Carros silenciosos precisam de fazer barulho

Publicado a por Eduardo

Toyota PriusA cada semestre lá sai a mesma notícia do costume que os carros eléctricos ou híbridos são muito silenciosos, por isso são perigosos. Juntamente com a notícia aparecem sempre sistemas altamente elaborados como o que foi apresentado pela Lotus em 2008 onde era colocada uma coluna de 300w a replicar o barulho de um motor.

Um dos problemas actuais dos automóveis é a sua poluição sonora, porque vamos voltar para o barulho de um motor de combustão?

E que tal usar, sei lá, aquela coisa que vem em todos os carros que serve para alertar outros condutores e peões. A buzina, aquele barulho que se ouve em engarrafamentos porque o semáforo fechou para os peões e o carro da frente não arrancou.

Eu até percebo que para os invisuais seja complicado atravessar a estrada numa passadeira sem semáforos, mas se vamos colocar os carros a fazer ruído que seja algo suave como no Futurama e que o ruído apenas seja audível quando o carro está a circular.

Não faz sentido resolver um problema criando outro, como a solução proposta pela Lotus.

Artigos relacionados

Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km
O meu veredicto sobre como é viver com um Opel Ampera após 10.000km. O Ampera é a versão europeia do Chevrolet Volt, um E-REV que permite circular em modo 100% eléctrico e tem um gerador a gasolina quando acaba a autonomia eléctrica.
Guia da insonorização automóvel
Guia da insonorização automóvel
Saiba como evitar ruídos parasitas e melhorar a vida a bordo com um habitáculo mais silencioso. Resultados da insonorização num 406 Coupé com material Dynamat
As 10 tretas mais comuns dos vendedores de carros usados
As 10 tretas mais comuns dos vendedores de carros usados
Quem já pegou num jornal ou visitou alguns websites à procura de anúncios para comprar um carro usado de certeza que já encontrou...

Comentários

meundo
14/12/2010 02:52
realmente quando o carro não faz barulho fica muito perigosos para pas pessoa por que podemos estar distraido e não ver o carro e acabar sendo atropelado.
obrigada pela noticia

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar