Lavagem de chassis e parafinar, sim ou não?

Lavagem de ChassisComo muitos dos meus amigos sabem que eu gosto mais de carros do que chocolates e faço sempre os possíveis por ter o carro em estado de concurso é comum fazerem-me algumas perguntas sobre os melhores métodos para manter o carro em bom estado.

Recentemente perguntaram-me o que eu achava da lavagem de chassis (vulgo lavagem de estrada) e de parafinar o mesmo porque na oficina disseram que a parafina repele a sujidade e lubrifica o chassis.

Vamos então por partes, os chassis dos automóveis actuais não necessitam de ser parafinados, a não ser que se esteja a falar de um jipe ou camião com chassis de travessas. Claro que isto ganhou fama e parafinar o chassis passou a ser prática comum em todos os carros porque antigamente era assim, logo hoje também tem que ser. Depois começaram a parafinar também os motores porque ficava brilhante (seboso vá) e os clientes ficavam todos contentes porque o motor brilhava como se estivesse novo.

A parafina ataca as borrachas e em vez de um efeito repelente contra a sujidade faz exactamente o contrário criando uma massa pastosa e cinzenta com pó e terra agarrado.

A lavagem de chassis pode ser feita anualmente para carros que façam quilometragens elevadas ou percursos com muita terra e pó, os outros podem fazer isto de dois em dois anos. Pessoalmente aconselho a fazer a lavagem de chassis no final da época das chuvas e aproveitar para reaplicar o tratamento anti-gravilha onde este possa desaparecer.

Assim com lavagens mais “regulares” até podemos evitar algumas folgas que possam aparecer com o acumular da sujidade.

Em relação à lavagem de motores desaconselho nos motores com mais electrónica, e mesmo nos outros é necessária alguma precaução, mas irei dedicar algum tempo para escrever sobre isto com mais calma.

Portanto e em conclusão, lavar o carro por baixo sim, parafinar o carro por baixo não!

Óleo VegetalDespesas em LouresFim da temporada de F1 de 2006

Comentários a “Lavagem de chassis e parafinar, sim ou não?”

Paty comentou:
09/12/2007 20:19

Sempre a aprender contigo ;)
As coisas que uma gaja aprende!
Ainda bem q te tenho comigo, assim dps nao tenho q me preocupar com o carro, tenho.te a ti, para me ajudares, é so vantagens.
ah pois é… nao é para todos! eheh ;)

Um beijinho enorme fofo

Daniel Marques comentou:
09/12/2007 21:06

O ser humano é um ser de hábitos, custa a perdê-los, mas neste caso eu acho mesmo que se trata de puro desconhecimento das pessoas, que talvez também não tenham a preocupação de se informarem.

terios4x4 comentou:
06/10/2009 02:05

então no meu caso que tenho um jipe, e pratico todo o terreno , devo parafinar e lavar o carro por baixo ou não, e o motor….
é que na oficina aconselharam-me a faze-lo…
agora estou na dúvida..

MasterMec comentou:
28/10/2009 13:19

Eu gosto de falar sobre o que sei, parafina é um derivado do petróleo descoberto por Carl Reichenbach. Conhecida por sua alta pureza, excelente brilho e odor reduzido. Possui propriedades termoplásticas e de repelência à água e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentar e revestimento de queijos e frutas. Se até na industria alimentar é usada, achas mesmo que destroi borrachas ou plasticos? É a matéria prima essencial na fabricação de velas. Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos termofusíveis (hot melt), papel carbono, tintas, pinturas etc.

A parafina é uma substância sólida e branca, semelhante à cera (mistura de hidrocarbonetos, de elevado peso molecular), que actua como isolador. Agora a grande questão é se estamos a falar de parafina ou de oleo queimado misturado com gasolina!

Eduardo Maio comentou:
28/10/2009 19:07

Falar do que se sabe é muito diferente de ir a http://pt.wikipedia.org/wiki/Parafina e fazer copy/paste para aqui.

Observe bem o estado do seu carro por baixo e mande parafinar. Após um ano mande só lavar o carro e depois veja em que estado se encontram as borrachas, depois coloque aqui os seus resultados (ou edite a página da Wikipedia).

MasterMec comentou:
29/10/2009 15:48

Então mas achas que a parafina que até é usada na industria alimentar destroi alguma borracha? Alguma vez mexes te em parafina?Como é que uma gordura, uma cera destroi seja o que for? Eu estou a falar porque já trabalhei nesse sector muitos anos e nota-se a diferença de um carro que parafina tds os anos para os que não parafinam, não só nas borrachas como na parte metalica. Mando parafinar os meus carros tds os anos depois das inspecções e tenho sempre o chassi impecavel! Claro que num carro novo não notas nada de um ano para o outro, mas quando o carro fica velho acredita que notas diferença! Agora depende se queres um carro para estimar ou para vender em 5 ou 6 anos. E é por isso que já são raras as pessoas que parafinam o carro.. antigamente comprava-se um carro para a vida toda e por isso estimavam-no.

Eduardo Maio comentou:
31/10/2009 13:44

Também se usam derivados de petróleo na industria farmacêutica, não quer dizer que faça bem às plantas. Não vamos misturar as coisas.

E se antes de mandar esses bitaites perdesse um tempinho a pesquisar aqui no blog logo percebia que o meu carro até tem o dobro dessa idade ;)

MasterMec comentou:
02/11/2009 18:29

Já vi que não te convenço Eduardo, mas podes ter a certeza que não estas a informar bem os teus leitores.
Isso da parafina destruir borrachas é um grande mito que foi criado por dantes se usar óleo queimado e gasolina em vez da parafina.
Até porque a parafina que, por exemplo, a shell fornece em bidons para as oficinas diz qual a aplicação do produto, aplicar em chassis, e se tivesse algum problema com borrachas tinha de vir lá escrito.
Tal como vem escrito nos detergentes para automóveis que não se deve aplicar numa tinta quente e que não se deve deixar mais do que x tempo antes de enxaguar.

Mas já estamos a misturar as coisas, o blog é teu, tu é que sabes se queres assumir uma verdade que te contaram no café ou se realmente queres perder um tempinho e ires-te informar um pouco melhor com quem está dentro dessa área.

Deixo-te a sugestão, vais a um sítio onde façam esse serviço e fazes a experiência. Aproveita e toca realmente na, tão falada, parafina mas cuidado não vá destruir-te as mãos como destrói as borrachas! Lol desculpa mas não resisti!

Eduardo Maio comentou:
14/11/2009 14:24

A parafina era usada para lubrificar o chassis e não proteger as borrachas.

A parafina degrada os plásticos e as borrachas.

Um carro parafinado antes de ir a uma IPO chumba.

O resto é conversa “de café” ;)

Carlos VVTi comentou:
11/12/2009 00:33

Alguém anda a estragar o negócio ao MasterMec. Escrevemos parafinar no Google e vimos cá parar.

Parafinem o carro, depois digam que estragam a massa isolante dos chassis, bem como as borrachas e vedantes!!!

A6-Avant comentou:
25/01/2010 19:34

Devia ter encontrado este tópico antes de gastar 25€ a parafinar a minha carrinha. Levei-a à Audi e está cheia de terra por baixo e fiquei com as embaladeiras com manchas castanhas da parafina.

O mecanico da Audi disse que era a pior asneira era parafinar carros e que se algum componente se estragar a garantia não cobre, por isso parafinar NÃO!!!

José M. comentou:
21/02/2010 19:40

É uma opinião como outra qualquer, mas eu sempre parafinei o meu carro e estou satisfeito. Precisa é ser bem feito e deixar o carro parado a pingar durante 2 ou 3 dias.

Cájó comentou:
10/12/2011 14:41

Boas. Tou farto de ler e não chego a conclusão nenhuma!!!!
Tenho uma viatura que foi adquirida no estrangeiro e infelizmente apresenta sinais de corrosão a nivel do chassis. Na oficina disseram-me que para atenuar esta situação deveria lavar o carro com pressão a quente e parafiná-lo. Sou da zona de Portalegre e não sei onde, nem quanto pode custar fazer isso! Acham que é boa ideia/solução??? OBRIGADO

D.B comentou:
13/12/2011 12:35

A parafina nao danifica nada bem pelo contrario protege contra a corrusão e lubrifica…O problema esta em certas estações de serviço não utilizarem parafina pura…misturão gasolio e isso sim danifica borrachas … Lavar chassi e parafinar um carro nunca fica menos de 50€ …. milagres e em Fatima

Ezequiel Moreira comentou:
23/12/2011 19:52

A parafina é um veneno as poeiras aderem ao chaci e fica cheio de folgas na suspenção

Eduardo comentou:
31/12/2011 16:01

Cájó se o carro apresenta sinais de corrosão a parafina não vai fazer nada. Deve sim fazer uma lavagem de estrada para ver o real estado do carro e substituir a chapa com ferrugem por material novo (e isto é dispendioso) ou aplicar algum produto que faça a remoção de ferrugem caso o seu estado não seja muito mau.
Depois é aplicar um bom anti-gravilha para proteger.

Ezequiel Moreira a mesma situação ocorreu no meu carro. Quando o comprei e fiz uma lavagem de estrada fiquei parvo com quantidade de pó que estava agarrado ao chassis numa espécie de “papa” castanha. Na suspensão não fiquei com folgas, mas nas pinças dos travões passou-se a notar um ruído metálico de uma folga fruto da quantidade de porcaria que lá se acumulou com a parafina.
A parafina é muito usada por alguns mecânicos para esconder ruídos em peças dispendiosas de trocar.

Liliana comentou:
08/05/2012 01:42

Boa noite, bem com tanta coisa que li agora estou com dúvidas.
Á uns dias fui a um mecânico por causa da suspensão do meu carro que está a fazer ruído(barulho de molas) já a algum tempo..
Ele lubrificou a suspensão disse-me que não era necessário comprar uma nova e aconselhou-me a parafinar pois só assim irá parar de fazer barulho assim como já é a segunda vez que mando lubrificar a suspensão..

Agora preciso de uma opinião mando parafinar?? Obrigada

mpa comentou:
18/06/2012 17:54

Caros,

tenho a prova no meu BMW E87 2008-08. Mandei parafinar em Dezembro e passado uns 4 meses começou a fazer ruídos. Agora está insuportável. Sempre que mexo na suspensão por algum motivo: travar, lomba, entrada de garagem ou algo, faz um barulho como se estivesse baterem peças…é das partes móveis que estão perras e agora estalam ao mexer.
NUNCA PARAFINEM O VOSSO BRINQUEDO!!!!!!

Jaime comentou:
25/06/2012 12:55

Em Janeiro comprei um Qashqai 1.5 DCi usado que tinha sido parafinado sem eu saber. Comecei a ouvir um ranjer de suspensão e na Nissan disseram-me que foi a parafina que estragou as borrachas dos sinoblocos.
Vou ter que gastar quase 400€ por causa da parafina!!!

Ilércio MSB comentou:
18/12/2012 21:02

Mto obrgdo pela dica. Eu estava mesmo a precisar d confirmar as minhas ideias em relação a parafina e você me ajudou mto essas dicas.
Valeu!

gimbras comentou:
01/06/2014 14:29

Caros amigos, tenho 64 anos, fui proprietário de Estações de Serviço (ES) durante mais de 35 anos, fiz milhares de parafinações. Posso garantir, em absoluto, que o problema é que POUCAS ES utilizam parafina genuína, utilizam óleo queimado misturado com petróleo ou gasóleo, óleo de motor 20W, e outras mistelas. Portanto mandem parafinar os V. carros mas vejam vem, onde. Aconselho mesmo a presenciarem o acto!

Carlos Coelho comentou:
09/12/2015 08:45

Bom dia, sem querer contradizer alguém no meu caso que habito numa região de grandes amplitudes climáticas, a minha experiência traduz-se no seguinte:tenho um Honda Civic 1.5i de 1998 que adquiri novo e conta agora com 290.000 kms e sempre dormiu na rua. Para além das normais manutenções atempadamente, sempre lhe lavei o chassis e patarafinei pelo menos duas vezes por ano: entrada do inverno e entrada do verão, e igual tratamento uma vez por ano no motor.
O facto é que a viatura se mantém impecável sem uma única borrachinha ressequida, sem fissuras,etc., e quando vou ao concessionário ou ao IPO o comentário eh sempre o mesmo: estas máquinas são muito duráveis e mantem-se impecáveis por muitos anos!!!
Pois, pois…

Eduardo comentou:
14/12/2015 19:50

Carlos Coelho isso vai do tratamento que se dá aos carros e não da parafina. Os meus carros também estão em óptimas condições por baixo, um deles quase da altura do seu, de 99 e vendi-o com mais de 250 mil e não levou parafina.

Diria mais que o que o ajuda nesse caso é a lavagem de estrada.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.