Vamos a acelerar que o combustível está a baixar

Publicado a por Eduardo

Porsche GT3 a 340km/hDurante esta semana tenho levado o carro para o centro da cidade, mas tenho continuado a fazer vários quilómetros em auto-estrada (o Mais Gasolina assim o obriga). Aproveitei para observar o comportamento ao volante em locais tão distintos como a Av. da República ou a A13 e cheguei a uma conclusão constrangedora.

Em cidade apanho sempre vários "aceleras urbanos", não praticam uma condução económica e o estado do trânsito à sua volta é secundário. Assim que o sinal fica verde sai tudo a acelerar mesmo sabendo que o próximo sinal a 700 metros está fechado. Eu vou praticando uma condução mais relaxada e normalmente chego ao mesmo local ao mesmo tempo que os outros "aceleras urbanos".

Em auto-estrada, onde não existem transportes públicos como alternativa ao automóvel, encontram-se vários condutores a praticar ecodriving ou simplesmente a um ritmo mais calmo. Fiz cerca de 45km na A1 entre Sta Iria e Aveiras, que é uma zona com bastante movimento, e a minha velocidade era de 120/130 km/h. Apenas fui ultrapassado 3 vezes e estes não deviam circular a mais de 150km/h, e normalmente apanham-se alguns "aceleras urbanos" até Alverca.

Mais curioso ainda, quem trabalha em Lisboa queixa-se bastante do preço dos combustíveis, mas têm autocarros, metro, eléctrico e comboio e praticam uma condução errática. Assim que o preço da gasolina desce 3 cêntimos lá vai toda a gente de carro para o trabalho.

Artigos relacionados

Teixeira dos Santos tem razão, baixar impostos não é solução
Teixeira dos Santos tem razão, baixar impostos não é solução
Hoje não se falou de outra coisa a não ser do ministro Teixeira dos Santos que recusa baixar o preço dos impostos nos combustíveis, foi...
Aprender a poupar no combustível é imperativo!
Aprender a poupar no combustível é imperativo!
O preço médio da Gasolina, Gasóleo e GPL Auto atingiu um novo máximo histórico. É assim imperativo poupar no combustível e praticar uma condução mais económica.
Cash For Clunkers, a nova asneira dos USA
Cash For Clunkers, a nova asneira dos USA
Vamos ajudar o ambiente e a economia? Então entreguem os vossos carros velhos ou que consumam muito que nós fornecemos um valor para...

Comentários

José Santana
23/10/2008 11:33
Grande Eduardo, noto bastante isso que falas em cidade, principalmente agora que em Setúbal se tem uma bomba do Jumbo, coincidência ou não?

Por acaso, tentei adicionar esse posto no Mais Gasolina, mas ainda não está operacional.

Abraço
Eduardo
23/10/2008 14:00
José, dá uma vista de olhos em http://www.maisgasolina.com/posto/1104/

Espero que durante o fim de semana fique tudo funcional na adição de novos postos ;)
José Santana
24/10/2008 11:04
Eduardo, isso é que é trabalhar!!
Sempre a inovador, não paras, parabéns. :)

Abraço

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar