar auto-niveladores?
Como eu faço para legalisar as opticas?
E gostaria de tambem perguntar se exite kit´s de AFS (auto-direcionamento das luzes nas curvas, a luz desloca o faixe de lux para o lado que a gente vira...) para instalar nos carros ?

Agradecia que respondessem.

Cumprimentos Silva
Eduardo
01/07/2012 22:14
Carlos Silva mesmo os carros com suspensão hidropneumática precisam de niveladores para fazer a auto-correcção da posição das lâmpadas.

Eu duvido muito que consiga legalizar umas ópticas feitas por si, nem estou a ver nenhum procedimento que permita tal coisa. Só se for um engenheiro mecânico e elaborar um projecto de alteração, mas não sei se é possível e se for certamente não deverá ser barato.

O meu conselho é manter o seu XM original ou se quiser tudo isso trocar por um C6.
Carlos Silva
Carlos Silva
01/07/2012 23:06
Pois...
Mas um C6 nesta altura e bastante caro para mim, e para alem disso o meu xm eu nao o quero trocar, pois ele e uma versao rara cá em portugal, pois se conhecer bem é dificil ver xm de cor branca e o meu é um deles e para alem de ser branco é o 2.1D 12v ful extras (um activa, com suspenção sport).
Penso que vale a pena um pequeno investimento numas opticas.

O que eu necessariamente precissava de saber é se da para arranjar algum tipo de kit ou algum esquema electronico (para eu fazer) de algum sistema de AFS (farois direcionas), pois eu tenho a possibilidade de fazer as centralinas em casa mas se fosse possivel comprar feito era melhor. Eu ja andei a pesquizar esquemas mas ainda nao encontrei o correcto. Por isso agradecia que me ajudassem neste projecto.

Cumpr.Silva
Eduardo
04/07/2012 17:47
Sendo o carro que é eu preferia investir numas Phillips BlueVision ou algo do género e não tirar a originalidade ao carro, mas isso é a minha opinião ;)
Carlos Silva
Carlos Silva
06/07/2012 12:42
Eu precebi e compriendi.... e se eu nao conseguir arranjar o que eu pretendo é o que eu vou fazer....
Obrigado pelo conselho...

Mas sabe onde vendem essas lampadas? Vendem em lojas normais de peças-auto?

Cumprimentos.
Carlos Silva
Carlos Silva
31/07/2012 21:57
Boas...

Finalmente arranjei o que eu queria. Depois de muita procura encontrei um projecto para aplicar em qualquer carro um sistema AFS, mas gostaria que alguem me disse-se qual a melhor loja ( e mais barata) em que eu posso comprar sensores electrico e outro tipo de material electrico para auto...

Cumpr.Silva
Bacelar
Bacelar
02/10/2012 17:02
Boas!
Pelo que eu percebi, é ilegal transitar com um KIT HID quando não se possui olho de boi, lava-faróis, e regulador de altura dos faróis..
Então numa situação dessas em que não se possui esses equipamentos, a opção que vejo, é a de comprar umas lâmpadas que se aproximem a xenon, como por exemplo as "Philips Dimond Vision".
A minha dúvida é se esse tipo de lâmpadas também são proibidas.
Tiago
Tiago
03/12/2012 20:28
Boas
O meu carro é um Audi A3 sportback de 2006 e pus umas oticas Angel Eyes, e possuem oo chamado olho de boi, posso colocar xenon na mesma nestas oticas?
Pinhal
Pinhal
24/02/2014 21:25
Mas sabemos que para passar na inspeção é extremamete necessario o uso de farois com "0lho de boi", os lava farois e o nivelador automático.
Mas o que realmente me intereça é saber como na prática o ou os niveladores de altura funcionam! Algem sabe?.

Cumprimentos
Eduardo
24/02/2014 21:34
Pinhal existem sensores de carga na suspensão traseira que baixam automaticamente os faróis quando a traseira do carro fica demasiado baixa.

É fácil de ver a diferença, contra uma parede sente-se na mala de um carro sem nivelador automático e num carro com nivelador. O que tiver nivelador vai baixar os faróis para não encadear quem vem de frente.
Filipe Cruz
Filipe Cruz
04/02/2015 00:34
Boa noite precisava de ajuda coloquei um kit xénon na minha carrinha que é uma Audi de 2004 e agora sempre que ligo as luzes liga-me o controlo de tração, o ABS e a luz de travão queria saber se alguém me sabe dizer o porque disto acontecer?
Francisco
Francisco
16/02/2015 00:03
Boa Noite.
Não concordo com certas partes do que se diz sobre o xénon.
-1 porque os carros mais antigos não poderão ter uma boa visibilidade. Apenas teriam de comprar se houver no mercado ópticas com (olho de boi).
-2 lava faróis ??. que eu saiba os lava faróis só são necessários nos países nórdicos, porque o xénon é uma luz fria e não aquece suficientemente o farol para retirar a neve. Em Portugal impõe-se cada lei que nem se percebe porquê, e o zé povinho tem de aceitar.
-3 concordo com os niveladores automáticos, mas tem de ser mais rápido na resposta para as nossas estradas, porque assim sendo com uma resposta lenta como está a acontecer. Não serve para o nosso pais. Pior ainda encadeiam ainda mais do que se não tivéssemos niveladores.
Ver Bem e ser Bem Visto.
Eduardo
18/02/2015 22:01
Filipe Cruz esse comportamento é muito estranho, sugiro que visite um electricista para verificar a instalação.

Francisco os carros mais antigos podem ter uma boa visibilidade, mas têm que estar preparados para tal.

Os lava-faróis não servem só para retirar a neve, uma óptica (seja Xenon ou LED) que tenha lâmpadas que emitam mais de 2000 lumens e esteja suja vai reflectir bastante a luz e causar o encadeamento de quem vier em sentido contrário. É por isso que existem e são obrigatórios.
paulo
paulo
29/03/2015 18:31
boas pessoaln sei o que se passa com o meu carro hoje nao me esta a a dar uma lampada o medio e para me assegurar troquei a lampada com o lado oposto pra ver se seria mesmo da lampada mas nao é, so pode ser algo dentro do farol agora o que eu nao sei agradeco a quem e resposta se souber obrigada
Eduardo
29/03/2015 22:17
Paulo é Xenon? Pode ser o balastro.
Paulo Miguel
Paulo Miguel
11/06/2015 23:38
Boa noite,

So por curiosidade, todos dizem, tens de ter isto, não podes aquilo.

O meu pai também dizia que não podia fumar, mas infelizmente fumo.

Será? QUE ALGUEM SABE O ARTIGO,... DO DECRETO DE LEI... DA NORMA...???
Eduardo
20/06/2015 14:21
Paulo, a directiva europeia é a ECE R48, e acredite que fumar faz mal.
Tiago
Tiago
22/09/2015 07:01
Boas desde já felicito o blog... gostava de saber qual o kit xénon indicado para a minha megane 3 de 2010 a lâmpada é h7 alguém se sabe diz se yem de ser canbus??? Ou pode ser um kit h7 normal?

Cmp obrigado
André
André
03/10/2015 17:00
Xénon não dá para ser legal como aftermarket porque as ópticas de halogeneo têm marcadas no vidro hl ao lado do simbolo homologação que significa apenas que estão homologadas para halogeneo. Mais nada nem xénon nem led
Bruno
Bruno
15/11/2015 14:04
Boas a todos é possível legalizar xenon em Portugal?
Eduardo
15/11/2015 18:13
Bruno não é possível legalizar de forma simples xénon ou qualquer outra alteração às características de uma viatura em Portugal.

Para os faróis xénon serem legais é necessário que as ópticas sejam homologadas para este tipo de lâmpadas e o carro tem que ter lava-faróis e niveladores automáticos. Existe ainda outras questões técnicas como o local onde são colocados os balastros e como são feitas as ligações eléctricas uma vez que estamos a falar de uma voltagem elevada.

Se o carro não vier equipado de fábrica com xénon é para esquecer, vai ser muito difícil ficar legalizado. É preferível optar por umas boas lâmpadas de halogéneo da Phillips ou Osram.

Eu costumava usar as Phillips X-treme Vision que davam mais luz mas a durabilidade era pouca, já as BlueVision eram um bom compromisso entre mais luz (e é luz que ilumina a estrada, ao contrário de um kit xénon) e durabilidade.
João vieira
João vieira
25/05/2016 01:27
Boa noite,

Tenho uma pequena questão e ao longo do blog não vi qualquer resposta a minha questão. Será que é sempre necessário legalizar os faróis olho de boi mesmo sem ter xenon?!

Tenho um ml w163 e queria por este tipo de farol . como sempre tive carros sem xenon e nunca quis colocar mas gosto do tipo de farol, queria saber. Confesso que não percebo muito desta agricultura.
Eduardo
07/06/2016 23:45
João vieira se levarmos a lei à letra, qualquer alteração às características originais da viatura não são permitidas.

Do que tenho visto nos centros de inspecções se não mudar o tipo de iluminação não costuma existir problema.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar