A paixão por um automóvel

Lancia Aurelia do Jay LenoSegunda-feira é o dia da semana sagrado para a maioria dos petrolheads, é um dia de visita obrigatória ao site Jay Leno’s Garage onde é colocado um novo vídeo semanalmente. O vídeo desta semana mostrou um Lancia Aurelia e serviu-me de inspiração para escrever aqui no blog.

Quando se falam de certos carros, principalmente carros italianos, usam-se as palavras paixão e emoção. Uns usam estes termos porque os ouviram, outros sabem que pode existir uma ligação emocional entre homem e máquina. Para estes um carro é muito mais que um mero meio de transporte ou uma ferramenta de afirmação social, é algo que faz parte deles.

Uma linha fluída, um interior com charme, a beleza de um motor, as sensações ao conduzir um automóvel. Saber que o factor emoção esteve por cima do factor razão no desenvolvimento de um carro, ou o seu fabrico ter sido feito manualmente com grande atenção ao detalhe apenas porque sim. Carros que são feitos não a pensar na funcionalidade mas sim na paixão. Tudo isto cria uma ligação com o que para muitos é um simples objecto.

E quanto existe esta ligação com um automóvel acabamos por dar um pouco de nós, estreitando ainda mais os laços emocionais com um objecto. Estou a falar de pequenos gestos como lavar um carro ou algo mais complexo como tratar da sua manutenção ou restauro, desde que tal seja feito com prazer e não como obrigação.

Um simples acordar de manhã e sair para negociar as curvas de uma serra sem mais ninguém por perto, um passeio de rádio desligado apenas a apreciar a máquina que temos em mão, conduzir até a estrada acabar apenas porque sim.

Para um petrolhead um automóvel é bem mais que um simples objecto, um mero meio de transporte de A a B. Existe uma ligação entre homem e máquina que torna um carro especial, e então nasce a paixão por um automóvel.

Comentários a “A paixão por um automóvel”

Daniel Marques comentou:
21/03/2009 23:24

Parabéns! Este é provavelmente um dos melhores posts que já li escritos por ti. Identifiquei-me e identifiquei-te! Infelizmente ando solitário nos últimos tempos… Pode ser que em breve adopte um novo amigo.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.