Coisas que me chateiam: Luz do carro fundida ou apagada

Luzes dos carros de noiteRecentemente estive algum tempo a observar os carros que passavam por mim sem luzes acesas, já durante a noite. Em pouco mais de 1 hora passaram por mim 10 ou 11 carros com as luzes apagadas, e tinham em comum o tipo de condutor, ou eram mulheres ou idosos.

Pensei que se calhar as mulheres e os idosos tinham uma percepção inferior da luz emitida pelo seu carro, mas passaram também vários carros com luzes fundidas (médios) e aqui não existiam “grupos” específicos.

É certo que andar com as luzes do carro apagadas é uma falha grave, mas circular com as luzes do carro fundidas também não é desculpável. Eu pelo menos se tiver um médio fundido certamente que dou por isso enquanto estou a conduzir, e não sou nenhum sobre-dotado, penso que qualquer condutor atento conseguirá certamente verificar que está a circular com um médio fundido no seu carro.

É algo que me chateia bastante, e já apanhei alguns sustos a conduzir porque alguém se lembrou de circular sem luzes ou com um médio e mínimo fundidos do mesmo lado. É que a luz de um carro ajuda a ver mas também a ser visto.

E posto isto, cada vez mais acho que as DRL deviam ser adoptadas a todas as viaturas. E já agora equipar os carros com um aviso sonoro irritante, tal como nos cintos, quando uma luz está fundida. Alguns já trazem esta maravilha de série.

Comentários a “Coisas que me chateiam: Luz do carro fundida ou apagada”

Filipe comentou:
09/11/2009 17:02

O que me chateia ainda mais são aqueles que não têm luzes fundidas e não as utilizam, como é o caso muito comum da utilização dos piscas.

Pedro Cabral comentou:
13/11/2009 10:23

Bem tambem nao precisa de ser irritante! senão até parares para mudar ficas cansado do carro lol

Eduardo Maio comentou:
14/11/2009 14:32

Filipe isso dava outro post. Os piscas são um “extra” que muitos carros nacionais não possuem.

Pelo menos pela quantidade de condutores que não fazem pisca dá essa impressão, nem parece que é um equipamento de série e obrigatório, lol.

Bruno Brites comentou:
14/11/2009 16:22

Mas com os piscas a questão é mais complicada, pois há os que não usam, os que usam bem, e os que usam incorrectamente o que por vezes acaba por causar situações ainda mais perigosas do que se tivessem quietos e os mantivessem “fundidos”.

João Simões comentou:
15/11/2009 18:07

Além do grupo que não tem piscas ainda temos os que trazem as luzes de travagem fundidas. Ainda no outro dia fui atrás dum Kia Ceed (que nem é um carro antigo) e comecei a estranhar que o gajo nunca travava, pensei que fosse reduzindo com as mudanças. So se confirmou a suspeita quando chegamos aos semaforos, o gajo nem 1 luz de travagem tinha a funcionar.

Jardel comentou:
19/11/2009 15:01

E as vezes que vejo mercedes só com uma luz de nevoeiro a funcionar (tirando aqueles que também tinham os medios ou as luzes de trabagem fundidas, não é so os KIA) e depois vim a descobrir que era o sistema novo que liga uma das luzes quando se gira o volante. Até que ponto será legal isso? quer dizer, vou tirar umas las luzes de nevoeiro do meu carro e nenhum policia me pode dizer que não é o mesmo sistema… lol.

Eduardo Maio comentou:
19/11/2009 19:32

Jardel por acaso acho que é um dos extras mais estúpidos da actualidade. Uma coisa são faróis direccionais que viram conforme se vira o volante, outra coisa são faróis de nevoeiro/berma que acendem e apagam conforme se vira o volante.

Circular com os faróis de nevoeiro ligados dá multa, este sistema como foi homologado pela antiga DGV e agora IMTT já é legal.

Acho que bom bom é mesmo isso, circular só com um aceso de cada vez, lol

João Simões comentou:
21/11/2009 15:28

jardel, falei no Kia porque calhou ser uma Kia, aliás eu nem sou daqueles que diz mal dum carro só por ser da marca X, e até gosto dos Kias, alias sou condutor de um Hyundai que é marca irmã da Kia.

Mas pro exemplo ainda há pouco vi um BMW 320d precisamente com o mesmo problema, alias até a luz de marcha atrás ia acesa estando o carro a andar para a frente! lol

Jardel comentou:
05/12/2009 17:23

João, o Kia é o exemplo que toda a gente dá e eu usei, também não tenho nada contra determinadas marcas.

Mas o que quis dizer é que se forem ver, e como tu dizes também grandes marcas andam sem luzes.

Alias o meu pai tem um mercedes de 2001 e já deve ter mudado as lampadas todas, não deve ter nenhuma original, mais, nete momento já tem que mudar novamente um pisca e um medio.

E sobre os farois de nevoeiro, nunca soube, qual é o mal de estarem ligadas, pelo menos a mim não me chateia, e dão muito jeito à noite quando chove muito, mesmo que não esteja nevoeiro.

Abraço.

Adicionar um comentário

Quer adicionar uma imagem pessoal ao seu comentário? Registe-se gratuitamente em Gravatar

Adicionar comentário

Copyright © 2005 - 2017 Gosto mais de Carros do que Chocolates. Alguns direitos reservados.
gostomaisdecarrosdoquechocolates.com - As opiniões, críticas e pensamentos de um "petrolhead"
Ao navegar neste site está a concordar com os termos legais e de privacidade.