Pré-lavagem de espuma em qualquer lugar

Maserati GranCabrio com espuma de pré-lavagemA forma mais segura de evitar swirls na pintura numa lavagem é aplicar uma espuma de pré-lavagem para escorrer de forma segura terra, areia e outro tipo de sujidades que ao serem pressionados contra a pintura podem causar swirls.

Este método é bastante usado no detalhe, principalmente com o aparecimento de pistolas de espuma da Tornador, Karscher ou Wolfgang no mercado.

No entanto nem todos temos uma máquina de lavar à pressão em casa ou não temos local próprio para lavar o carro. A pensar nisto a Mesto lançou duas versões portáteis, uma de 1,5 litros e outra de 8 litros.

Para que serve uma pré-lavagem de espuma

A pré-lavagem de espuma consiste em cobrir todo o carro com uma espuma que prende as partículas de sujidade (grãos de areia, pó, etc) e as arrasta suavemente para fora de contacto com a pintura. Ajuda ainda a dissolver sujidade mais entranhada, caso de insectos que possam ficar no pára-choques, capot ou espelhos.

Swirls numa pintura vermelhaIsto evita que sejam criados riscos ou swirls como mostra a imagem.

Os swirls não se notam como um risco em si em que a cor muda para branco ou outra tonalidade da cor do carro. Estes micro riscos apenas se notam ao sol ou sobre algumas luzes e são comuns em carros lavados nas lavagens automáticas ou sem cuidados especiais. Estes micro riscos retiram o brilho e reflectividade da pintura.

Em carros já detalhados é bastante útil aplicar a pré-lavagem de espuma quando o carro está carregado de pó, tem as partes inferiores sujas da chuva, para lavar jantes ou amolecer insectos que fiquem na parte frontal ou espelhos do carro.

Depois do carro estar coberto de espuma e esta escorrer passa-se o carro por água e depois então processa-se a lavagem normal.

Teste ao Mesto Foamer 1,5L

Já andava de olho no Foamer da Mesto, pois queria usar a lavagem de espuma sem máquina de pressão ou mangueira. A ideia seria utilizar apenas para retirar os insectos da frente do carro e lavar as partes inferiores e as jantes quando chegar a chuva.

Usei o Auto Finesse Avalanche e com apenas 1,5 litros de água é possível colocar espuma em todo o carro. No caso do C6 se não gastar espuma nas cavas de roda chega para todo o carro e para as jantes. Para aplicações localizadas vai ficar muita espuma no carro.

O modo de funcionamento é simples, adiciona-se cerca de 1,4 litros de água e 100ml de shampoo próprio para pré-lavagem. Dá-se cerca de 20 bombadas e depois é só carregar num botão. Fica aqui um vídeo que encontrei no Youtube que mostra o funcionamento.

Na minha utilização notei que a espuma era mais densa, não sei se abusei na quantidade de shampoo ou se é próprio do Avalanche da Auto Finesse.

Após passar por água quase que não era necessário lavar e o carro estava coberto de pó, as jantes bastante sujas e os espelhos, capot e pára-choques cravados de insectos. A lavagem foi mais simples e rápida do que é normal porque a maior parte da sujidade tinha saído. As cavas das rodas que são em tecido e não plástico costumam ficar sempre com muita terra agarrada, com a pré-lavagem ficaram logo com a tonalidade preta sem sujidade de maior o que evita perder demasiado tempo a escovar as cavas para tirar a sujidade.

Se pretendem usar a pré-lavagem de espuma regularmente o ideal é ter uma máquina de pressão ou uma pistola que funcione com a pressão da mangueira, caso contrário o Mesto Foamer é uma óptima aposta.

E se estiverem interessados encomendei o meu na Polished Bliss, que recomendo. Além de terem sido rápidos no envio, a descrição que dão aos produtos na loja faz todo o sentido, eles usam os produtos regularmente e dão o seu parecer. Fantástico para perceber se um determinado produto se adequa às nossas necessidades.

Alarme Clifford para carroPimp my Ride UKDakar - Africa Eco Race

Comentários a “Pré-lavagem de espuma em qualquer lugar”

Paty comentou:
15/09/2015 12:33

As coisas que descobres para o carro!
Tenho que experimentar no meu 🙂

Eduardo comentou:
26/09/2015 13:56

Paty sim dá jeito para tirar o pó antes de o lavar eheh

Alex comentou:
29/09/2015 22:00

Desconhecia por completo este pulverizador. Agradeço pelo post que fez. Fiquei com bastante interesse.
Costumo aceder a esse site pois as descrições são bastante completas e as melhores que já encontrei em sites da especialidade. Os portes é que são bastante altos. Já fiz simulações comparativamente à “minha loja do costume” e mesmo alguns produtos sendo mais baratos, não compensava.

Eduardo comentou:
06/10/2015 21:31

Alex realmente os portes são caros, mas não encontrei mais nenhuma loja online de confiança que vendesse o Mesto daí ter optado por encomendar lá. Outro tipo de produtos vêm normalmente de outras lojas com portes mais simpáticos.

Alex comentou:
25/10/2015 19:05

Já agora, o pulverizador é o 3132 FE ou o FO? Não consigo perceber a diferença no site oficial.
Agradeço.

Eduardo comentou:
29/10/2015 00:36

Alex é o 3132 FE. Pelo que vi no site a diferença são as anilhas, uma EPDM a outra FPM. Pelo que percebi as FPM aguentam temperaturas superiores e são mais resistentes a óleos e solventes.

Alex comentou:
06/11/2015 14:55

Muito obrigado! 🙂

Alex comentou:
27/01/2016 18:34

Eduardo, por mero acaso encontrei o pulverizador da Mesto por cá na loja Contek, mas é o FO. Para usar com snow foam tem que ser mesmo o FE?

Eduardo comentou:
27/01/2016 19:43

Alex pelo que vi no site só mudam as anilhas, portanto devem ser iguais.

Alex comentou:
27/01/2016 21:52

Mas as anilhas sendo para produtos diferentes, pode fazer alguma diferença não? Pelo que li, o FE é para produtos alcalinos (o caso das foams) e o FO para ácidos. Será que se colocar alcalinos no FO reduzo de alguma forma a vida útil das anilhas ou assim? É daquelas dúvidas…
Logo por azar só tinham o FO.

Eduardo comentou:
30/01/2016 21:29

Isso já não faço ideia, mas para mim faz sentido que algo que é feito a pensar em produtos mais ácidos funcione bem com produtos alcalinos.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.