Valeo AquaBlade e outras inovações

Novas escovas Valeo AquaBladeRecentemente encontrei algumas inovações interessantes da Valeo enquanto procurava as diferenças entre as várias gamas de escovas desta marca.

A Valeo é uma multinacional francesa que desenvolve peças, sistemas e soluções para o mercado automóvel à semelhança da Bosch ou Denso, por exemplo.

Uma das inovações são as escovas AquaBlade, que acho estranho não ter tido um maior impacto nos meios de comunicação dedicados a este mercado. Estas escovas dispensam os tradicionais esguichos, também conhecidos como “mija-mija”, uma vez que é a própria escova que transporta a água para o pára-brisas.

Segundo a Valeo este sistema ajuda a economizar em cerca de 50% a água gasta a limpar os vidros e comparando com um sistema de escovas tradicional o seu peso é 30% inferior, uma vez que funciona de forma semelhante aos sistemas da Bosch com dois motores eléctricos independentes para cada escova, em vez de um motor central com braços internos a fazer a ligação aos braços das escovas.

Outro factor positivo é que a água dos esguichos não vai reduzir a visão do condutor, embora a Peugeot/Citroën já tenha esguichos que simulam chuva e atenuam este efeito. Também passa a ser possível limpar o vidro sem atirar água para os carros que estão ao lado ou atrás de nós.

Actualmente este sistema já vem de série no Mercedes SL e deverá ficar disponível noutros carros de gama alta.

Outra inovação interessante é a criação de uma chave inteligente que permite visualizar várias informações sobre o estado do veículo (semelhante ao pager de alguns alarmes) e o controlo destas funções à distancia. Dependendo do tamanho da chave e do consumo das pilhas do comando, poderá ser uma solução bastante interessante especialmente no que toca à segurança para sabermos se deixamos o carro trancado e receber notificações quando o alarme do carro é activado.

Dakar - Africa Eco RaceFifth GearRotunda em Portugal

Comentários a “Valeo AquaBlade e outras inovações”

Não existem comentários a este artigo.
Inicie a discussão, envie o seu comentário

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.