GPL não é Gás Natural (GNC)

Publicado a por Eduardo

Bomba de GPLO Autogás ou GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) não é a mesma coisa que Gás Natural (GNC). O GPL é o gás usado normalmente nos automóveis ligeiros, é uma mistura de propano e butano feita a pensar nos automóveis para um melhor desempenho. É armazenado em estado liquido. A sua autonomia é semelhante a um carro a gasolina, tendo em conta uma capacidade igual entre depósitos e os carros a gasolina são facilmente convertidos para este combustível.

O GNC é usado principalmente por frotas (camiões, autocarros) mas existe oferta de viaturas ligeiras a GNC. Neste caso são as viaturas que são fabricadas a pensar no GNC, o espaço ocupado pelos depósitos é superior mas a sua autonomia e performance é reduzida.

Em Portugal existem cerca de 350 postos de abastecimento a GPL e cerca de 40.000 viaturas a circular a GPL. Só existem 5 postos de abastecimento de GNC, apenas um é público. Apenas existem 23 viaturas privadas a GNC em Portugal.

Ao comprarem um fogão ou um esquentador também escolhem entre butano/propano ou gás natural e percebem as diferenças que existem, o mesmo se aplica a uma viatura a gás, pode ser GPL ou GNC.

Espero assim que percebam as diferenças entre estes dois combustíveis, que é maior que a diferença entre uma viatura a gasolina ou a gasóleo.

Artigos relacionados

As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
Uma lista das desculpas e afirmações falsas usadas para denegrir a imagem do GPL em Portugal.
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Saiba como optar por uma boa instalação de GPL Auto no seu carro com este guia. Informação sobre o tipo de kit a escolher, os custos associados e outros artigos
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

Gonçalo Oliveira
Gonçalo Oliveira
17/04/2008 09:31
Olá.. obrigado pela explicação. Já agora gostaria de saber se um carro convertido para GPL funciona apenas a GPL ou é combinado com gasolina? E quanto, em média, se poupa usando este sistema GPL. Obrigado.
Eduardo
17/04/2008 14:11
Caro Gonçalo,
O carro ficará em "formato bifuel", com dois depósitos de combustível. A gasolina continua a ser utilizada sempre que dá à chave para que o motor aqueça até aos 35 a 40º aproximadamente, caso contrário o gás iria acabar por congelar ao ser vaporizado para dentro do motor.

No entanto ao circular a gpl apenas consome gás, não existe injecção split-fuel onde se injectam ambos os combustíveis ao mesmo tempo.

Aconselho uma leitura sobre o tema autogás aqui no blog e para saber quanto poderá poupar pode usar o simulador de poupança da Galp. As instalações para motores de 4 cilindros rondam os €1600, o preço por litro do GPL poderá consultar no Mais Gasolina.
Rafael
Rafael
26/04/2018 16:47
Boa tarde!
um carro equipado para GPL (Portugal) pode funcionar con GNC en outro pais (Argentina)?
cumprimentos, Rafael.
Eduardo
26/04/2018 23:26
Rafael conforme indicado no artigo são tipos de gás diferentes. Um carro equipado para GPL não pode usar GNC, este último usa pressões muito superiores e o depósito não se encontra preparado para tal.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar