Prepare o seu carro para a chuva com o detalhe

Publicado a por Eduardo

Lavar um carroÉ um equívoco comum pensar que o detalhe apenas serve para tornar o carro brilhante e que é usado por meia dúzia de vaidosos. Os produtos e as técnicas do detalhe automóvel são usados para preservar o automóvel e podem até ajudar na sua segurança, especialmente no Inverno no que toca à visibilidade.

A verdade é que um carro com os vidros tratados com os produtos certos pode aumentar a visibilidade em dias de chuva ou com muita humidade que possam criar condensação dentro do habitáculo.

Se o seu carro embacia facilmente e se quando chove deixa de ver a estrada então o detalhe pode dar uma ajuda.

Prevenir o embaciamento no interior

A principal causa para um vidro embaciar rapidamente é a sujidade. A gordura libertada da transpiração, o vapor da respiração ou o fumo do tabaco (para quem fuma) criam uma película de sujidade no interior do vidro que ajuda a propagar o embaciamento.

Limpar apenas os vidros com um limpa-vidros pode resolver temporariamente esta situação, mas é moroso ter que repetir este processo regularmente. O ideal é aplicar um selante ou um produto anti-embaciamento.

Um selante que funciona bem no interior e é de fácil aplicação é o Grojet2000, fazendo também uma limpeza química ao vidro mais profunda garantindo um melhor resultado. O vidro fica assim limpo e selado, tornando mais difícil ganhar sujidade e torna a sua limpeza mais fácil.

Existem depois produtos específicos para prevenir o embaciamento como o Rain-X Anti-Fog ou o Carpro Fog Fight que são mais fáceis de aplicar. Estes produtos podem funcionar de forma semelhante a um selante, fazendo uma limpeza profunda do vidro e criando uma película de protecção.

Tornar os seus vidros hidrofóbicos

Vidros não tratadosAo selar um vidro irá torná-lo hidrofóbico, isto quer dizer que a água será repelida, criando gotas de água que escorrem facilmente pelo vidro.

Assim com a deslocação do ar e dependendo do coeficiente aerodinâmico do seu carro poderá limpar os vidros sem usar escovas. Isto é bastante útil, especialmente nos vidros laterais.

Explicar o resultado de um vidro hidrofóbico é difícil, por isso aqui fica um vídeo de demonstração.

Existem vidros que já são hidrofóbicos de origem. Ao repelir a água reduz-se o trabalho efectuado pelas escovas ajudando a limpar o vidro mais facilmente. Se os vidros do seu carro não são hidrofóbicos e quer ter este efeito precisa de aplicar um repelente de água.

A sua aplicação pode ser morosa, dependendo do produto. Num vidro nunca antes tratado pode ser necessário usar uma claybar para descontaminar os vidros e aplicar algum produto de polimento, outros produtos são fornecidos como kit com um aplicador, um agente de limpeza e o selante, como é o caso do Gyeon Q2.

O exemplo do vídeo acima tem aplicado o Grojet Regenabweiser já com 6 meses e continua com uma boa repelência de água. É um produto fácil de aplicar, com um custo mais baixo e durabilidade equivalente.

Estes produtos têm normalmente uma boa durabilidade, superior nos vidros laterais, uma vez que as escovas, insectos, pó e a própria água da chuva aceleram a degradação do produto no pára-brisas.

Para um uso mais simples, mas que precisa de aplicações mais frequentes, existe o Duragloss Rain Repel. Este limpa vidros deixa uma camada protectora que repele a água, mas a sua durabilidade é inferior aos selantes. O Rain Repel pode ainda ser diluído com água para ser usado nos esguichos do pára-brisas, renovando a camada de protecção sempre que se limpa o vidro.

Actualizado a 8 de Setembro de 2020Adicionada informação sobre novos produtos para tornar os vidros repelentes de água.

Também gosta mais de carros do que de chocolates?

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Lavagem do carro com produtos de detalhe sem arruinar a carteira
Lavagem do carro com produtos de detalhe sem arruinar a carteira
Lavar o carro com produtos de detalhe não é obrigatoriamente caro, o preço destes produtos acaba por compensar a curto prazo, com efeitos a longo prazo mantendo a pintura em condições
Lavar o carro
Lavar o carro "à detalhe" é ecológico
Juntar "lavar o carro" e "ecológico" na mesma frase normalmente faz disparar vários alarmes na sede do partido dos Verdes e faz com que...
Fifth Gear com detalhe
Fifth Gear com detalhe
Este episódio do Fifth Gear surpreendeu-me pela positiva, principalmente pelo crash test que efectuaram. Quem diria que estamos mais...

Comentários

Sérgio Guerra
Sérgio Guerra
04/10/2012 10:56
Onde posso comprar estes produtos? Estou interessado no da água da chuva.
Eduardo
07/10/2012 11:17
Sérgio existem várias lojas que vendem este tipo de produtos. Grande maioria funciona online como a Car Care Europe a nível ibérico ou a MotorGeek em Inglaterra por exemplo. A Car Car Europe tem alguns representantes com porta aberta em Portugal.

Na Norauto por vezes também se encontram os produtos da Rain-X e da Glass Science.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar