Um carro sujo gasta mais que um carro limpo

Publicado a por Eduardo

O episódio desta semana do Mythbusters, o 14º da 7ª temporada, voltou a testar mais um mito do consumo do combustível, com um resultado extremamente interessante e peculiar. Se querem ver o episódio e ser surpreendidos tal como eu fui então parem de ler por aqui.

O mito diz que um carro sujo ia gastar menos combustível que um carro lavado porque iria criar um efeito semelhante a uma bola de golfe.

Ora, claro que um carro sujo gasta sempre mais que um carro limpo, isso todos já nós sabemos, e o próprio teste o comprova. O carro lavado fez 26.4mpg e o carro sujo fez 24mpg.

Mythbusters - Carro sujo gasta mais que carro limpo

Mas o mito era sobre o efeito semelhante às bolas de golfe, com todos aqueles buracos que reduzem o atrito e permitem a bola percorrer uma distancia superior com uma tacada. Fizeram alguns testes em pequena escala e verificaram que existia uma ligeira melhoria na aerodinâmica do carro com os buracos das bolas de golfe. E claro que ao bom estilo do Mythbusters, aplicaram aquele efeito a um carro real.

Para o conseguir tiveram que cobrir todo o carro com argila/barro e com a superfície lisa fizeram um novo teste. Os resultados foram iguais, 26mpg. Depois aplicaram os buracos iguais às bolas de golfe, colocaram os restos de argila/barro dentro do carro para manter o peso igual e fizeram um novo teste.

Estão bem sentados? O resultado foi 29.6mpg!

Mythbusters - Carro com textura de bola de golfe

É claro que ninguém vai querer um carro com a textura de uma bola de golfe, mas é interessante ver o esforço que se tem feito para reduzir o coeficiente aerodinâmico dos carros actuais, e basta uma alteração na textura de um carro para obter ganhos de 11% no consumo de combustível.

Artigos relacionados

Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Aprenda quais as diferenças entre a mudança de óleo por gravidade ou por aspiração com um extractor de óleo e saiba que método pode usar no seu carro.
Como calcular os custos do consumo de combustível
Como calcular os custos do consumo de combustível
Calcular os custos de combustível num automóvel não é nenhuma ciência, mas nem todos os condutores se preocupam com consumos ou sabem...
Preparar o ar condicionado para o Verão
Preparar o ar condicionado para o Verão
Tem o seu ar condicionado em condições para o Verão? Siga estes passos para garantir uma boa qualidade do ar que respira do habitáculo do seu automóvel.

Comentários

Rafael Rossignol
11/01/2011 12:38
Se o carro for mais economico, não me importo com essa textura na lataria!
Francis
Francis
02/12/2011 03:28
Buracos iguais às bolas de golf não diminuem o atrito, diminuem o arrasto.
O ar torna-se turbulento na frente do carro, diminuindo a pressão frontal, consequentemente diminuindo a força de arrasto.
Muito interessante esse episódio...
Pinguim
Pinguim
08/04/2012 00:03
Ja existe pelicula com esta textura, claro que nao é tao grossa quanto a argila, mas tem textura e os testes mostram que a economia é identica a do video, a fabrica é americana.
Jose de Ribamar Corrêa
Jose de Ribamar Corrêa
27/11/2012 15:50
Para ter o efeito desejado o carro deve ter a parte da frente (ataque)lisa e para traz o efeito bola de golf,assim funiona e os caçadores de mitos devem repetir a experiencia.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar