Prepare o seu carro para a chuva com o detalhe

Lavar um carroÉ um equívoco comum pensar que o detalhe apenas serve para tornar o carro brilhante e que é usado por meia dúzia de vaidosos. Os produtos e as técnicas do detalhe automóvel são usados para preservar o automóvel e podem até ajudar na sua segurança, especialmente no Inverno no que toca à visibilidade.

A verdade é que um carro com os vidros tratados com os produtos certos pode aumentar a visibilidade em dias de chuva ou com muita humidade que possam criar condensação dentro do habitáculo.

Se o seu carro embacia facilmente e se quando chove deixa de ver a estrada então o detalhe pode dar uma ajuda.

Prevenir o embaciamento no interior

A principal causa para um vidro embaciar rapidamente é a sujidade. A gordura libertada da transpiração, o vapor da respiração ou o fumo do tabaco (para quem fuma) criam uma película de sujidade no interior do vidro que ajuda a propagar o embaciamento.

Limpar apenas os vidros com um limpa-vidros pode resolver temporariamente esta situação, mas é moroso ter que repetir este processo regularmente. O ideal é aplicar um selante ou um produto anti-embaciamento.

Um selante que funciona bem no interior e é de fácil aplicação é o Grojet2000, fazendo também uma limpeza química ao vidro mais profunda garantindo um melhor resultado. O vidro fica assim limpo e selado, tornando mais difícil ganhar sujidade e torna a sua limpeza mais fácil.

Existem depois produtos específicos para prevenir o embaciamento como o Rain-X Anti-Fog ou o Carpro Fog Fight que são mais fáceis de aplicar. Estes produtos podem funcionar de forma semelhante a um selante, fazendo uma limpeza profunda do vidro e criando uma película de protecção.

Tornar os seus vidros hidrofóbicos

Vidros não tratadosAo selar um vidro irá torná-lo hidrofóbico, isto quer dizer que a água será repelida, criando gotas de água que escorrem facilmente pelo vidro.

Assim com a deslocação do ar e dependendo do coeficiente aerodinâmico do seu carro poderá limpar os vidros sem usar escovas. Isto é bastante útil, especialmente nos vidros laterais.

Explicar o resultado de um vidro hidrofóbico é difícil, por isso aqui fica um vídeo de demonstração.

Existem vidros que já são hidrofóbicos de origem, como é o caso do vídeo. Este tipo de tratamento reduz o trabalho efectuado pelas escovas ajudando a limpar o vidro mais facilmente. Se os vidros do seu carro não são hidrofóbicos e quer ter este efeito precisa de selar os seus vidros.

Selantes como o Grojet2000, Carlack ou Duragloss têm propriedades que ajudam a tornar os vidros hidrofóbicos. A sua aplicação pode ser morosa se os vidros nunca foram tratados, podendo ser preciso descontaminar com recurso a uma claybar ou polir os vidros, no entanto estes selantes chegam a durar entre 3 a 6 meses dependendo do uso dado ao carro.

Para um uso mais simples, mas que precisa de aplicações mais frequentes, existe o Duragloss Rain Repel. Este limpa vidros deixa uma camada protectora que repele a água, mas a sua durabilidade é inferior aos selantes. O Rain Repel pode ainda ser diluído com água para ser usado nos esguichos do pára-brisas, renovando a camada de protecção sempre que se limpa o vidro.

Abastecer com GPLSprint TotalPrograma Risco Zero

Comentários a “Prepare o seu carro para a chuva com o detalhe”

Sérgio Guerra comentou:
04/10/2012 10:56

Onde posso comprar estes produtos? Estou interessado no da água da chuva.

Eduardo comentou:
07/10/2012 11:17

Sérgio existem várias lojas que vendem este tipo de produtos. Grande maioria funciona online como a Car Care Europe a nível ibérico ou a MotorGeek em Inglaterra por exemplo. A Car Car Europe tem alguns representantes com porta aberta em Portugal.

Na Norauto por vezes também se encontram os produtos da Rain-X e da Glass Science.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2016 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.