Agora sim, já é possível fazer viagens grandes de carro eléctrico

Publicado a por Eduardo

Com a abertura dos novos postos Ionity em Portugal a juntar-se a outros postos de 150kW de potência já existentes nas estações de serviço das principais auto-estradas, passa a ser possível fazer viagens grandes em Portugal de carro eléctrico sem grande diferença de tempo comparando com um carro equivalente a gasolina ou gasóleo.

Volkswagen ID.3 em auto-estrada

Estamos na altura das férias e com isso vêm as viagens maiores. Um dos pontos contra os carros eléctricos é que o carregamento é lento e em viagens em auto-estrada os consumos são mais altos. Nalguns casos, em carregadores de 50kW (chamados de rápidos), 30 minutos de carregamento podem dar para fazer pouco mais de 150km.

No entanto os carros eléctricos têm vindo a evoluir, com baterias maiores e velocidades de carregamento superiores. Em alguns casos já é possível fazer Lisboa - Porto sem paragens para carregar se começarmos a viagem com a bateria a 100%. E com velocidades de carregamento mais rápidas, 15 minutos de carregamento podem ser suficientes para ter autonomia para 200km ou mais se usar um carregador Ionity e o carro carregar a velocidades superiores a 150kW.

Isto permite que as viagens de carro eléctrico em Portugal já sejam feitas com paridade em termos de tempo comparando com um carro convencional a gasolina ou gasóleo. E com os preços em máximos históricos a viagem sai bem mais barata de eléctrico.

Embora Portugal não esteja ao nível da Noruega em postos de carregamento, estas são boas notícias para quem já adoptou a mobilidade eléctrica ou está a pensar comprar um carro eléctrico.

Também gosta mais de carros do que de chocolates?

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
O meu veredicto sobre como é viver com um Opel Ampera após 10.000km. O Ampera é a versão europeia do Chevrolet Volt, um E-REV que permite circular em modo 100% eléctrico e tem um gerador a gasolina quando acaba a autonomia eléctrica.
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Híbrido, plug-in, eléctrico? O mercado automóvel está a mudar e existem novos tipos de carros com diferentes modos de funcionamento. Descubra as diferenças entre eles.
Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Apesar do custo de utilização ser mais baixo, o preço alto de aquisição de um eléctrico pode fazer com que não compense, tal como acontece com os carros a gasóleo actualmente.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar