Amortecedores: Óleo ou Gás?

Publicado a por Eduardo

Boge AutomaticRecentemente andei por essa internet fora à procura de informação sobre amortecedores, principalmente as diferenças entre os a óleo e a gás, uma vez que necessitava de trocar os amortecedores no 406.

Basicamente todos os amortecedores usam óleo para absorver a energia que a mola faz quando passamos por uma lomba ou buraco.

No entanto, em condições extremas (condução desportiva) o óleo pode criar bolhas afectando o desempenho do amortecedor. Ao usar gás juntamente com o óleo este fica sobre pressão diminuindo a possibilidade de o óleo começar a borbulhar, permitindo performance superior. Portanto, regra geral, um amortecedor a gás é superior em termos dinâmicos a um amortecedor a óleo.

No entanto um amortecedor pressurizado com gás torna-se mais elástico, acabando por tornar a suspensão mais rija e podendo tornar-se desconfortável em estradas com pavimento irregular, calçada ou buracos.

Para uma condução normal e máximo conforto são aconselháveis amortecedores a óleo, para uma condução a ritmos mais vivos uns amortecedores a gás são aconselháveis porque não entram em fadiga tão depressa como os a óleo.

Um setup muito usado para um bom compromisso entre comportamento dinâmico e conforto é a utilização de amortecedores a gás no eixo dianteiro e amortecedores a óleo no eixo traseiro.

Artigos relacionados

Como mudar o óleo do motor em casa
Como mudar o óleo do motor em casa
Aprenda como mudar o óleo do motor do seu carro em casa, de forma fácil. Poupe dinheiro e faça você mesmo a manutenção do seu automóvel com este guia.
Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Mudar o óleo: aspiração ou gravidade?
Aprenda quais as diferenças entre a mudança de óleo por gravidade ou por aspiração com um extractor de óleo e saiba que método pode usar no seu carro.
O LIDL limita a venda de óleo
O LIDL limita a venda de óleo
O LIDL limita a venda de óleo alimentar que está a ser indevidamente usado como combustível, prejudicando assim toda a população.

Comentários

Jardel
Jardel
07/11/2008 12:44
Boas,

O problema do conforto resolvia-se acabando com o paralelo e uma que outra estrada mais mal feita... Estamos no século 21 não me explico como ainda se fazem estradas em paralelo. Alias, por aqui perto, onde havia uma estrada em alcatrão, tiraram e voltaram a por o paralelo!!! Diz que fica mais bonito, a segurança e o conforto que se lixe.

Obrigado.
Eduardo
07/11/2008 13:28
O paralelo agora anda na moda, principalmente em passadeiras ou nas "zonas históricas". Existem alternativas com o mesmo efeito mas muito mais confortáveis.

É isso e os passeios na típica calçada portuguesa. Quando deixei o carro na oficina tinha acabado de chover, fazer aquele caminho a pé foi uma aventura! No entanto numa urbanização aqui na zona não usaram calçada e nunca me lembrei de ter de usar a estrada porque estava a chover, nem nunca tropecei num dos tipicos buracos da calçada.
José Santana
10/11/2008 15:57
Na EN10, ligação entre Setúbal-Azeitão, estão a colocar um novo tapete de alcatrão. Até aqui tudo bem, o que chateia é o desnível com que as diferentes camadas ficam, não se dando ao trabalho que colocar algo subtil e não tão brusco. Nalgumas zonas, tenho a impressão que para não se notar a diferença só mesmo passando quase parado, o que ali é impossível...

É de se ver a diferença de altura entra as camadas novas e a antiga durante esse percurso da EN.

Abraço
Jardel
Jardel
10/11/2008 16:32
Pois, tou a ver que não é so aqui mais no norte a praga do novo paralelo, o incrível é que, como disse antes, tenham a lara de tirar o alcatrao que ate estava bom para por o paralelo, mas não foi numa zona historica nem nos centros das vilas onde já tinha o paralelo, é a estrada entre 2 vilas proximas mais ou menos a 2 km entre uma e outra e as vão ligar com paralelo. Diz que é nostalgico....
É por isso que não andamos pra frente com as ideias retrogradas que muitos governantes tem (sem animos de ofender ninguem).

Inda por cima o custo de colocação do paralelo deve ser muito superior que o do alcatrão.

Fica bem.
hamilton Sacramento
hamilton Sacramento
08/07/2010 10:51
Não é propriamente um comentario mas sim uma questão. gostaria de saber como posso destinguir que o amortecedor é a gás ?
Eduardo
19/07/2010 19:45
Um amortecedor a gás é normalmente mais rijo e tem menos tendência a adornar em curva. A única maneira de saber se são gás ou óleo é mesmo ver a referência do amortecedor e consultar com o fabricante.
dione
dione
21/09/2015 04:35
pelo menos vcs tem estrada aqui é 90% chão ou buraco!

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar