As auto-estradas sem berma e o limite mínimo de velocidade

Publicado a por Eduardo

Auto-estrada sem bermaA semana passada tive o azar de furar um pneu com um parafuso à entrada de uma auto-estrada. Ao inicio pensei ser uma pedra presa num pneu, mas o barulho manteve-se e notei que o comportamento do carro estava alterado.

Ora, como a auto-estrada não tinha berma naquela zona coloquei os 4 piscas e segui marcha entre os 50 e os 60km/h, sendo o limite mínimo de velocidade em AE de 50km/h. Se os xunnings vão acelerar para a ponte pela adrenalina, que experimentem circular em auto-estrada a chover e de noite a 50km/h com os 4 piscas ligados! Andar a 250 é para meninos, andar a 50 é de homem!

Durante o pequeno percurso até ter um local com berma para encostar em segurança apanhei de tudo, desde um camionista a fazer sinais de luzes e a ultrapassar-me enquanto buzinava, aos condutores mais sensatos que percebiam que tinha um problema (4 piscas, marcha lenta...) guardavam distancia e quando possível ultrapassavam.

Sempre defendi que o limite mínimo de velocidade nas auto-estradas devia ser superior, e naquele momento pude comprovar bem a diferença de velocidade entre um carro lento e um carro que circula a uma velocidade normal.

Após encostar lá verifiquei que existia um parafuso espetado no pneu, verifiquei a pressão e como estava perto de casa (2km) lá segui viagem a um ritmo moderado para depois trocar os pneus. Como já tinha planeado trocar os 4 pneus do carro, uma vez que estavam a chegar aos 3mm de piso, adiantei-me e coloquei logo outros Michelin Primacy HP. O jogo anterior fez-me 77.000km e são pneus com um pisar confortável e um ruído de rolamento baixo.

Artigos relacionados

Será a A8 a pior auto-estrada de Portugal?
Será a A8 a pior auto-estrada de Portugal?
Se existisse um concurso para a pior auto-estrada de Portugal estou certo que a A8 ganharia com maioria absoluta. Aliás, se fizessem uma...
Coisas que me chateiam: Justiceiros das estradas
Coisas que me chateiam: Justiceiros das estradas
Se existe coisa que me chateia muito são os justiceiros das estradas, pensam que são cheios de razão e fazem tudo o que podem para impor...
A culpa é sempre da velocidade. Sempre!
A culpa é sempre da velocidade. Sempre!
A minha posição em relação aos acidentes serem culpa da velocidade nunca mudou. Já a comunicação social parece agora mais moderada...

Comentários

Pedro
Pedro
01/03/2010 16:04
Realmente e complicado, carros a andar a 50km/h é perigoso. Só damos por ela que o carro está muito lento mesmo em cima. Por isso as auto-estradas deviam ter sempre berma e nas subidas terem sempre 3 faixas. O limite minimo de velocidade tambem deveria ser aumentado. Quem quer andar a 50 vai para a nacional, quer tiver uma avaria encosta. (Mas nem sempre é possivel como no teu caso, mas isso são excepções)

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar