GPL não é Gás Natural (GNC)

Bomba de GPLO Autogás ou GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) não é a mesma coisa que Gás Natural (GNC). O GPL é o gás usado normalmente nos automóveis ligeiros, é uma mistura de propano e butano feita a pensar nos automóveis para um melhor desempenho. É armazenado em estado liquido. A sua autonomia é semelhante a um carro a gasolina, tendo em conta uma capacidade igual entre depósitos e os carros a gasolina são facilmente convertidos para este combustível.

O GNC é usado principalmente por frotas (camiões, autocarros) mas existe oferta de viaturas ligeiras a GNC. Neste caso são as viaturas que são fabricadas a pensar no GNC, o espaço ocupado pelos depósitos é superior mas a sua autonomia e performance é reduzida.

Em Portugal existem cerca de 350 postos de abastecimento a GPL e cerca de 40.000 viaturas a circular a GPL. Só existem 5 postos de abastecimento de GNC, apenas um é público. Apenas existem 23 viaturas privadas a GNC em Portugal.

Ao comprarem um fogão ou um esquentador também escolhem entre butano/propano ou gás natural e percebem as diferenças que existem, o mesmo se aplica a uma viatura a gás, pode ser GPL ou GNC.

Espero assim que percebam as diferenças entre estes dois combustíveis, que é maior que a diferença entre uma viatura a gasolina ou a gasóleo.

Comentários a “GPL não é Gás Natural (GNC)”

Gonçalo Oliveira comentou:
17/04/2008 09:31

Olá.. obrigado pela explicação. Já agora gostaria de saber se um carro convertido para GPL funciona apenas a GPL ou é combinado com gasolina? E quanto, em média, se poupa usando este sistema GPL. Obrigado.

Eduardo Maio comentou:
17/04/2008 14:11

Caro Gonçalo,
O carro ficará em “formato bifuel”, com dois depósitos de combustível. A gasolina continua a ser utilizada sempre que dá à chave para que o motor aqueça até aos 35 a 40º aproximadamente, caso contrário o gás iria acabar por congelar ao ser vaporizado para dentro do motor.

No entanto ao circular a gpl apenas consome gás, não existe injecção split-fuel onde se injectam ambos os combustíveis ao mesmo tempo.

Aconselho uma leitura sobre o tema autogás aqui no blog e para saber quanto poderá poupar pode usar o simulador de poupança da Galp. As instalações para motores de 4 cilindros rondam os €1600, o preço por litro do GPL poderá consultar no Mais Gasolina.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.