Os 10 erros e clichés mais comuns nos filmes de carros

Explosão de um carroSempre que vejo um filme que meta carros (ou computadores) encontro sempre os mesmos erros e clichés típicos das produções de Hollywood.

O meu problema é que existe gente de boas famílias que até acredita nestas tretas, e alguns acham que numa situação de perigo na vida real se copiarem o que viram têm hipóteses de minimizar os danos.

Tenho bem mais de 10 erros e clichés, assim de cabeça lembrei-me do dobro, mas irei partilhar aqueles que acho serem os mais comuns e que em geral mais pessoas acreditam serem reais.

1 – Qualquer carro explode ao mínimo impacto
Seja qual for o acidente, desde que o herói do filme não se encontre no carro, é certo que este vai explodir. E nem explode de uma forma real, quando cai de uma ravina explode antes de tocar no chão, quando está em plano o carro dá sempre um salto no ar enquanto explode. Até parece que tem macacos hidráulicos por baixo.

2 – Um carro a arder só explode quando o herói salvar todos
Em Hollywood todos os carros estão equipados com sensores que verificam se existem pessoas importantes à história dentro do carro, e só após estas serem removidas e o herói gritar “Cuidado, vai explodir!” é que o sensor dá ordem de explosão ao carro.

3 – Todos os carros usam pneus dos chineses
Seja qual for o carro, seja alcatrão ou lama, esteja sol ou a chover. Em qualquer arranque ou curva é certo que os pneus vão chiar, e claro que vão deitar bastante fumo branco. Em Hollywood toda a gente tem carros preparados para Drift, pena é que usem tampões que saltam sempre nas curvas.

4 – Atrás, o banco do meio é o mais confortável
Sempre que o banco de trás leva apenas uma pessoa é obrigatório sentar no banco do meio. Todos sabemos que este é o lugar mais confortável e seguro.

5 – As perseguições na cidade nunca correm mal
Eu comprovo, já experimentei. Tentem fazer uma perseguição na cidade, os carros milagrosamente vão deixar espaço suficiente entre eles e vão praticar uma condução muito previsível, sem mudar de faixa ou com abrandamentos súbitos. Mesmo que exista um toque, nunca é suficiente para que o carro sofra danos consideráveis.

6 – Um carro estacionado nunca sai do sitio, mesmo num acidente
Qualquer acidente que envolva um carro estacionado vai ter consequências graves. Não para o carro estacionado, esse nem se vai mexer, mas quem lhe bater vai dar várias piruetas no ar e provavelmente no fim vai explodir.

7 – Folga na direcção é um mal comum
Qualquer cena filmada com um actor a conduzir vai mostrar que os carros americanos são mal construídos, todos têm folgas na direcção enormes. Pelo menos, da forma que mexem o volante e o carro continua em frente dá essa impressão!

8 – Os condutores dos camiões estragam sempre a festa
Os camionistas possuem um sexto sentido, se existe uma perseguição que precisa de terminar eles conseguem sempre atravessar o camião saindo de um qualquer beco. Se for alguém que tem que morrer na história, curiosamente, têm sempre acidentes contra camiões e os carros explodem, mas os camiões não.

9 – Os carros possuem grandes depósitos ou são muito económicos
Num filme nunca ninguém precisa de parar para abastecer. Alguns carros conseguem andar dia e noite sem parar, é como se fizessem criação de gasolina no depósito. Aliás, sempre que um carro pára numa área de serviço é para se dirigir à loja de conveniência para comprar algo, nunca para meter combustível.

10 – Todos os carros são fáceis de roubar
Alarmes, direcções trancadas e imobilizadores são obras da ficção. Nenhum carro demora mais do que 5 segundos a roubar e todos possuem os fios necessários para efectuar uma ligação directa ali à mão. Não é preciso tirar plásticos ou rebentar a coluna de direcção para levar um carro.

Aqui ficam o que acho serem os 10 erros e clichés mais comuns nos filmes de carros. Se tiverem mais alguns que desejem partilhar basta comentarem.

Comentários a “Os 10 erros e clichés mais comuns nos filmes de carros”

João Manuel comentou:
07/01/2010 23:06

Não podia ser mais claro nesta explicação.
É bem certo que nos filmes americanos os carros a condução e acidentes é mais “espalhafatosa” …tal como nos filmes do James Bond!!!
Gosto particularmente do filme RONIN (talvez por ser Francês… e não Americano) ou de uma serie que passava no AXN de policias da Autoestrada em que os acidentes me parecem mais reais e a condução mais realista
…mas isto é a minha opinião
João

João Simões comentou:
11/01/2010 23:18

A série do AXN é alemã, onde entre o tipo que fazia o REX, chama-se Alerta Cobra.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.